Fuja do padrão e saiba como inovar com apresentações interativas

Uma apresentação bem estruturada pode fazer uma grande diferença na apresentação do seu negócio. As apresentações interativas conseguem engajar o seu público e tornar o seu negócio mais atrativo.
Afinal, criar impacto, chamar a atenção do seu segmento e converter é o objetivo de qualquer negócio. Fugir de apresentações medíocres e se destacar com algo diferente pode te ajudar a alcançar esse objetivo.
A questão é: como sair do comum e criar apresentações diferentes, únicas e impactantes? Como se destacar com as suas apresentações interativas? Se você não sabe a resposta, não se preocupe, a seguir vamos apresentar táticas para te ajudar a criar uma apresentação memorável.
Importância e eficácia
No mundo moderno, a tecnologia é quem manda. Com publicidades de todas as formas e tipos aparecendo por todos os lados. Além disso, o número de empresas que podem chegar até o seu cliente só cresce.
A competição por atenção está cada vez mais forte e sua empresa precisa se sobressair para conseguir atrair seu público.
Não existem mais publicidades forçadas como alternativa, se preza muito mais o impacto, relevância e diferencial. E o mesmo vale para as suas apresentações interativas, onde seu público pode facilmente ser distraído por outras informações no ambiente virtual e físico.
Uma apresentação inovadora tem o grande benefício de ser lembrada. Ela cria um impacto no público e o faz lembrar da sua empresa futuramente. Já uma apresentação comum, se perde entre todas, por ser apenas mais uma no meio de muitas outras.
Siga as dicas para conseguir dominar essa área e criar boas estratégias.
Como criar apresentações interativas de Relevância
Existem muitos meios de se aperfeiçoar uma apresentação. Entre eles estão:
Roteiro;
Complemento;
Visual;
Design;
Histórias;
Não seja o único a falar.
Adicionando todos, ou apenas alguns desses itens, a sua apresentação cria um novo olhar.
Roteiro
O primeiro passo para se criar uma ótima apresentação é entender que slides dinâmicos e roteiros de qualidade andam juntos. Não adianta nada ter um sem o outro. O slide é complemento do roteiro e vice-versa.
Então, tire um tempo para pesquisar bem o assunto a ser abordado. Ache fatos relevantes, curiosidades e estruture tudo de forma dinâmica.
Além disso, uma apresentação não precisa ser 100% séria, lembre-se disso ao criar seu roteiro. Piadas leves e no tempo certo podem tornar a sua apresentação muito mais divertida.
Complemento
O seu slide é uma ferramenta que existe para te ajudar a passar as informações necessárias da sua apresentação. Ela deve funcionar como um complemento ao que você está passando ou então a sua fala ser um complemento do que se é mostrado.
Por exemplo, se a sua apresentação for sobre o mercado de óxido de cálcio e você quiser passar uma pesquisa demonstrando o óxido de cálcio preço de mercado, você pode fazer um comparativo com gráficos, para confirmar os dados que você está falando.
Dessa forma, você acaba passando uma maior confiabilidade, porque as pessoas estão vendo os dados serem confirmados visualmente e deixa mais claro para o público, que vai ter uma ajuda visual para acompanhar os dados que você está passando.
Visual
Não existe apresentação mais sem graça do que uma com slides lotados de textos. Suas falas durante a apresentação não precisam estar na tela, porque você já vai estar passando essas informações oralmente.
É possível inserir bullet points com os temas principais, para criar um meio de não se perder em seu discurso e diminuir a quantidade de texto. Entretanto, os textos não são a única forma de comunicação. É possível inserir gráficos, imagens ou vídeos.
Por exemplo, se você é do ramo da transformação de plástico, mostre fotos dos seus produtos já prontos, como crachá de identificação pvc, tubos, filmes, monofilamentos, material granulado, perfis, entre outros produtos produzidos pela sua empresa.
Ou ainda, se você quiser mostrar o funcionamento da sua empresa e as etapas de fabricação desde o primeiro passo até a etapa final, é possível criar vídeos mostrando seu negócio, assim seus clientes conseguem entender e acompanhar o processo de montagem.
Mostre o produto final e depois todo o processo até chegar nele, como os projetos, a linha de montagem, o funcionamento de uma máquina extrusora de plástico, a chegada na loja, até chegar nas mãos do cliente final.
