Descubra quanto um onboarding engajador pode aumentar a motivação das novas contratações
Um onboarding engajador possui um grande poder dentro de uma empresa, uma vez que ele possui a capacidade de auxiliar um novo funcionário em seu caminho dentro da organização.
Esse processo é muito importante, em que desde de uma empresa que efetua o aluguel de betoneira a uma loja de instrumentos podem usar estratégias que auxiliem na melhor inserção de um novo funcionário em sua função na organização.
Continue lendo esse artigo e compreenda um pouco mais sobre o que é onboarding, quais são os seus benefícios e como abordar a cultura da empresa da melhor maneira possível para os funcionários se enterrarem de suas respectivas funções.
O que é onboarding?
O termo onboarding, ao ser traduzido para o português significa “a bordo” ou “embarcar”, em que ao ser aplicado no meio empresarial, esse termo refere-se a um processo de integração de novos membros em uma empresa.
Isso acontece porque, ao ser inserido em um novo local de trabalho, o funcionário precisa adquirir informações referente à cultura do negócio, funções dentro do ambiente e entre muitas outras características que, no começo, todos se sentem um pouco perdidos.
Por exemplo, uma rede de empresas de elevadores SP possui uma determinada cultura, objetivos, formas de atuação e entre muitos outros fatores que são novos aos funcionários que acabam ingressando na empresa.
Assim, o novo colaborador adquire as ferramentas necessárias para ficar familiarizado com a missão e os valores da organização de uma maneira mais eficiente.
O onboarding é uma missão dos Recursos Humanos, ou RH, em que é necessário mobilizar todos os departamentos, em especial os líderes, a fim de encaminhar os novos funcionários da melhor maneira possível.
Esse processo é fundamental, uma vez que o momento da contratação de um colaborador é aquele em que o profissional está mais engajado e motivado, com muitas expectativas para o futuro e a fim de demonstrar disposição no ambiente de trabalho.
Por exemplo, um funcionário que acaba de entrar em uma empresa de painel elétrico, por exemplo, pode possuir muitas ideias referente a como melhorar o produto, realizar novas formas de divulgação e entre muitos elementos que está motivado a contribuir com a marca.
Por esse motivo, segundo a Glassdoor e os seus dados coletados, um programa de onboarding que seja bem eficiente possui a capacidade de melhorar a retenção de talentos em até 82%.
Além disso, uma ótima integração também contribui para um impulso na produtividade empresarial de cerca de 70% no primeiro dia.
Quais são os benefícios de um bom onboarding?
O onboarding dos funcionários pode ser vantajoso tanto para a empresa quanto para o próprio profissional, em que dentre os principais benefícios que ele pode proporcionar, podem-se citar:
- Maior engajamento dos profissionais;
- Aumento na qualidade;
- Diminuição da rotatividade;
- Fortalecimento da cultura organizacional;
- Retenção de talentos;
- Treinamento e capacitação.
Esses são os principais pontos que podem ser proporcionados por um bom onboarding na relação entre a empresa e o seu novo funcionário no local de trabalho.
Maior engajamento dos profissionais
Os profissionais que são bem acolhidos no local de trabalho desde o começo já se sentem mais à vontade no ambiente, além de compreenderem com uma maior agilidade o modelo de negócio, saber a quem recorrer e entre muitos outros fatores.
Por exemplo, em uma empresa de controle tecnologico do concreto, um novo funcionário, ao ser bem orientado, pode apresentar resultados significativos logo de início, ao compreender como o negócio funciona e como ele pode atuar.
Aumento na qualidade
O onboarding também contribui para que toda a empresa funcione como uma equipe e trabalhe junto, com o objetivo de atingir os melhores resultados.
Por exemplo, em uma empresa de laqueação de móveis, o sentimento de pertencer a um time e de saber que pode contar com seus colegas pode acabar incentivando no desenvolvimento de um bom trabalho, melhorando assim a qualidade do produto.
Diminuição da rotatividade
O onboarding também pode auxiliar na diminuição de rotatividade dentro de uma organização, melhorando ainda mais o desempenho da empresa.
Fortalecimento da cultura organizacional
A cultura organizacional vai muito além de compreender a dinâmica de trabalho, mas também de entender a quem se reportar, quais as responsabilidades do dia a dia e entre muitos outros fatores.
Retenção de talentos
Como já mencionado, existe uma diminuição na rotatividade e, com isso, é possível reter os talentos da empresa, em que a adaptação e o entendimento dos processos e hierarquia são um fator que o onboarding pode auxiliar para a retenção dos profissionais.
