5 meios para atrair e reter mais atenção do seu público 

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Sua inovação é o nosso propósito.
Como atrair e reter mais atenção do seu público

A atenção é um dos bens mais valiosos em nossa sociedade e no ambiente corporativo não seria diferente. Atrair e reter atenção de um público, em cursos, treinamentos, eventos e campanhas, sejam eles internos ou externos, já não era tarefa simples… Com a pandemia e o afastamento social, esses desafios aumentaram ainda mais, exigindo bastante criatividade, inovação e planejamento.

Segundo a ciência que estuda as reações do cérebro humano (neuromarketing), é a partir de determinados estímulos que empresas e marcas conseguem chamar a atenção dos participantes e garantir a entrega das mensagens, de uma forma direta e efetiva. E a gamificação corporativa é uma ótima aliada para isso! 

Segundo a PlayerUm Analytics, pesquisa de comportamento e satisfação feita com cerca de 5.000 participantes de soluções da empresa, 96% dos usuários disseram ter tido maior interesse na ação por ela ser gamificada. Além disso, 95% se sentiram mais motivados a concluir toda a jornada pelo seu dinamismo e interatividade. 

Além dos estímulos com jogos, imagens, mapas, sons, vídeos, áudios e uma infinidade de ícones, personagens, com opções jornadas diferentes, a gamificação também reúne dois outros fatores que influenciam diretamente na produtividade no trabalho: motivação e reconhecimento. Se uma equipe está motivada, conquista resultados e é reconhecida, naturalmente, estão prontos para próximos desafios e comandos.  

Portanto, conheça 5 meios para atrair e reter a atenção do seu público: 

1) Crie novas experiências

Aqui o segredo é inovar, sim! Já imaginou surpreender o seu time com algo nunca visto antes na empresa? Um projeto customizado, com novas características, trazendo um conteúdo engajador, games e uma proposta de integração diferente? No modo híbrido ou online, a experiência precisa ser agradável. Naturalmente, esse estímulo inesperado vai atrair a atenção do seu público; 

2) Use headlines e ícones visuais

As imagens são ótimas para isso. Estudos mostram que imagens são processadas 60 mil vezes mais rápido do que textos pelo nosso cérebro. Portanto, invista em ícones, headlines diferentes, artes bonitas, personagens, mapas 2D e 3D, fotos e vídeos, e um visual atrativo, adequado a identidade visual da empresa;  

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3) Personalize a sua linguagem 

O colaborador passa a dar mais atenção àquilo que é direcionado ou personalizado para ele (a). A tendência é que a credibilidade também aumente com uma linguagem que, aparentemente, é a mais familiar e próxima. Portanto, uma linguagem bem direcionada, atrai mais atenção e essa forma de segmentação também pode ser feita com a gamificação;  

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 4) Crie uma competição interativa 

De fato, utilizar jogos e competição saudável para aprendizagem é uma parte importante neste processo. Usar mecanismos de gamificação, como quiz, fato ou fake, gincanas, desafios com tempo, batalhas interativas, jogos da memória, roletas, entre outros, estimula a interatividade dentro do mesmo time. Já é comprovado que a assimilação de conteúdo e o estímulo cognitivo de forma lúdica ajudam diretamente na conquista do resultado final da atividade proposta;   

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5) Ofereça recompensas 

Sem dúvidas a recompensa é um ótimo combustível para reter a atenção do seu público. O reconhecimento ao final daquele evento, treinamento ou atividade online aumenta a motivação do time. É também um estímulo para que todos pensem nas próximas oportunidades de “ganhar algo” também. Identificar os incentivos ao longo do processo também é importante para tornar essa jornada ainda mais atrativa. A conquista de metas com o resultado alcançado devem ser reconhecidos sempre.  

Curtiu? Para saber mais sobre gamificação, leia este artigo: Por que gamificar com a PlayerUm?

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 A PlayerUm é uma startup de gamificação corporativa.

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