Esse é só um exemplo, mas a questão aqui é ilustrar a sua apresentação e a deixar mais divertida. Dessa forma, seus slides te complementam e se tornam mais dinâmicos.
Design
O Design da sua apresentação também tem o poder de impactar de forma positiva. Ela deve acompanhar o assunto, mas também as cores referentes à sua empresa.
Se você possui uma empresa de auto peças agrícolas, por exemplo, você pode inserir cores mais verdes, remetendo à agricultura. Assim, você cria uma identidade visual que forma um vínculo com o seu negócio.
Transições e animações
Brinque com a sua apresentação. Isso mesmo, você leu certo: brinque com os seus slides.
Crie transições de um slide para outro. Saia um pouco das imagens e textos parados e crie animações para os fazer aparecer na apresentação de forma diferente. É possível também animar gráficos. Prendendo, assim, a atenção do seu público.
Entretanto, é importante ressaltar que muitas animações e transições diferentes podem acabar transformando a sua apresentação em um Frankenstein. Siga uma linha de raciocínio e a mantenha até o final.
Histórias
Como mencionado anteriormente, uma apresentação não precisa ser totalmente séria. Quebrar o gelo muitas vezes se faz necessário e um ótimo jeito de fazer isso é contando histórias.
Uma história tem a capacidade de ficar na memória por muito tempo, além disso, ela prende a atenção muito facilmente. Sempre se quer saber o final de uma boa história.
Se a sua empresa fornece serviço de segurança para festas, por exemplo, você pode contar histórias e situações que já aconteceram com os seus funcionários e como eles lidaram com isso.
Dessa forma, você mostra a capacidade de resolver problemas da sua equipe e ainda conta uma história engraçada para descontrair. Além disso, as pessoas vão lembrar com muito mais facilidade da sua história e, consequentemente, da sua empresa.
Não seja o único a falar
Uma apresentação tem o intuito de passar alguma informação para um grupo de pessoas. Entretanto, ficar ouvindo a mesma pessoa falar por um longo período de tempo pode ser bem cansativo e muitas pessoas podem acabar desviando sua atenção.
Vídeos com outras pessoas passando informações já ajuda. Insira alguns vídeos durante a sua apresentação.
Por exemplo, se você possui uma empresa de montagem industrial, onde foi investida uma certa quantia em dinheiro para a sua modernização, utilize vídeos mostrando como o processo era anteriormente e como está agora.
Apresente as melhorias realizadas, não apenas fale, mostre. Faça uma lista dos equipamentos adquiridos e os mostre funcionando, para depois explicar os benefícios que eles trouxeram para a empresa.
Fale sobre como chegaram à conclusão de que comprar placa refratária para um determinado processo era a melhor solução e depois mostre um vídeo do processo otimizado.
Estes vídeos dão a sensação de que sua apresentação não é apenas teórica, mas que também mostra na prática as informações que você está passando.
Esse reforço visual nos slides,deixa todo o processo mais dinâmico e descontraído, dessa maneira sua empresa de automação industrial consegue aliviar um pouco o público, deixando de falar o tempo todo.
Outra forma de melhorar a sua apresentação é dando espaço para que o seu público fale. É importante interagir com ele e se assegurar de que estão acompanhando o seu conteúdo. Algumas formas de os engajar a falar é fazendo perguntas.
Desde as perguntas mais simples, pedindo para que eles se apresentem para a pessoa do lado, até as mais complexas, sobre o conteúdo que você acabou de abordar, podem fazer o seu público focar em você e na sua apresentação mais facilmente.
Recompensas, como prêmios para as pessoas que acertarem as perguntas sobre a apresentação também são uma ótima forma de engajar as pessoas, que vão se esforçar para relembrar o que acabaram de ver.
Todas essas táticas e estratégias ajudam a melhorar as suas apresentações interativas e a deixar tudo o mais interativo e dinâmico possível.
Não é só o ato de passar as informações que importa em uma apresentação, mas sim garantir que o público está prestando atenção e captando a mensagem. Isso é essencial.
E você? Conseguiu identificar novas formas de engajar a sua plateia? Use essas dicas para arrasar nas suas próximas apresentações interativas e conquistar de vez o público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.