Treinamento e capacitação
Por fim, um dos principais recursos que o onboarding pode proporcionar aos funcionários são os treinamentos e capacitações necessários para que o colaborador possa desempenhar o seu papel da melhor forma possível dentro da empresa.
Por exemplo, uma empresa pode disponibilizar uma adequação nr12, por exemplo, cursos, palestras e entre outros elementos que ajudem o profissional a se capacitar em sua função.
Como efetuar um onboarding efetivo?
Como é possível perceber, um bom onboarding possui várias vantagens para todos, proporcionando resultados significativos. Dessa forma, para efetuar um ótimo na sua empresa, basta seguir os seguintes passos:
- Planeje a jornada do onboarding;
- Comece o onboarding o quanto antes;
- Encante na apresentação da empresa;
- Prepare um kit de boas-vindas criativo;
- Deixe a estação de trabalho pronta;
- Garanta uma recepção memorável;
- Nomeie um responsável para acompanhar o colaborador;
- Defina metas e métricas de desempenho;
- Não economize no feedback.
Esses são os principais passos que devem ser realizados com o intuito de aumentar a motivação das novas contratações, proporcionar uma jornada divertida e disponibilizar um conteúdo programado.
Planeje a jornada do onboarding
O onboarding exige um planejamento que seja completo e personalizado, de acordo com cada cargo a ser iniciado dentro da empresa.
Dessa forma, desde um profissional que pesquisa “cromagem de peças preço” no Google, a fim de efetuar a precificação deste serviço no negócio a um diretor, precisam de um onboarding apropriado, prevendo os passos do profissional em sua jornada de integração.
Com isso, desde a recepção, entrega do kit de boas-vindas, apresentação da empresa, definição do mentor, reunião com a equipe, início do treinamento, contextualização dos projetos e entre muitas outras etapas devem ser bem estruturadas previamente.
Comece o onboarding o quanto antes
Outro fator muito importante é que se deve iniciar o processo do onboarding o mais rápido possível, em que assim que o candidato aceita a oferta da empresa, é possível iniciar o processo.
Com isso, o profissional já pode receber as orientações referente ao programa de integração da organização e, assim, receber as primeiras orientações.
Além disso, você também pode fazer uma pequena previsão de como será a sua recepção, a fim do colaborador não ficar tão ansioso.
Encante na apresentação da empresa
Além de informar os novos funcionários, o onboarding também possui o papel de encantar, motivar e engajar os novos colaboradores.
Dessa forma, através de uma boa apresentação, vídeo institucional e entre outros elementos que auxiliem a contar a história da empresa, podem impactar positivamente o profissional.
Todo o processo de apresentação da área e empresa pode ser realizada por meio da gamificação. Com resultados comprovados, a cultura da empresa fica em evidência em uma técnica que permite a memorização e o engajamento de diferentes conteúdos. Conheça mais em playerum.com.br.
Prepare um kit de boas-vindas criativo
O kit de boas-vindas pode ser um elemento muito positivo para o colaborador, podendo incluir desde itens básicos a elementos mais criativos.
Com isso, desde um container lanchonete à venda até um conjunto de canetas diferentes podem ser uma boa opção para presentear o novo funcionário.
Deixe a estação de trabalho pronta
Outro fator muito importante é preparar o local em que o colaborador deve atuar, com um login e senha provisórios, notebook, mesa organizada e entre outros elementos que sejam necessários para o início do profissional em sua função.
Garanta uma recepção memorável
Além de materiais e documentações já prontas para a chegada do novo colaborador, as pessoas também devem estar preparadas para o novo integrante na equipe, proporcionando uma ótima recepção.
Nomeie um mentor para o colaborador
Também é possível nomear um dos colegas de trabalho para efetuar a mentoria do novo contratado, apresentando a seção, as pessoas e o seu local de trabalho, além de tirar possíveis dúvidas que o profissional pode ter.
Defina metas e métricas de desempenho
O novo colaborador também deve estar ciente de que está sendo avaliado em seu período de início na empresa, possuindo metas e métricas para avaliar o seu desempenho dentro da organização.
Não economize no feedback
Por fim, é muito importante disponibilizar um feedback ao funcionário, principalmente em seu início dentro da empresa, uma vez que ele ainda está se adaptando ao ambiente de trabalho e pode precisar de pequenas dicas para melhor se adequar.
O processo do onboarding possui uma grande relevância tanto para o funcionário quanto para a empresa, uma vez que isso impacta diretamente em sua motivação e nos resultados que entrega para a organização.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.