Aprendizagem gamificada x desenvolvimento humano
Garantir uma boa instrução aos jovens é um dos principais e frequentes desafios na sociedade. Isso porque a cada geração os métodos de ensino se tornam ultrapassados, exigindo uma certa renovação, algo que vem hoje por meio da aprendizagem gamificada.
Uma nova estratégia de ensino que atua com a aplicação de práticas específicas de educação, que se apresentam por meio de uma estratégia de jogos. Um cenário de teor lúdico que ajuda a garantir uma maior atenção por parte do público a ser ensinado.
Como o que acontece com a geração atual, na qual a aproximação com os jogos, principalmente os de teor eletrônico, é uma situação comum em qualquer casa que conte com a presença de uma criança ou adolescente, algo que atinge até o público adulto.
É comum que até mesmo quem trabalhe com atividades técnicas no mercado, como no manuseio de materiais perigosos, como reatores químicos industriais, possam se dedicar em seu tempo livre a uma partida digital do seu game favorito, que pode ser uma ferramenta de aprendizagem gamificada.
Um processo que conversa com a proximidade cada vez maior do público ao universo dos jogos, deixando de enxergar tal universo apenas como uma atividade de lazer para crianças, mas sim como uma prática recreativa para as mais variadas idades.
Na verdade, nem sempre se trata de uma prática de recreação, ao encontrarmos hoje até mesmo campeonatos profissionais, com o setor conhecido como e-sport, área profissional que conquista atenção de jovens e adultos que se destacam com o uso de um console.
Sem que isso seja um sinal prejudicial sobre a qualidade de quem trabalha com o processo de fornecimento de equipamentos para laboratório, até porque o uso do processo de gamificação vem apresentando uma certa importância para as mais variadas atividades.
Com um destaque maior para o setor de educação, que trabalha justamente com o público que mais tem proximidade com o universo dos jogos, que é a população, sendo benéfico combinar esses dois cenários, para assim garantir uma melhor absorção de conteúdos.
O valor da aprendizagem gamificada
O processo de se passar qualquer tipo de valor educacional exige um empenho não apenas por quem se encontra na posição de aluno, mas também por parte de quem é o docente dessa relação, pessoa que deve adotar os melhores métodos possíveis de ensino.
Uma grande responsabilidade, independente de qual seja a área de estudo, seja no ambiente universitário ou, com uma importância ainda maior, em relação às aulas que são administradas ao público infantil e adolescente.
Justamente a fase onde se mostra mais necessário o repasse adequado de conhecimento, para garantir assim uma formação apropriada por parte desses indivíduos, garantindo assim que tais alunos possam futuramente se profissionalizar em qualquer área.
Trabalhando, por exemplo, em uma fábrica de ventiladores industriais, seja nos cargos de valor administrativo, como no setor de finanças e de marketing, ou então como um funcionário de base dessa companhia, responsável pelo trabalho braçal no local.
A questão é que tanto para um colaborador que necessita ser treinado em sua área, como um aluno que está sendo ensinado operações matemáticas na escola, torna-se necessário apostar em métodos educativos de qualidade que garantam uma absorção de conteúdo.
E quando se trata das técnicas de ensino, um método em particular vem ganhando um certo destaque nos últimos anos, ação essa conhecida como uma aprendizagem gamificada, no qual o uso de atividades lúdicas, por meio de jogos, torna mais fácil a compreensão de algo.
Uma ideia que não é apenas uma suposição feita em cima do apreço da população pelo universo dos jogos, mas algo de fato compreendido pelos especialistas de educação e também pelos desenvolvedores modernos de jogos.
Dados apresentados pela Pesquisa Game Brasil mostram que 83% das pessoas reagem de forma positiva a um modelo de treinamento modificado, contando com a estrutura de um game, enquanto 89% se sente mais satisfeito quando seu próprio trabalho é gamificado.
Um conceito que torna possível a indústria de etiquetas adesivas a realizar um melhor trabalho em sua área após adotar uma estratégia baseada nos jogos para reger suas atividades cotidianas, assim como o treinamento de sua equipe profissional.
Algo baseado também no próprio apreço da população sobre as atividades baseadas em práticas de lazer, com a mesma pesquisa revelando que 66,3% da população brasileira jogam algum tipo de jogo eletrônico, independente do dispositivo adotado.
Possibilidade que conversa diretamente com o avanço das novas tecnologias, um conceito que torna possível hoje com que até mesmo um aparelho celular possa se tornar um equipamento próprio para a prática de diversos jogos, até mesmo os de valor instrutivo.
E assim como o processo de uma revitalização de fachada pode ser obtido a partir do uso de materiais adequados junto da aplicação das técnicas otimizadas de pintura e restauração, uma ação de aprendizagem pode ter melhores resultados por meio dos jogos.
Garantindo assim que o método de ensino gamificado seja hoje um grande parceiro do processo de desenvolvimento humano ao garantir um avanço em relação ao processo de absorção de conteúdos, fazendo da sua aprendizagem algo mais fácil de se obter.
Ação essa que é apenas um entre os variados benefícios que podem ser obtidos, tudo a partir da aplicação de um procedimento de ensino baseado em jogos.
