Outubro Rosa: Plataformas podem ajudar na campanha de conscientização do câncer de mama
O Outubro Rosa é hoje um dos eventos mais importantes no calendário não apenas dos especialistas de saúde, mas também por parte de qualquer tipo de empreendimento, já que se trata de uma campanha de conscientização trabalhada por diferentes companhias, vide sua importância.
Tratar com respeito e atenção o tema pode fazer com que uma companhia desenvolva uma melhor relação com o seu público, tratando-se de uma ação que deixe claro o valor que uma companhia pode dar à sua audiência, nesse caso ao seu público feminino.
E por se tratar de um dos principais grupos sociais a serem abordados hoje pelo mercado diante do crescimento do seu poder aquisitivo, na medida em que as mulheres passam a conquistar uma maior quantidade de direitos, é importante saber como falar com elas.
Contudo, isso não se aplica somente ao tipo de campanha de conscientização que uma empresa de raspagem de pisos de madeira pode realizar, em busca de entrar em contato com a parcela feminina que se interessa por itens de decoração, mas também a outros tipos de abordagens.
E isso inclui o valor humano a ser adotado pelas empresas, o que explica esse processo cada vez maior em relação às empresas que de forma anual passam a desenvolver campanhas focadas não só em seus produtos, mas com temas relevantes ao seu público.
Situação essa que acaba por abranger também os cuidados com a saúde, um tema de grande importância na sociedade como um todo e que vem recebendo uma maior atenção, em busca de conscientizar as pessoas sobre a adoção de práticas saudáveis para si.
O que pode incluir desde cuidados de saúde a serem aplicados em seu dia a dia, de forma preventiva, como também o auxílio a ser dado para quem sofre de algum tipo de problema ou pode precisar de certos equipamentos, o que acaba sendo o caso da cadeira de rodas.
Mesmo existindo formas variadas de cuidar melhor tanto da sua saúde como a de outros, existem alguns temas que merecem ser vistos com maior importância por causa dos seus impactos até mesmo crescente na sociedade, e que poderiam ser às vezes evitados.
E nisso é possível citar o número de casos de câncer que vêm assolando a sociedade, existindo variações específicas que acabam por atingir em maior intensidade alguns grupos sociais específicos, sendo possível citar as mulheres e o câncer de mama.
Diante dessa realidade cada vez mais comum é que foi desenvolvida toda uma campanha de conscientização para conscientizar o público sobre os efeitos dessa doença, e foi assim que surgiu o tão popular Outubro Rosa.
Outubro Rosa: Como surgiu e segue importante a campanha de conscientização
Todos os anos o número de casos de câncer vem crescendo, sendo um dos tipos de doença que mais afeta o mundo, concorrendo com o crescimento das enfermidades mentais. De acordo com a OMS, só em 2022 é previsto o número de 220 milhões de casos.
Resultado esse da baixa qualidade de alimentação, alta exposição à poluição e outros tipos de casos que podem interferir diretamente no organismo das pessoas, resultando nessa doença de graves consequências, que pode até mesmo levar a óbito.
Foi para responder a esse tipo de situação que diversas campanhas foram sendo desenvolvidas, chegando até mesmo a um alcance mundial, utilizando de certos meses para se criar todo um processo de conscientização, com destaque para:
Outubro Rosa – Combate ao Câncer de Mama;
Novembro Azul – Combate ao Câncer de Próstata;
Fevereiro Laranja – Combate à Leucemia;
Setembro Amarelo – Prevenção contra o suicídio.
Campanhas que vêm se tornando úteis no processo de conscientizar o público, expandindo-se para as mais diversas áreas que precisam de uma maior atenção por parte da sociedade, que acaba sendo vítima de situações que poderiam ser evitadas.
Ou seja, da mesma forma em que é possível evitar algum tipo de acidente em uma construção predial por meio do uso de um equipamento de ancoragem para prédios, o mesmo pode ser dito em relação aos exames de prevenção para cuidar melhor da saúde.
As campanhas começaram a partir da popularidade alcançada pelo Outubro Rosa, um evento que teve início nos EUA, derivado da corrida pela cura, realizado desde 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, responsável pelo símbolo do laço rosa.
Na época, o congresso americano reconheceu o valor dessa luta diante do alto número de casos de câncer de mama no país. Não demorou para que a campanha de conscientização se tornasse algo global, tendo hoje uma atenção a nível mundial, incluindo o Brasil.
