Mundo híbrido? Entenda mais sobre esse conceito
Com a pandemia do coronavírus em 2020, as empresas foram obrigadas a se adaptar, e com isso o mundo híbrido foi ganhando cada vez mais relevância.
As empresas foram obrigadas a aderir um método de trabalho fora do habitual e serem resilientes, onde os empreendimentos que se adequaram ao meio de trabalho se sobressaíram no mercado, enquanto as outras foram ficando para trás.
Entretanto, o mundo híbrido trouxe muitas mudanças com ele. Identificar as mudanças que se sucederam e o seu impacto podem te preparar para o futuro, que está seguindo esse caminho.
O que é mundo híbrido?
O híbrido significa a realização de tarefas com a possibilidade de serem feitas tanto no meio físico como no meio digital. Entre as mudanças ocorridas podem-se citar:
- Local de trabalho;
- Flexibilidade de horário;
- Vendas;
- Pagamento.
Esses são alguns dos setores que sofreram uma grande transformação devido a inserção do mundo híbrido.
Local de trabalho
O local de trabalho foi um dos setores que mais sofreu alteração. Isso aconteceu em decorrência da possibilidade de realizar os trabalhos diários através do meio online.
Dessa forma, um funcionário de uma empresa de construção civil São Paulo, por exemplo, que mora em Campinas, pode realizar reuniões, tarefas e apresentações sem a necessidade de locomoção.
Flexibilidade de horário
A flexibilidade de horário ajuda a contribuir em uma melhor organização de tempo do colaborador, onde ele se encarrega de entregar as metas propostas no prazo combinado e ainda possui uma maior liberdade de horário.
Por exemplo, um trabalhador que realiza projetos de piscinas pequenas pode conciliar a vida pessoal e profissional através do direito em começar e terminar o trabalho em horários mais convenientes para ele, contribuindo assim para o melhor desempenho do colaborador.
Vendas
O e-commerce conquistou muito destaque no mercado e obrigou as empresas a tomarem diversas providências para acompanhar a demanda.
Por exemplo, uma loja que vende caixinha de luz parede pode precisar investir em seu site para que se torne intuitivo às pessoas, se posicionar como vendedor marketplace em empresas maiores para ampliar seus lucros, entre outros.
Pagamento
O dinheiro físico está cada vez mais ficando no passado, uma vez que o consumidor possui agora formas bem mais fáceis de pagamento.
Um consumidor que busca o aluguel de container escritório, por exemplo, pode realizar o pagamento do aluguel através de transações por PIX, aproximação, QR Code, entre outras formas.
Quando começou a ser difundido?
O mundo híbrido vem se desenvolvendo há muitos anos. Entretanto, foi na pandemia de 2020, com a proliferação do coronavírus, que as mudanças no meio de atuação de vários setores de fato adquiriram um impacto significativo.
Por conta do isolamento obrigatório, devido ao risco à saúde, as empresas tiveram que se adaptar a uma realidade onde seria necessário um meio de interação sem o contato direto com os seus funcionários.
O home office já existia antes disso, entretanto era bem mais raro encontrar alguém que trabalhasse dessa forma. Com o aumento da necessidade, as atividades tiveram que passar para o meio virtual.
Por exemplo, um serviço de monitoramento de alarme, por ser majoritariamente realizado de forma virtual, poderia ser feito em casa, entretanto surgiu então a necessidade de todos os colaboradores possuírem os equipamentos necessários para isso.
Nem todo mundo possui computador de ponta, uma internet excelente e equipamentos tecnológicos, por esse motivo as empresas precisam tomar providências para garantir que todos possuíssem o material e condições necessárias.
Dessa forma, um monitoramento de alarmes 24 horas poderia prosperar e seus funcionários também, possuindo o equipamento necessário para o trabalho.
Além disso, pode-se perceber uma competição entre os comércios, onde o e-commerce teve que ser introduzido e expandido em muitos negócios durante a pandemia.
As empresas que já possuíam certa preparação logística e estrutura em seus sites tiveram uma enorme vantagem. Já os estabelecimentos que ainda não haviam desenvolvido a venda online de seus produtos passaram por maiores dificuldades na adaptação.
O maketplace tomou lugar em muitas lojas, onde as menores poderiam vender os seus produtos através do site de maior autoridade das empresas de grande porte.
Dessa forma, as marcas conseguiram adquirir mais produtos e os vendedores de lojas menores conseguiram divulgar as suas mercadorias em locais de maiores visualizações.
Os benefícios do marketing híbrido
A cultura colaborativa já existia, entretanto com o home office e a flexibilidade de horário ela ganhou força em muitas empresas, onde agora não seria mais possível chefes constantemente em cima dos funcionários.
