Gamificação de eventos internos e SIPATs de empresas
Entenda como a tecnologia pode ajudar nos eventos de SIPATs, afinal o seu avanço vem oferecendo diversas transformações no mundo e principalmente nas empresas, ajudando a criar diversas soluções com Gamificação de eventos e SIPAT Gamificada.
Os eventos corporativos são formas de construir e expor a identidade da empresa e vem se consolidando ano após ano em todos os segmentos, seja em uma fábrica de conectores ou distribuidora de gás encanado.
Esses eventos são importantes para manter uma boa relação entre empresa e funcionários, através de encontros entre as lideranças e os colaboradores, seja por meio de convenções ou palestras.
A gamificação de eventos contribui e muito nessa estratégia para nutrir toda essa relação, pois são essenciais para a comunicação interna, buscando disseminar a cultura, valores e alinhamentos organizacionais.
Além de estabelecer um contato entre as equipes, fazendo com departamentos e unidades que normalmente não têm muita proximidade possam se encontrar nesses eventos com um único objetivo, que é conhecer e entender as diretrizes da empresa.
Além disso, a tecnologia ajuda nos treinamentos por simplificar a comunicação, criando uma melhor abordagem desse tema para todos os colaboradores, e acima de tudo fazê-los absorver para que esse conhecimento possa ser colocado em prática.
Continue lendo esse artigo para entender um pouco melhor sobre o assunto e saber como aplicar essa tecnologia em seu negócio.
O que é SIPAT gamificada?
Antes de tudo é preciso entender o que é SIPAT, que é uma sigla para Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, onde todas as empresas devem fazer, seja uma empresa de aluguel de empilhadeira ou uma emissora de TV.
Nesta semana acontecem diversas atividades para formar a equipe, e a finalidade da SIPAT é promover um ambiente mais seguro e melhorar o bem-estar da equipe como um todo.
Já a gamificação é um termo novo que pode ser explicado como uma forma de estimular as pessoas com elementos e jogos, proporcionando mais diversão e interação entre os colaboradores.
Por exemplo, uma empresa que fabrica cadeira de rodas elétrica, ao criar um evento de SIPAT gamificada, pode oferecer o treinamento aos seus funcionários através de:
Teatro;
Jogos;
Aplicativos;
Gincanas.
Com isso, aqueles eventos chatos e longos sobre as diretrizes da empresa referente à segurança do trabalho, onde o colaborador não conseguia absorver nada, fica para trás.
Dessa forma despertando a criatividade e inovação dessa pessoa, trazendo novas visões para essa equipe. Esses mecanismos auxiliam trazendo um melhor foco, com isso as pessoas aprendem de fato sobre o assunto de uma maneira mais divertida e descontraída.
Diferenciais para a gamificação de eventos
É importante entender que esses diferenciais são grandes vantagens competitivas, pois combatem o desinteresse nas capacitações e permitem o aprendizado dos colaboradores da sua empresa.
Utilização de cenários realistas no treinamento
Um dos aspectos da gamificação é a utilização de cenários realistas e storytelling (narração de histórias é a atividade que consiste em transmitir eventos na forma de palavras, imagens e sons), o que torna a aprendizagem mais atrativa para os participantes.
Exemplo, uma empresa de descartáveis cirúrgicos que precisa informar seus funcionários sobre os perigos que envolvem o processo de fabricação do seu produto pode usar essa técnica de uma forma interativa.
Criar vídeos com personagens, explicando todas as diretrizes do processo, pode ser algo mais lúdico ou uma narração com pessoas reais ilustrando os eventos.
Uso do microlearning para absorver o conhecimento
Os treinamentos de segurança do trabalho podem ser muitas vezes enfadonhos, onde uma série de termos e procedimentos são apresentados aos participantes, com linguagem técnica e complexa, causando desinteresse na aprendizagem.
Por isso é dever da empresa, estimular a familiaridade dos funcionários a esses termos, um dos programas de capacitação mais usados ultimamente tem sido o microlearning, pois entrega um conhecimento mais simples e de uma forma rápida e objetiva.
Esse método tem agregado resultados muito positivos no setor, então uma empresa de táxi aéreo passa informações sobre segurança do trabalho de uma forma rápida e objetiva.
Utiliza o microlearning, que é um tipo de abordagem de aprendizagem online que transmite pequenas doses de conhecimento em uma curta duração, onde se podem criar vídeos explicativos com no máximo 5 minutos.
Ou aplicativos que mostrem tudo que esse funcionário precisa saber em único lugar.
Assim o colaborador pode acessar esse conteúdo a qualquer momento e ter suas dúvidas solucionadas de uma maneira rápida. Esse método evita que a pessoa passe horas lendo e estudando apostilas, que muitas vezes não vão agregar em nada.
