Os benefícios do microlearning para empresas e como aplicar
Em um mundo cada vez mais conectado e em que a tecnologia tem transformado tanto a nossa vida e principalmente os cenários à nossa volta, somos bombardeados a todo o momento por um grande fluxo de informações, inclusive sobre o microlearning para empresas.
Isso nos causa uma sensação de que devemos estar em alerta e sempre preparados para tudo, como se a nossa mente nunca pudesse descansar.
Aplicando isso ao ramo profissional, nas empresas e organizações, falta tempo para aprimorar seus conhecimentos, estudar ou aprender algo novo na velocidade em que se é necessário para conseguir acompanhar todas as demandas.
Torna-se cada dia mais exigente e competitivo, e isso tem sido um grande obstáculo na vida de muitos profissionais, seja um funcionário de uma empresa de gestão de obras, até uma recepcionista em uma confecção.
Segundo pesquisas, desde 2014, tem crescido o ensino a distância no meio corporativo, cerca de 42% das empresas da Fortune 500 já haviam adotado o EAD como forma de ensino.
Ou seja, há pelo menos 8 anos essa metodologia de ensino tem crescido nas empresas para auxiliar os seus colaboradores.
Uma realidade que os profissionais, mas principalmente as empresas enfrentam e mantêm os colaboradores engajados nos treinamentos, afinal é sempre um grande desafio, e é nisso que o microlearning entra.
Liberando as barreiras e a escassez de tempo e a vida corrida que faz parte do mundo em que vivemos hoje, principalmente nas grandes cidades.
O microlearning, também conhecido como cápsulas de conhecimento, pílulas, pockets ou nuggets, é uma metodologia que oferece inúmeros benefícios para todos envolvidos na equipe de uma empresa.
Ela pode ser usada em qualquer tipo de segmento, seja uma empresa de aluguel de empilhadeira, um museu, uma escola, enfim, essa metodologia auxilia a equipe como um todo.
O que é microlearning?
Uma pesquisa mostra que as empresas que usam microlearning adotaram essa abordagem para combinar conteúdo curto com “treinamento mais tradicional” – como cursos longos.
Os formatos mais usados são vídeos e cursos online que os funcionários fazem no seu próprio ritmo. Já que esses conteúdos levam em média de três a cinco minutos.
Dependendo do tema abordado, o conteúdo pode ser segmentado em unidades menores, permitindo que esses colaboradores assistam um pouco a cada dia, como se fosse uma espécie de cápsulas mesmo.
Um exemplo: em empresas de torre de resfriamento que desejam capacitar funcionários para serem responsáveis por um determinado setor, serão disponibilizados vídeos com informações específicas para aquele cargo.
Cada tema poderá ser trabalhado através de três a quatro vídeos de curta duração, tornando o aprendizado bem menos cansativo, fazendo com que esse funcionário foque sua atenção, afinal não vai ficar 2 horas ouvindo alguém falar sem parar e se dispersando.
Isso torna esse aprendizado muito mais eficaz, além de trazer autonomia e flexibilidade para esse colaborador.
Benefícios
Existem inúmeros benefícios, e isso envolve tanto a empresa que aplica o microlearning, como os funcionários que recebem o conhecimento através dessa metodologia. Conheçam algumas vantagens para ambas as partes.
Para a empresa
Primeiramente temos os benefícios para a empresa que aplica tal metodologia com os seus colaboradores. São elas:
- Produção rápida;
- Custo acessível;
- Não há necessidade de afastar o funcionário;
- Conteúdos de fácil atualização.
Uma grande vantagem para a empresa é a possibilidade de oferecer uma capacitação mais simples, rápida e barata, pois um curso mais extenso leva meses para ser executado e aprovado.
Já no microlearning esse processo é otimizado, onde o material fica pronto em poucos dias. Geralmente são usados poucos equipamentos, como uma câmera, microfone e um espaço para fazer as gravações, nem é necessário um lugar muito grande como alugar galpão.
Só precisa ser um espaço que tenha uma boa iluminação, e algumas poucas horas já são suficientes para preparar os conteúdos.
Com os treinamentos curtos que podem ser consumidos de forma rápida a qualquer hora do dia, não é necessário que os funcionários passem horas em treinamentos e percam o dia de trabalho, comprometendo a produtividade da empresa.
Sem contar que é graças a esse material bem simplificado que fica mais fácil na hora de atualizar, economizando horas com textos e conteúdos muito extensos para atualização.