As vantagens do ensino gamificado
Ao adotar um estilo de aprendizagem com base nas atividades gamificadas, torna-se mais fácil compreender algum tipo de conteúdo que está sendo repassado, pois a partir do uso de métodos baseado no lazer é possível facilitar o entendimento sobre qualquer assunto.
Com base nessa afirmação, uma série de benefícios podem ser garantidos a partir da adoção de um sistema de aprendizagem baseado na aplicação de atividades lúdicas. Entre essas vantagens é possível destacar:
Estímulo ao trabalho em equipe;
Para 60% dos líderes empresariais da América Latina, a capacidade de trabalho em equipe é uma das principais habilidades procuradas nos futuros colaboradores. (Pesquisa Habilidades 360º, realizada pela PageGroup)
Alcance a um ensino mais atrativo;
Experimentando os jogos, o colaborador aprende mais facilmente, por meio da prática e da diversão. Ao dar um sentido à utilização desses conhecimentos, se aumenta significativamente o desempenho e a retenção do aprendizado.
Resposta instantânea do aprendizado;
Mais do que continuar na jornada estabelecida para a gamificação, sua equipe terá ciência do que está aprendendo e poderá aplicar os novos conhecimentos em desafios que surgirão daqui para frente.
Desenvolvimento das capacidades analíticas;
Desenvolver pessoas através da aprendizagem gamificada é proporcionar formação para incentivar novas atitudes, conceitos e ideias capazes de influenciar e motivar o aperfeiçoamento de suas capacidades e comportamentos.
Melhor comunicação entre os alunos.
O aprendizado gamificado pode ser ferramenta fundamental para que aprender a gerir conflitos e relacionamentos e exercitar a criatividade. Isso resulta em relacionamentos saudáveis, estabilidade e inteligência emocional, resiliência, mais qualidade de vida e melhor rendimento.
Pontos esses que, ao serem vistos de forma aprofundada, podem explicar o porquê da adoção desse método pode ser útil para uma empresa de infraestrutura elétrica industrial, garantindo assim um melhor repasse de informação aos seus funcionários.
Da mesma forma com que esse modelo também mostra sucesso ao ser adotado dentro de um ambiente escolar, atuando assim no processo de desenvolvimento dos alunos, algo que destaca ainda mais o valor dos benefícios de um ensino gamificado, como:
Estímulo ao trabalho em equipe
Ao apresentar um método de ensino gamificado é possível trabalhar uma série de conceitos, como o trabalho em equipe, algo a ser conquistado quando se apresenta desafios de modelo coletivo que só podem ser resolvidos com um auxílio geral.
Alcance a um ensino mais atrativo
Outro ponto benéfico do uso dos jogos na educação é em relação ao próprio processo de aprendizagem em si. Algo que, ao contar com o auxílio de uma atividade lúdica de ensino, torna possível otimizar esse processo por meio de práticas atraentes aos alunos.
Resposta instantânea do aprendizado
Além dos benefícios aos alunos, a aprendizagem gamificada é benéfica também para quem se encontra no outro lado do processo de educação. Isso porque tais atividades revelam um feedback mais rápido sobre o nível de compreensão dos estudantes.
Indivíduos que somente passarão para outra fase após aplicar os conceitos antes ensinados, o que é positivo para fabricantes de automação industrial para compreender a situação dos seus novos funcionários em relação ao processo de treinamento.
Desenvolvimento das capacidades analíticas
Além da absorção de um conteúdo, o ensino gamificado permite também o desenvolvimento de habilidades específicas, como a capacidade de análise, algo trabalhado quando o aluno precisa observar o escopo geral de um jogo.
A partir do cenário que lhe é apresentado, cabe a ele estudar as possibilidades e assim tomar a melhor decisão para a sobrevivência do seu personagem, um conceito de análise que pode ser de grande utilidade no ambiente profissional ou até mesmo acadêmico.
Melhor comunicação entre os alunos
Outra vantagem de destaque da aprendizagem gamificada está relacionado ao próprio processo de comunicação, pois uma das grandes dificuldades em relação ao repasse de conhecimento é justamente o uso de uma comunicação adequada com o outro público.
Algo que pode ser trabalhado por meio das atividades de ensino inspiradas em um jogo, garantindo com que professores em uma escola ou instrutores de companhias que atuam como fornecedores de acoplamentos possam ensinar melhor os seus alunos.
“Assim, as atividades baseadas na gamificação contribuem para que a criança ou o jovem se lembre com mais facilidade do material trabalhado, pois o processo de absorção melhora ao se conectar com o lado lúdico dos games”.
É o que explica o professor e doutor em Educação, Adalberto Mohai Szabó, para o Repórter Diário, destacando assim a relação entre o ensino baseado em jogos e o processo de desenvolvimento humano dos jovens atuais.
É importante contar com o apoio das mesmas ferramentas apreciadas por esse público em seu cotidiano.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Para conhecer todas as soluções, basta acessar playerum.com.br.
Para ouvir o novo episódio do podcast PlayerTalks, assista na íntegra no nosso canal do YouTube ou ouça o podcast nas melhores plataformas. Conheça também o jogo podcastgamificado.com.br