O que é e como aplicar a gamificação em empresas?

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Sua inovação é o nosso propósito.
Saiba como usar a gamificação corporativa e impulsione seus resultados

Leia sobre a pesquisa de gamifciação corporativa da PlayerUm com destaque na imprensa: InforChannel NerdWeek

Antes de falarmos sobre o que é gamificação corporativa, vamos ver de onde surgiu a Gamificação; o conceito não é novo, nem tão recente. Proveniente do termo Gamification, já existe desde os anos 1970, quando ainda era um conceito associado a programação e desenvolvimento de softwares.  

Está totalmente ligada à experiência dos usuários com mecânicas de jogos, simulações e elementos que buscam a melhoria da jornada destes, estímulos, recompensas e competição saudável. É uma técnica que utiliza uma trilha de aprendizado com games de forma lúdica, divertida, com interação e absorção de conteúdo. Além disso, motivação e engajamento são os principais resultados da gamificação corporativa.

“A gamificação gera um ciclo positivo em que chama a atenção pela inovação; instiga e motiva pela competição; prende a atenção pela interatividade e gera resultados mensuráveis para controlar e seguir evoluindo, sempre! A chave para o sucesso está na facilitação e comodidade da jornada, desde o primeiro clique. E, se o projeto for bonito e tiver adequação ao público, os resultados são imbatíveis!” analisa Flávio Stoliar, CEO da startup PlayerUm, há mais de 10 anos no mercado.

Gamificação corporativa … Por que utilizar?

As nossas soluções:

1. Chamam a atenção

Por ter uma comunicação atraente, direta e adequada ao público-alvo e, além disso, usamos as formas mais assertivas de comunicação de acordo com a empresa (WhatsApp, SMS, e-mail, push-notifications, FEED interativo, entre outros). É diferente e novo. E ninguém aguenta mais LIVES.

2. Motivam

Pela percepção de valorização e pelas recompensas, o público fica ainda mais motivado com a participação e a competição saudável. Mais motivados, naturalmente a absorção de conteúdo acontece, surpreendendo aos gestores e a própria equipe. Motivados, a produtividade aumenta também.

3. Geram experiências positivas desde o 1º acesso

A preocupação com a experiência do usuário deve ser de ponta a ponta. As nossas plataformas são estáveis, leves, intuitivas, de fácil acesso e boa usabilidade. A gente dá consultoria de UX e UI, com ótimas notas nas pesquisas de satisfação. É seguro, oportuno, intuitivo, com aplicações curtas e em momentos apropriados, quando a pessoa quiser e onde ela quiser jogar.

4. Engajam

Mídias modernas e atraentes. Usamos o que as pessoas consomem em seu dia-a-dia: rede social, animações, games, quizzes, com interatividade e dinamismo. Ferramentas sociais (compartilhamento, troca, colaboração, pertencimento e a competição). Esse alto engajamento vai garantir a passagem total do conteúdo, com maior absorção possível da mensagem e de forma leve e agradável.

5. Garantem maior passagem das mensagens

Para participar, o jogador deve interagir, para avançar, ele deve escolher e clicar, para tomar decisões, ele tem que pensar e decidir; caso contrário, não avança ou não chega ao objetivo/recompensa. Ou seja, quem participa de nossas ações tem que estar atento, além de que o próprio formato ativa gatilhos que vão exponencializar a absorção dos conteúdos;

Garantimos um aumento relativo nas taxas de participação e nossa taxa de finalização média é de cerca de 70%; ou seja, não só aumentamos a qualidade da comunicação, mas também a quantidade de pessoas impactadas.

6. Possuem atendimento próximo e consultivo

Lideramos o projeto e somos muito próximos de nossos clientes, desde a concepção, passando pela customização e parametrização, até o acompanhando e suporte ao longo da ação. Os nossos especialistas antecipam possíveis problemas, compartilhando com as devidas interfaces e áreas satélites (TI, comunicação, etc.) e apontamos os atalhos para se chegar aos melhores resultados.

7. Geram resultados mensuráveis e comparáveis

Resultados geram análises. Comparações servem para melhoria contínua. Referências, bench também para as próximas ações. Acessos, acertos e erros, taxa de progresso e finalização, acompanhamento on time para ajustar e acertar desde a 1ª hora do evento, treinamento ou campanha gamificada. O suporte ´é completo!

8. Geram tranquilidade e segurança

São 11 anos de experiência, parceria e relacionamento com as maiores empresas do Brasil. Em conformidade com os requisitos de segurança de todas as multinacionais e LGPD. Hospedamos nossas aplicações e bancos de dados na AWS, seguro e escalável. Mais adequadas e modernas tecnologias, como WebGL + PWA, responsiva e estável.

9. Oferecem ganho pessoal

Você vai aprender a colocar em prática um projeto GAMIFICADO e ver e sentir, na pele, os resultados. E, claro, ter o reconhecimento tão esperado da sua equipe!

10. Se resumem a resultado e reconhecimento

As empresas estão ávidas por inovação, por ações digitais, multichannel, de maior impacto e, claro, que tragam resultados surpreendentes. Quem toma iniciativa colhe os frutos, ganha reconhecimento e tem grande visibilidade na empresa. E o mais importante de tudo! Como diz nosso propósito, queremos gerar experiências memoráveis, a partir de relações próximas e sólidas, com nossos colaboradores e clientes.

