Os 4 tipos de treinamentos corporativos e ideias inovadoras de aplicações
A adoção do trabalho à distância não era uma realidade para 51% das empresas brasileiras, segundo estatística do início da pandemia, declarada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Após essa necessidade de adaptação rápida, em meio a uma acelerada transformação digital, as empresas precisaram revisitar processos tradicionais e inovar em suas novas aplicações e formatos. Um desses formatos é o treinamento corporativo através da gamificação.
E, com isso, um grande (e bom) resultado em relação a capacitação corporativa: a startup PlayerUm, que desde 2011 desenvolve soluções online com mecânicas de gamificação, registrou um aumento de 236% em pedidos por produtos digitais e inovadores.
O que são treinamento corporativo e gamificação corporativa?
Treinamento Corporativo: É uma prática para desenvolver técnicas e habilidades especificas e gerais do colaborador, com o intuito de melhorar a entrega de um funcionário, um setor ou todos os colaboradores da empresa.
Gamificação corporativa; o conceito não é novo, nem tão recente, como muitos podem acreditar. Proveniente do termo Gamification (em português, gamificação), já existe desde os anos 1970, quando ainda era um conceito associado a programação e desenvolvimento de softwares.
Formatos de treinamento corporativo:
Treinamento de integração (onboarding)
Trata-se de um processo para integrar o novo colaborador à equipe, cultura e forma de operação da organização, com o objetivo de assegurar a adaptação e a retenção desse profissional.
Treinamento comportamental
Esse tipo de treinamento tem o objetivo desenvolver o colaborador de forma emocional e mental, podendo ser utilizadas atividades de aperfeiçoamento das habilidades referentes ao comportamento humano. Para isso, são disponibilizados conteúdos alinhados com os princípios da organização.
Também conhecidos como: Soft skills, ou seja são as habilidades comportamentais relacionadas a maneira como o profissional lida com o outro e consigo mesmo em diferentes situações.
Treinamento técnico
Também conhecido como hard skills, é um tipo de treinamento que foca no desenvolvimento do colaborados em determinadas habilidades e competências técnicas, fazendo-os adquirir para uma determinada função
Treinamentos obrigatórios
Também conhecidos como treinamentos normativos utilizados geralmente em áreas de segurança do trabalho
Outro tipo de treinamento são: Coaching e motivacionais
Basicamente (resumindo em poucas palavras), a gamificação está totalmente ligada à experiência dos usuários com mecânicas de jogos, simulações e elementos que buscam a melhoria da jornada destes. É uma técnica que utiliza games em situações de aprendizagem, onde há diversão, mas também interação e absorção de conteúdo. A gamificação hoje já está inserida em diversas áreas, e vem revolucionando o mercado corporativo e trazendo grandes resultados para o desenvolvimento de negócios e pessoas, especialmente na pandemia.
Saiba como treinamentos interativos podem ajudar as equipes que estão de forma remota ou hibrida.
Benefícios do Treinamento Gamificado
Como a aplicação de conceitos e estímulos serve para todas as áreas, as empresas também começaram a enxergar a gamificação como ótima proposta para treinamentos de equipes, eventos corporativos (internos e externos), convenções nacionais, campanhas, reciclagens em relação à saúde e segurança no trabalho, e muito mais.
A utilização de treinamento gamificado traz diversos beneficios para a empresa que decide adota-la como:
Dinamismo que a ferramenta proporciona motiva o funcionário a continuar o treinamento e terminar mais rapidamente do que nos métodos tradicionais.
Como montar e estruturar um treinamento corporativo gamificado?
Todo treinamento corporativo pode ser aplicado a partir de uma necessidade constatada na empresa. Para isso deve-se analisar quais setores possuem carências de aprendizado ou comportamento que prejudicam a empresa.
Tendo conhecimento das necessidades da organização, é possível se pensar no conteúdo a ser passado e de que forma ele vai ser apresentado aos colaboradores, este processo pode contar com o auxilio de vídeos, quizzes interativos, games de raciocínio e outros tipos de conteúdos audiovisuais.