O principal objetivo do Outubro Rosa é alertar ao público feminino sobre a importância de se cuidar, fazendo exames preventivos, já que a identificação cedo da doença pode facilitar o tratamento, havendo consequências como a perda das mamas ou até mesmo a morte.
Ainda mais por se tratar de uma doença que costuma afetar grande parte do público feminino, resultando de situações como:
Idade;
Hábitos poucos saudáveis;
Uso excessivo de contracepcionais.
Itens que por si só podem fazer com que uma mulher tenha que se afastar da sua profissão, sendo preciso se informar sobre atestado de saúde ocupacional onde tirar para voltar ao trabalho após o tratamento certo, mas que podem resultar também no câncer de mama.
Frente a esse problema mundial, o combate ao câncer de mama se tornou um desafio a ser encarado por todos, não só as mulheres, mas também seus familiares e companheiros, até porque esse tipo de doença também pode afetar um certo percentual de homens.
Questão que vem sendo abordada também pelas empresas, que junto das organizações de saúde usam do mês de outubro para aumentar a conscientização do público acerca da ameaça do câncer de mama e de como essa doença pode ter seus efeitos reduzidos.
Diante desse objetivo de compartilhar uma mensagem de cuidado, o que mais se destaca são as ferramentas digitais, sendo possível usar hoje de plataformas digitais e aplicativos para trabalhar com esse processo de informar melhor à sociedade sobre o assunto.
Isso porque a mesma internet que pode ser usada para se informar sobre como funciona um Selo mecanico, pode ser utilizada também para obter uma maior compreensão sobre os efeitos do câncer de mama e a importância dos exames preventivos.
Como a tecnologia pode ser útil em campanha de conscientização
Além de algumas questões mais óbvias, como a profundidade dos exames que podem ser realizados através de equipamentos de alta tecnologia, o avanço tecnológico também é útil no compartilhamento de mensagens de conscientização sobre o tema.
É importante entender melhor sobre essas possibilidades, até mesmo para que uma empresa consiga lidar da melhor forma possível com o tema, a ponto de conscientizar seu público, tanto o externo como o interno.
Roteiro do autoexame
Além de visitar regularmente o seu médico, um diagnóstico precoce do câncer de mama pode ser realizado através do autoexame, prática na qual as mulheres podem de forma individual identificar possíveis nódulos através de um simples exame de toque.
Exame esse que pode contar com resultados mais corretos ao seguir um roteiro específico de movimentos, o que pode ser melhor apresentado ao público através de aplicativos ou vídeos a serem compartilhados, sendo possível acompanhá-los durante o exame.
Pink Day nas empresas
O Pink Day é um dia dentro do Outubro Rosa que deve ser dedicado à conscientização com o tema, organizando a empresa e colocando os funcionários para usarem a cor rosa, tonalidade escolhida como principal símbolo da campanha de conscientização.
Pode ser prática também a adoção de um sistema similar ao de automação residencial áudio e vídeo para garantir a exibição de vídeos instrutivos sobre o assunto em questão.
Personalização dos canais na internet
Além de falar com seus colaboradores, é importante trabalhar a comunicação com o seu público-alvo, o que pode ser melhor desenvolvido a partir do desenvolvimento de toda uma campanha de conscientização para as redes sociais.
Essa ação pode envolver a personalização das contas da empresa na internet, sendo uma ação a ser adotada tanto por companhias da área da saúde, como também muitas outras, como pode ser o caso de uma empresa de táxi aéreo.
Realização de eventos
Conversando com os tópicos anteriores, a realização de um evento voltado à conscientização contra o câncer de mama também é algo a ser considerado, usando das redes sociais para acompanhar todo esse processo, aumentando sua visualização.
Um tipo de ação que pode aumentar o reconhecimento em cima de um negócio, por mais que a sua maior recompensa seja a forma com que o Outubro Rosa pode passar uma recepção cada vez maior por parte do público, resultado do uso de plataformas digitais.
É então um tema a ser tratado por todos os setores do mercado, até mesmo o fabril, responsável pela fabricação de esferas industriais, pois quanto mais abrangente for o alcance do tema, maior poderá ser o nível de combate contra esse tipo de câncer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.