Ao invés da cobrança direta, seria necessária a confiança com o colaborador na entrega das tarefas e no prazo solicitado.
A cultura colaborativa nada mais é do que o alinhamento entre a liderança da empresa e os seus colaboradores. Ela possui o intuito de incentivar o trabalho em grupo, onde todos os setores e indivíduos da empresa colaboram para o seu crescimento.
Dessa forma, valoriza-se a participação de todos os funcionários de um negócio a fim de que as sugestões e ideias geradas sejam adotadas e implantadas para a construção de um melhor processo de trabalho.
Com o home office como meio de trabalho, a confiança com o colaborador e o trabalho em equipe foram necessários, além de gerar como consequência a flexibilidade de localização e horário.
Por exemplo, se você possui uma empresa de segurança eletrônica Rio de Janeiro, através do trabalho remoto é possível realizar as suas tarefas em empresas do outro lado do país ou até do outro lado do mundo enquanto reside no Rio de Janeiro.
De acordo com a pesquisa da Qualtrics, a forma como os funcionários se comunicam, colaboram e se conectam são algumas das qualidades fundamentais da experiência do funcionário.
Os funcionários demonstraram ser 230% mais engajados e 85% mais propensos a continuarem por mais de três anos na empresa caso possuam uma tecnologia eficiente para desempenhar o seu trabalho.
Existe uma série de benefícios que são consequência da tecnologia ideal para a realização das tarefas no emprego, sendo alguns deles a promoção de uma cultura de inclusão, beneficiando também as empresas. Dessa forma conseguem reter os melhores talentos do negócio.
Como aplicar na sua empresa?
Com a possibilidade de realizar as tarefas do trabalho em casa, na rua ou em qualquer lugar que desejar e ainda trabalhar em uma cultura colaborativa, onde o bem-estar do funcionário é fundamental, a implementação do mundo híbrido é a melhor alternativa.
Para acompanhar as mudanças na forma de trabalho do mercado e obter todos os benefícios do mundo marketing, basta seguir os seguintes passos:
- Cultura colaborativa;
- A tecnologia define a experiência do funcionário;
- Entenda as lacunas da experiência;
- Agir;
- Acompanhamento.
Essas são algumas das providências a serem tomadas para a implantação do mundo híbrido no seu negócio.
1. Cultura colaborativa
A cultura colaborativa, como já mencionado, é o trabalho em conjunto com todos os setores e cargos de uma empresa. É preciso incentivar e aderir a novas ideias.
Para que isso aconteça, é necessário que todos os funcionários de um negócio possuam as informações atualizadas dos seus e outros setores da empresa. Dessa forma, todos estarão alinhados às metas e objetivos da empresa como um todo.
Com a chegada do mundo híbrido, o alinhamento de toda a equipe é fundamental para o melhor desempenho geral da empresa.
2. A tecnologia define a experiência do funcionário
A tecnologia é o novo ambiente de trabalho de um funcionário no mundo híbrido. Por esse motivo, o seu equipamento precisa ser eficiente para que ele desempenhe um bom trabalho.
Um notebook mais atual, uma internet veloz e outros equipamentos que ajudem em suas tarefas ajudam a manter um melhor ambiente de trabalho.
Dessa forma, uma empresa de adm de condomínios SP, pode ter uma excelente comunicação e interação com funcionários de diferentes regiões.
3. Entenda as lacunas da experiência
É necessária uma conversa aberta com o funcionário para entender como está sendo a sua experiência com essa nova forma de trabalho. Pode-se realizar bate-papos, um formulário de satisfação, pesquisas, entre outros.
Com isso se torna mais fácil entender o grau de satisfação do seu trabalhador e quais são os pontos a serem melhorados para que assim se melhore cada vez mais o ambiente de trabalho e o seu funcionamento.
Uma forma de criar novas experiências para os colaboradores é utilizar a gamificação como forma de engajar e encantar. Veja os resultados incríveis da gamificação.
4. Agir
Após uma conversa com os funcionários e o recebimento de um feedback em relação às suas experiências, é necessário tomar atitudes em relação às suas reclamações e ideias.
Ao demonstrar que você se importa com o bem-estar do seu funcionário e suas ideias, ele se sentirá mais incluído na empresa e que o seu trabalho possui valor na organização.
5. Acompanhamento
As tecnologias mudam constantemente, por esse motivo é essencial que você mantenha uma gestão de “porta aberta” com os seus funcionários, deixando eles cientes que qualquer ideia é bem-vinda e que eles serão ouvidos.
Essas são as ações necessárias para a implantação do mundo híbrido na sua empresa. O mercado está mudando constantemente, e acompanhar as suas alterações mantém o seu negócio na frente e ajuda a sua empresa a crescer.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.