Por exemplo, um treinamento nr10, sempre que for atualizado alguma coisa, é preciso mexer no conteúdo da empresa. Com essas cápsulas de curso, fica mais fácil fazer essa modificação, porque o conteúdo é menos extenso, o que chega a prevenir eventuais erros.
Esse método ainda permite que esses conteúdos sejam personalizados de acordo com as demandas da empresa.
Por exemplo, o RH de uma empresa de levantamento topográfico consegue direcionar treinamentos para os profissionais que precisam ser habilitados para determinados cargos.
Para o profissional
Já no caso dos colaboradores, o microlearning permite a capacitação de forma mais dinâmica e direcionada para aquilo que ele precisa, sem precisar ler diversos conteúdos que não têm nenhuma similaridade com sua função, e o principal: em pouco tempo.
Ele consegue acessar os conteúdos de qualquer lugar a qualquer momento, inclusive em aparelhos de celular, tablets, acessando essas informações sempre que precisarem.
Isso também evita a perda de tempo ao procurar esses detalhes em linhas e mais linhas, na classificação de arquivos desses conteúdos.
Sem contar que não é algo chato, os treinamentos são mais didáticos e interessantes, pois podem ser disponibilizados em formatos como vídeo, podcast, animação, simulação e até em games, possibilitando uma melhor compreensão e assimilação do conteúdo.
Seu principal diferencial é a simplicidade, focado em conteúdos objetivos e diretos com informações de rápido acesso e de forma pontual.
Sem contar o tempo, com uma duração curta comparada a cursos que levam muitas horas durante o dia, tornando a aprendizagem algo muito mais leve e fácil.
Como aplicar o microlearning para empresas?
Não existe uma fórmula única para aplicar o microlearning para empresas, pois cada negócio funciona de um jeito e tem um perfil específico de funcionários.
Por exemplo, uma empresa de estudo de impacto de vizinhança não tem o mesmo perfil de um centro cultural, por isso é preciso conhecer bem o seu negócio para aprender a melhor forma de aplicar essa metodologia de ensino.
Comece definindo seus objetivos, assim você vai conseguir entender como o microlearning vai conseguir auxiliar os seus funcionários.
Como o objetivo é um conteúdo mais fechado a cada necessidade, é preciso pensar em como dividir o material em pequenas partes e como isso vai funcionar no ensino, mas lembre-se: o foco de cada conteúdo é fundamental, não dê muitas voltas para chegar num assunto.
Pense no melhor formato para seus funcionários, pois o microlearning permite que você explore os diferentes formatos para apresentar esses materiais, tornando muito mais interessante para todos.
Avalie qual o perfil dos seus colaboradores para entender qual formato é melhor. Por exemplo, um público mais jovem costuma consumir muitos vídeos e podcast, então tente investir nisso.
Os jogos são uma ótima maneira de estimular o aprendizado, usando as simulações como método de ensino.
Por fim, busque uma ferramenta EAD que permita que a empresa consiga criar o seu próprio conteúdo e todos os seus funcionários tenham acesso em um único lugar, de uma forma acessível e prática.
É essencial que essa plataforma possibilite o uso em dispositivos móveis para que a flexibilidade seja maior e os colaboradores possam acessar de qualquer lugar.
Importância do microlearning para empresas
As organizações que querem se destacar no mercado sabem como é importante investir em treinamento e capacitação para assim alcançar altos índices de produtividade.
Além disso, tem uma equipe bem treinada com os melhores resultados, tornando o ambiente de trabalho um lugar cheio de ideias inovadoras.
No mundo moderno que as pessoas nunca têm tempo a perder, reservar de 5 a 10 minutos do dia para aprender algo é uma ótima tática para que as empresas capacitem esses profissionais.
A metodologia de microlearning oferece aprendizado de uma forma rápida, permitindo que esse conhecimento seja aplicado logo em seguida aos treinamentos, aumentando o desempenho desse funcionário e consecutivamente da empresa.
Sem contar o desenvolvimento da educação empresarial, afinal o tempo desse funcionário será usado a favor da empresa através desse treinamento, otimizando as relações de trabalho.
No modelo de microlearning, todos saem ganhando, tanto a empresa ao capacitar os profissionais e torná-los mais produtivos, como os colaboradores adquirindo conhecimento e melhorando de forma significativa o seu trabalho.
Tudo isso de uma maneira muito leve, sem a chatice dos processos de aprendizados tradicionais com treinamentos intermináveis, onde ninguém presta atenção e a empresa só gasta dinheiro e os funcionários, energia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.