Segundo PlayerUm Analytics, 95% dos colaboradores ficam mais motivados a consumir todo o conteúdo e concluir a atividade quando há gamificação, engajamento e colaboração.

A gamificação corporativa hoje já está inserida em diversas áreas, e vem revolucionando o mercado corporativo com grandes resultados. 96% dos colaboradores acham experiências gamificadas mais leves e marcantes, prendendo sua atenção durante toda a jornada. 

Como a aplicação serve para todas as áreas, é uma ótima proposta para treinamentos de equipes, eventos e campanhas. Somente com as SIPATs – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho -, a PlayerUm teve um aumento de 300% em vendas em relação a 2020, com a nota de satisfação do público de 9.3 até o momento.

Saiba o passo a passo para implementar gamificação corporativa:

Para criar uma gamificação completa e com resultados, ressaltamos algumas dicas importantes:

1. Empatia – Conheça as dores, necessidades e desejos do seu público-alvo;
2. Storytelling – Conte uma história e dê visibilidade da jornada e da progressão dos jogadores;
3. Aplicação – Estude e utilize as melhores e mais atuais linguagens e ferramentas;
4. Plataforma – Distribua seu game em uma plataforma de fácil acesso, amigável e segura;
5. Mecânica – Sendo um jogo ou qualquer outro app, o foco é no dinamismo e interatividade;
6. User Experience – Facilite ao máximo a vida do usuário e sua experiência sensorial;
7. Competição – Ofereça recompensas tangíveis e (principalmente) intangíveis aos melhores jogadores e equipes;
8. Colaboração e socialização – Engaje pelo espírito de grupo e faça seu público se sentir parte da ação;
9. Rankings e Conquistas – Incentive a competição saudável e instigue a evolução e o aprendizado da sua equipe;
10. Resultados – Acompanhe os resultados e KPI’s de sua ação para uma melhoria contínua.

Conheça os nossos cases de sucesso:

Conheça três exemplos de gamificação que servem como comprovações de que a metodologia está revolucionando o mercado:

1) As campanhas para SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) e Semana do Meio Ambiente registraram um aumento de 1.200%* com uso da gamificação na pandemia;

*Relação de 2020 a 2021

O projeto da SIPAT 2020, customizado e desenvolvido para o Grupo Globo, impactou mais de 2 mil colaboradores, em cinco estados brasileiros, ao longo de cinco dias de treinamento. Com o formato seguro, contou com mapas 3D interativos, games avaliativos, quizzes e pontuação para um ranking dos colaboradores. 

Já a Semana do Meio Ambiente gamificada para a Vale, com o Game da Sustentabilidade, contou com a participação de 2 mil funcionários, com a taxa de finalização de 65% dos usuários. Além disso, 99% dos jogadores pontuaram que o jogo gerou maior interesse na ação e 98% sentiram-se mais engajados com gamificação.

SIPAT Gamificada Grupo Globo

2) O treinamento com avaliação gamificada para Força de Vendas foi enviado para matriz da Boehringer, na Alemanha, como inovação e Boas Práticas internas;

O projeto exclusivo para a farmacêutica Boehringer Ingelheim, em parceria com o laboratório Lilly, para avaliação e treinamento do time de Força de Vendas, foi o IC Crush Saga, escolhido como referência de Boas Práticas dentro da empresa e enviado para sede na Alemanha como case de sucesso. A ação planejada ainda em 2020, reuniu quatro etapas ao longo de 2 meses de implementação, com jogos avaliativos, quizzes, pontuação e um ranking. Mais de 250 funcionários em diferentes estados do Brasil tiveram contato com a plataforma de treinamento gamificado. 86% dos participantes acharam muito útil a contribuição dos conteúdos no seu dia a dia.

Treinamento Gamificado IC Crush Saga

3) A Convenção Anual da GSK foi realizada no formato 100% online, com índice de participação de cerca de 80% e registrou taxa recorde de engajamento;

A Convenção anual é um evento tradicional e conhecido dentro das grandes empresas. E a PlayerUm desenvolveu um Web App para GSK, utilizado como segunda tela ao longo de toda a convenção virtual da marca. O aplicativo e sua UX reuniu dinâmicas interativas e sociais. Ao todo, foram mais de 20 mil reações às mais de 2.500 postagens, ao longo dos 4 dias de evento.  

Segundo uma pesquisa encomendada pela Brasil Game Show (BGS) junto ao Instituto Datafolha, o cenário do público gamer no Brasil  já ultrapassa a marca de 67 milhões de consumidores de jogos eletrônicos. Independente de plataforma, o brasileiro já é considerado um praticante assíduo de jogos digitais.  

Convenção virtual gamificada da GSK

Neste ano, a PlayerUm completa 11 anos! Desde 2011, consagrou-se referência no mercado corporativo (B2B) pela entrega dos seus projetos com qualidade, segurança e inovação, atendendo mais de 150 marcas nacionais e internacionais. São aproximadamente 250 soluções customizadas e gamificadas, com um impacto superior a 500 mil colaboradores, em 6 países diferentes.

Fale com nossos especialistas sobre gamificação corporativa!

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