Promoção de um aprendizado divertido
Através da gamificação é possível que se tenha um aprendizado divertido e que envolva os participantes, com isso há o descobrimento, fazendo com que as pessoas desvendem novos níveis de capacitação por conta própria.
Além de proporcionar a possibilidade de vivenciar uma experiência imersiva nesses treinamentos.
Por exemplo, os funcionários de uma loja de aparelhos para academia de pilates conseguem entender de perto o porquê é importante seguir todas as diretrizes do SIPAT.
Também ocorre o estímulo e motivação para que as tarefas sejam concluídas, conquistando metas e dessa forma tornando o aprendizado competitivo e estimulante.
Além de proporcionar que esses conteúdos sejam absorvidos de uma melhor forma, fazendo com que se fixe na memória dos funcionários, possibilitando que esse aprendizado seja feito em menos tempo.
E o que talvez gere mais engajamento da equipe, ser recompensado com pontos, certificados e premiações, ao concluir as tarefas solicitadas nos treinamentos.
Segundo dados da Review 42, 72% das pessoas que foram entrevistadas contam que as gamificações são uma ótima maneira de incentivo, estímulo e dedicação ao trabalho e treinamentos.
Benefícios
Conheça alguns dos benefícios ao adotar a gamificação nos seus eventos de SIPAT, o que pode ajudar a sua empresa e ter equipes mais engajadas, oferecendo a melhor experiência para os seus funcionários.
Quebrar a monotonia
A gamificação se mostra uma estratégia bem interessante para se quebrar a monotonia, pois naturalmente desperta a motivação das pessoas, fazendo com que elas interajam com os demais colaboradores.
Isso evita horas e horas de palestra, em que elas só ficam ouvindo e ouvindo, muitas vezes sem entender o que é proposto.
Atração de pessoas
Essa estratégia pode ser usada como uma forma de chamar atenção para o evento. Por exemplo, uma empresa de serviços de portaria e controle de acesso, ao gamificar a SIPAT, consegue atrair a atenção dos funcionários.
Eles vão ficar curiosos para entender como funciona, e querer explorar tudo que tem no evento.
Aumento da motivação e engajamento
A gamificação serve para motivar as pessoas a realizarem algo, então seu evento pode usar jogos para que o público busque uma solução, responda um questionário ou aprenda alguma coisa.
Através dessa dinâmica será possível criar experiências imersivas e interativas, o que ajuda a fortalecer o engajamento desses funcionários, melhorando a ação em torno do evento.
Fortalecimento dos aprendizados
Um dos benefícios mais observados é sem dúvida é o fortalecimento do aprendizado, pois aquilo que se aprende brincando é mais fácil de gravar.
Sabe quando você está na escola e a professora cria músicas para que você decore os verbos em inglês, por exemplo?
As premissas da gamificação são as mesmas, pois ao aprender de uma forma leve, evita que você rejeite aquele conteúdo por achar chato ou difícil e passe apreciá-lo.
Por exemplo, uma assessoria contábil para empresas tem o objetivo de transmitir informações técnicas usando uma dinâmica lúdica, dessa forma consegue fortalecer o aprendizado dos seus colaboradores de uma maneira divertida e inovadora.
Coleta de dados
Além disso, a gamificação de forma eletrônica traz a possibilidade de coletar e organizar os dados dos participantes. Essas informações ajudam a empresa a mapear o perfil do seu público, além de verificar o progresso do aprendizado nos treinamentos.
Use essas informações a seu favor, afinal esses dados são extremamente importantes e podem te ajudar em diversos indicadores.
Para resumir melhor as vantagens da gamificação de SIPAT:
Gera engajamento;
Aumenta a produtividade;
Estimula a criatividade;
Cria habilidades e a comunicação;
Melhora o aprendizado.
Então os motivos para você utilizar esse programa de aprendizado são vários, e no final acaba te ajudando muito dentro da empresa.
Como aplicar a gamificação de eventos?
Para garantir a gamificação na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, é importante que se tenha um plano de ação. Defina o que você deseja e quais ações precisam ser tomadas.
Verifique se a sua equipe está pronta para lidar com essa estratégia. Caso não estejam, tente introduzir esse assunto em sua comunicação interna para que eles entendam sobre o que se trata.
Organize bem a atividade, pesquise e busque referências. Caso encontre dificuldades, busque ajuda profissional para colocar essa ideia em prática.
Tenha em mente que essa gamificação vai ajudar a sua empresa e principalmente os seus funcionários, afinal colaboradores mais engajados são um diferencial para qualquer empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos..