A importância da gamificação para a nova geração de colaboradores
Muitas empresas ainda levam a ideia de que o horário de trabalho não é hora para brincadeira, porém com a gamificação, a nova geração de colaboradores terá uma vontade maior de participar da história de uma organização. Veja agora como aplicar onboarding gamificado para aumentar a adesão de seus novos funcionários:
Essa estratégia vem sendo utilizada pelo mundo todo e utiliza a característica dos jogos eletrônicos para gerar resultados interna ou externamente.
De acordo com estudos desenvolvidos sobre o tema, foi identificado que cada vez mais as empresas estão adotando a gamificação como uma estratégia para implementar uma gestão de inovação.
Dependendo do resultado de um distribuidor esquadrias de alumínio, por exemplo, a gamificação pode ser um complemento para que os resultados da companhia permaneçam saudáveis ou que consiga recuperar os números que foram perdidos por uma má gestão.
O objetivo por trás da gamificação é melhorar tanto a comunicação entre os colaboradores de uma empresa, quanto a própria empresa com seus clientes.
Em casos onde a empresa ainda está aplicando o onboarding nos novos colaboradores, a própria gamificação pode ser a melhor alternativa para potencializar os resultados, fazendo com que esses funcionários fiquem habituados rapidamente com as atividades da companhia.
Contudo, para que você entenda mais sobre esse tipo de prática que vem alcançando grandes resultados em empresas de serviço de levantamento topográfico e outras companhias que atuam com resultados, iremos abordar o seu conceito por completo.
O que é gamificação nas empresas?
Resumidamente, a gamificação nas empresas é um conjunto de mecanismos que são característicos em jogos eletrônicos. Além dos mecanismos, é utilizado outros contextos para que os colaboradores alcancem os resultados e objetivos estipulados.
Contudo, o mais importante é levantar a motivação, fator este que é essencial dentro de um distribuidor de roçadeira, que depende de resultados para manter a empresa.
Ao contrário do que algumas pessoas podem estar pensando, essa geração de gamificação não necessariamente utiliza apenas jogos corporativos. No geral, a gamificação pode adotar características como:
- Pontuações;
- Regras;
- Desafios;
- Premiações.
Todos esses elementos que são retirados dos jogos são usados para que os colaboradores se sintam mais motivados a trabalharem.
Por outro lado, a gamificação também é bastante utilizada na área educacional, já que foi comprovado a sua eficiência no auxílio à aprendizagem dos alunos.
E é justamente por meio da aprendizagem que uma empresa de capachos pode aplicar a estratégia para fazer com que seus colaboradores possam aprender novas atividades ou serem introduzidos a empresa que aplique onboarding gamificado, por exemplo.
Devido ao seu grande sucesso nas escolas, a gamificação, nos últimos anos, passou a ser testada em empresas de diferentes portes e segmentos.
Conceito por trás da gamificação nas empresas
Provavelmente você deve estar se perguntando: como aplicar onboarding gamificado empresarial seria capaz de trazer bons resultados para a minha empresa? Para responder essa pergunta, devemos antes analisar o comportamento humano em relação aos games.
De acordo com a pesquisa desenvolvida pela empresa Limelight, com gamers de seis países, foi identificado que eles gastam em média 6 horas por semana com jogos online.
Esse dado é apenas uma amostra do quanto as pessoas dedicam o tempo do seu dia para os jogos, e como elas também podem se sentir atraídas por fazer uma construção de casas sustentáveis ou qualquer outra atividade que possa entrar dentro da gamificação.
Caso você seja uma dessas pessoas que curte games ou ao menos conhece uma galera que joga com frequência, sabe muito bem que o momento do jogo não envolve apenas diversão, mas também há momentos onde é necessário estar concentrado.
Pense em todo o esforço, dedicação, persistência e foco que você deposita naquele jogo para terminá-lo ou para passar uma fase.
Pense como seria incrível se todos os seus colaboradores tivessem esse tipo de engajamento com as atividades da empresa. Seria incrível, certo? Afinal, ter toda essa disposição em uma loja de móveis para jardim iria alavancar e muito as vendas.
Pois bem, esse é o objetivo da gamificação nas empresas e com seus colaboradores. Por meio dos jogos corporativos ou ações gamificadas, você consegue moldar o comportamento e gerar motivação para os clientes e funcionários da empresa.
Caso a sua equipe já tenha uma predisposição para ficar engajado com jogos, por que não utilizar os elementos presentes nos jogos eletrônicos para estimular esse mesmo comportamento no ambiente de trabalho?
