Gamificar ou aumentar benefícios?
Para que um negócio alcance bons resultados atualmente, é preciso que olhe com atenção não apenas para o seu campo externo, mas também para o seu lado de dentro, adotando estratégias, como gamificar suas atividades, para falar melhor com seu público interno.
Um tipo de estratégia que pode ter valor tanto em relação às atividades cotidianas de uma empresa, como também para o próprio processo de seleção de novos colaboradores, usando da criação de jogos interativos para medir a capacidade dos participantes.
Essa é apenas uma entre muitas outras práticas que podem ser adotadas para garantir com que uma companhia tenha acesso à melhor mão de obra disponível no mercado, sendo necessário recompensar tal audiência para contar com seu empenho.
Uma relação que pode ser vista por meio das mais diversas atividades, indo até mesmo para a realização de uma obra, no qual a boa aplicação de uma pingadeira para muro depende tanto do conhecimento como da dedicação do profissional responsável.
O grande problema está na forma em que tal empenho é exigido por parte do mercado, pois não é válido para uma campanha simplesmente exigir o melhor trabalho possível por parte dos seus funcionários, é preciso criar condições que permitam tal tipo de desempenho.
Não é como se um analista de informações pudesse trabalhar sem acesso a um computador, por exemplo, cabendo então aos seus empregadores fornecer todo tipo de equipamento que possa ser de grande utilidade para as suas atividades.
Ao mesmo tempo é um erro achar que somente a questão física deve ser levada em conta durante o processo de gestão de funcionários, sendo necessário para uma distribuidora de produtos de limpeza, por exemplo, fornecer também outros benefícios para o seu time.
E o que não falta no mercado moderno são formas de garantir uma melhor qualidade de gerenciamento do seu time, contando com o auxílio das principais ferramentas e estratégias disponíveis, sendo elas capazes de otimizar a forma em que uma empresa é comandada.
Realidade que aponta então para duas formas de administrar uma equipe e esperar um melhor desenvolvimento por parte dela. Um cenário que leva para a importância de entender como cada uma dessas práticas pode ser positiva para um negócio.
Como funciona o conceito de gamificação?
Faz tempo que os jogos não são vistos unicamente como uma atividade lúdica, ou seja, voltada unicamente ao lazer. Muito menos se trata de algo exclusivo ao público infantil, sendo uma prática normalizada entre os adultos, criando uma indústria comercial para si.
O valor dessas atividades está também na forma com que muitas atividades a serem feitas pelo ser humano, com um destaque especial para o campo profissional, podem ser melhor realizadas a partir do momento em que são incluídas dentro de um processo competitivo.
E é disso que nasce o valor da prática de gamificação, uma estratégia onde pode ser feita a inclusão do universo dos jogos aos mais diversos tipos de campos, facilitando um maior interesse por parte dos indivíduos de interesse para algum tipo de contexto.
Algo que pode incluir tanto o processo de aprendizagem de um aluno que se prepara para o vestibular, como o treinamento de um profissional que se especializa no ramo elétrico, compreendendo a importância de um bom sistema de SPDA para um prédio.
Esse tipo de conhecimento pode ser obtido hoje através de atividades gamificadas, onde para que seja possível passar para um outro nível de um jogo é exigido apresentar seu conhecimento conquistado até ali, tal como um jogo de estratégia.
Uma prática que pode ser de grande valor para o meio profissional, por ser uma tática que permite e estimula a superação de metas, além de outras responsabilidades para que um funcionário possa crescer em sua carreira, beneficiando junto o local em que trabalha.
Prática que pode levar também a diversos benefícios, com a gamificação permitindo a ampliação de serviços diversos, tal com a aplicação de portão de chapa ou qualquer acabamento residencial.
Veja mais sobre gamificação nas corporações e a importância da técnica para a nova geração de colaboradores.
Benefícios da gamificação
Quando se fala sobre a aplicação cada vez mais comum do conceito de gamificação nas empresas, permitindo um maior empenho por parte dos funcionários dentro de suas atividades, isso ocorre também por causa dos benefícios que podem ser acessados, como:
Aumento de resultados
Quando se pensa em alguns jogos antigos, como um pinball, não existe nenhum propósito maior além de aumentar a sua pontuação, sendo algo que parte diretamente do desempenho do jogador, que pode melhorar na medida em que sua estratégia é otimizada.