Por fim, há o planejamento de quando tal treinamento será aplicado e a duração. A solução deve ser aplicada em um momento separado exclusivamente para o comprimento dessa atividade ou diluída ao longo do dia em diversas pílulas de conhecimento trabalhadas junto as funções do colaborador.
3 aplicações que vieram para ficar
Conheça três exemplos que servem como comprovações de que a metodologia está revolucionando o mercado:
1) As campanhas para SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) e Semana do Meio Ambiente registraram um aumento de 1.200%* com uso da gamificação na pandemia;
*Relação de 2020 a 2021
O projeto da SIPAT 2020, customizado e desenvolvido para o Grupo Globo, impactou mais de 2 mil colaboradores, em cinco estados brasileiros, ao longo de cinco dias de treinamento. Com o formato seguro, contou com mapas 3D interativos, games avaliativos, quizzes e pontuação para um ranking dos colaboradores.
Já a Semana do Meio Ambiente gamificada para a Vale, com o Game da Sustentabilidade, contou com a participação de 2 mil funcionários, com a taxa de finalização de 65% dos usuários. Além disso, 99% dos jogadores pontuaram que o jogo gerou maior interesse na ação e 98% sentiram-se mais engajados com gamificação.
2) O treinamento corporativo com avaliação gamificada para Força de Vendas foi enviado para matriz da Boehringer, na Alemanha, como inovação e Boas Práticas internas;
O projeto exclusivo para a farmacêutica Boehringer Ingelheim, em parceria com o laboratório Lilly, para avaliação e treinamento do time de Força de Vendas, foi o IC Crush Saga, escolhido como referência de Boas Práticas dentro da empresa e enviado para sede na Alemanha como case de sucesso. A ação planejada ainda em 2020, reuniu quatro etapas ao longo de 2 meses de implementação, com jogos avaliativos, quizzes, pontuação e um ranking. Mais de 250 funcionários em diferentes estados do Brasil tiveram contato com a plataforma de treinamento gamificado. 86% dos participantes acharam muito útil a contribuição dos conteúdos no seu dia a dia.
3) A Convenção Anual da GSK foi realizada no formato 100% online, com índice de participação de cerca de 80% e registrou taxa recorde de engajamento;
A Convenção anual é um evento tradicional e conhecido dentro das grandes empresas. Em janeiro, a PlayerUm desenvolveu um Web App para GSK, utilizado como segunda tela ao longo de toda a convenção virtual da marca. O aplicativo e sua UX reuniu dinâmicas interativas e sociais. Ao todo, foram mais de 20 mil reações às mais de 2.500 postagens, ao longo dos 4 dias de evento.
Segundo uma pesquisa encomendada pela Brasil Game Show (BGS) junto ao Instituto Datafolha, o cenário do público gamer no Brasil já ultrapassa a marca de 67 milhões de consumidores de jogos eletrônicos. Independente de plataforma, o brasileiro já é considerado um praticante assíduo de jogos digitais. Outro dado em destaque é de que o público feminino no mundo dos videogames é cada vez maior no Brasil. De acordo com a pesquisa, elas representam 47% destes jogadores. Além disso, a idade média dos fãs de jogos no país é de 30 anos. Já a Pesquisa Game Brasil 2021, informa que, na pandemia, 75.8% dos usuários jogaram mais durante o isolamento social.
Segundo Flávio Stoliar, CEO da PlayerUm, “as pessoas estão cansadas de eventos e treinamentos chatos e passivos; além de que, desde o início da pandemia, tudo virou LIVE e ninguém aguenta mais ficar horas em frente ao computador. A gamificação gera um ciclo positivo, onde a inovação chama a atenção. A competição motiva a participação, a interatividade gera o engajamento, o dinamismo facilita a jornada e a soma de todos estes estímulos produz resultados impressionantes.”
Com o afastamento social, o desenvolvimento profissional precisou ser contornado com novas e motivadoras propostas. Afinal, os colaboradores cansados de lives e reuniões longas na internet, precisaram receber diferentes estímulos, também no seu trabalho.
Fontes:
Pesquisa PlayerUm 2021
Brasil Game Show
Pesquisa Game Brasil 2021
CNN Brasil
A PlayerUm é uma startup de gamificação corporativa.
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