Na prática, a gamificação é capaz de aprimorar algumas características que são fundamentais no meio corporativo. Conheça-as:
Foco
Quando estamos jogando um jogo, seja offline ou online, é necessário um pouco de esforço físico, como também é preciso ter foco o tempo todo para não comprometer o progresso.
Dificilmente realizamos outras atividades enquanto estamos jogando. Na verdade, o nosso envolvimento com o game é tão intenso que dedicamos um tempo do nosso dia exclusivamente para ele.
Atualmente, quantas atividades do dia a dia conseguem nos prender de maneira prazerosa igual aos games?
Portanto, o foco que é adquirido pela gamificação e posteriormente exercida nos colaboradores faz com que problemas possam ser evitados, o que é essencial para uma empresa de alarme de incêndio, que terá mais tempo para lidar com estratégias de alcance.
Determinação e superação
Pessoas que já jogaram videogames ou ainda jogam e agora também estão por dentro dos jogos online com certeza devem ter passado pela experiência de gastar horas do dia para passar uma única fase.
Na vida real, a realidade já é outra. Algumas vezes, quando nos deparamos com uma barreira, já pensamos em desistir ou, sem pensar, desistimos.
No mundo dos games, o cenário é outro, isso porque temos a liberdade de tentar várias vezes, de formas diferentes até que finalmente possamos alcançar a fase em que tanto estávamos buscando.
Ou seja, a determinação e superação são elementos que são trazidos para os colaboradores para que eles se sintam mais motivados para contornar qualquer tipo de situação.
Motivação e engajamento
Dentro de uma empresa, é muito comum encontrar funcionários queixando-se de sua produtividade devido à desmotivação. Esse tipo de coisa não costuma acontecer no mundo dos games.
O engajamento acontece porque os colaboradores sabem onde querem chegar, e ter o sentimento de vitória é uma sensação que motiva todos os funcionários.
Ou seja, realizar o conserto de elevador de carga dentro de um tempo estimado pode ser considerado como vitória para os funcionários. Ações gamificadas ajudam a traçar objetivos e motivar os colaboradores a trabalhar para que os objetivos sejam alcançados.
Colaboração
Em alguns jogos, principalmente os multiplayers, é necessário que os jogadores sejam colaborativos entre si para que o objetivo seja alcançado. Em outras palavras, todos se ajudam para conseguir chegar até o final do jogo ou vencer uma competição.
Ter uma equipe de colaboradores unidos para lidar com qualquer tipo de atividade na empresa, faz com que a produtividade seja ainda maior.
Competição saudável
Na maioria das vezes, o senso de competição nos motiva a querer dar o nosso melhor justamente para ganhar um certo destaque. O jogo também é capaz de proporcionar essa experiência, afinal em alguns jogos nos empenhamos ao máximo para bater algum recorde.
Contudo, toda essa competição é praticada de forma saudável, e o mesmo deve ser feito no ambiente corporativo com os colaboradores, colocando, acima de tudo, o respeito entre ambos.
Como aplicar onboarding gamificado na sua empresa?
Para aplicar o onboarding gamificado na empresa é necessário seguir 5 etapas que são fundamentais no processo como um todo. Portanto, todas elas devem ser seguidas à risca, pois qualquer falha pode comprometer todo o projeto. Confira:
1. Introduza a gamificação
Devido ao fato de ser uma prática que está sendo utilizada apenas recentemente, alguns profissionais podem não conhecer o seu funcionamento.
Por esse motivo, a primeira coisa é introduzir a ferramenta aos colaboradores explicando as regras, as pontuações e as recompensas.
2. Identifique os objetivos da empresa
Para que a gamificação da sua equipe de colaboradores tenha eficiência, a definição de objetivos é essencial para que os funcionários tenham em mente o que precisa ser feito.
3. Conheça toda a sua equipe
Antes de colocar qualquer colaborador em uma determinada fase, é necessário conhecer o seu perfil para alcançar os objetivos que estão dentro do alcance dele.
4. Programe os comportamentos desejados
Após ter feito todas as etapas anteriores, é chegada a hora de traçar os comportamentos que o usuário deve ter. Trata-se de detalhes que não podem ser escolhidos de maneira aleatória, isso porque todos devem estar de acordo com o perfil da companhia.
5. Implemente a gamificação
Por fim você irá finalmente implementar a gamificação na sua empresa, não esquecendo de estabelecer as regras, modos de operação e motivadores de jogo.
É importante que, ao fazer essa implementação, você faça um acompanhamento contínuo dos resultados obtidos. É por meio desse acompanhamento que você irá analisar pontos que precisam ser melhorados dentro da sua empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.