No meio profissional o mesmo acontece em relação à prática de gamificação, com a aplicação cada vez mais rápida e eficaz de um porcelanato de madeira em uma casa podendo ser trabalhado com um desafio a ser batido em relação a cada serviço.
Motivação por parte dos funcionários
Esse aumento de resultados surge como uma consequência direta da maior motivação que pode ser trabalhada entre os seus colaboradores. Algo que pode ser intensificado a partir da prática de gamificação, criando até mesmo uma competição positiva entre a equipe.
Só é importante, contudo, ter um certo cuidado para que a criação de uma disputa não acabe levando a resultados negativos, criando, por exemplo, um clima de desunião entre esses funcionários, indo contra esse o seu propósito de motivar o seu time.
Crescimento profissional
Outro propósito desse processo de gamificação está no estímulo para que cada profissional possa se destacar dentro de suas atividades, permitindo com que ele cresça dentro do seu setor, a partir do momento em que ele enxerga seu ofício como um jogo a se especializar.
Situação que pode garantir com que até mesmo com que atividades diversas, como polimento de piso de concreto no ramo da construção, possa ser garantida de forma mais prática, tudo graças ao impacto positivo que isso pode ter na carreira de alguém.
Apesar do valor associado a essa prática de gamificação, é válido dizer que existem outras práticas que podem ser adotadas para garantir uma otimização da sua equipe de funcionários, pois até para se destacar nesses jogos é preciso contar com benefícios.
Oferta de benefícios no meio profissional
Um dos motivos que podem fazer alguém se interessar por uma vaga de emprego pode ser justamente a quantidade benefícios que podem estar sendo oferecidas, sendo possível destacar algumas opções comuns, como:
- Vale-alimentação;
- Vale-refeição;
- Plano odontológico;
- Plano de saúde;
- Descontos em clubes e academias.
Isso além de muitas outras vantagens que podem levar a um melhor empenho por parte de um profissional, fazendo com que ele se dedique melhor a utilizar equipamentos diversos, como uma fritadeira industrial elétrica, por contar benefícios em sua área.
E quanto maiores forem as vantagens apresentadas por uma empresa, maior pode ser o desempenho de uma equipe profissional, levando em conta a forma com que esse funcionário se sente visto pelo seu trabalho, sendo válido oferecer um maior empenho.
De forma a incentivar ainda mais esse desempenho, é indicado olhar além desses benefícios hoje vistos como comuns, sendo válido apresentar muitos outros tipos de vantagens, como auxílio creche, vale cultura além de muitos outros pontos.
E como esses dois pontos podem levar a uma melhor performance por parte dos seus profissionais, pode ser comum que uma empresa tenha dúvidas sobre qual é o melhor método de incentivar sua equipe, a gamificação ou a oferta de benefícios.
Afinal, qual a melhor opção?
A verdade é que não existe apenas uma opção correta, com a combinação dessas duas estratégias sendo o mais válido a ser considerado por quem busca por otimizar a qualidade do empenho dos seus profissionais, aumentando os seus resultados.
Mas para quem busca adotar uma estratégia em particular, a resposta está na própria realidade de um negócio, levando em conta qual é o estilo que a própria empresa está em busca de construir, de forma a atrair a atenção de um tipo específico de profissional.
Atividades essas que devem ser expostas nas próprias vagas de emprego a serem publicadas por uma empresa, destacando o ambiente profissional que tal empresa pode oferecer ao público, atraindo assim a atenção de uma audiência específica.
Opções essas que podem otimizar desde a forma em que um portão de garagem é instalado por parte de uma empresa de segurança, até a forma que a produção de uma fábrica pode amplificar seus resultados, ao contar com o auxílio dos seus funcionários.
E para que este empenho seja o melhor possível, é necessário oferecer algo de especial para a sua equipe, o que podem ser benefícios para os profissionais, uma estratégia de gamificação ou até mesmo uma combinação entre esses dois campos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.