Vestibular gamificado: estude para o ENEM com jogos
Você sabe o que é vestibular gamificado? Para você entender melhor do que se trata esse termo, vamos trazer algumas definições. Primeiramente, a palavra gamificação vem do termo “game”, que significa jogo em inglês.
E o que isso tem a ver com estudo, ENEM e vestibulares? Bom, atualmente, tem muito a ver, principalmente porque o conceito de gamificação foi desenvolvido para revolucionar a abordagem corporativa e também a abordagem educacional.
Isso significa que a gamificação está sendo utilizada nos processos internos dentro de empresas de manutenção industrial e agora dentro dos estudos, fazendo com que colaboradores e estudantes tenham um maior estímulo em suas atividades.
Portanto, ao pensar em vestibular e gamificação, pense em uma maneira criativa e divertida de estudar para o ENEM e principais vestibulares do Brasil.
Afinal, é fato que a maneira tradicional de estudos não contribuem para bons resultados no ENEM e nem nos vestibulares, principalmente porque a proposta é bem criativa, com questões que vão além do conhecimento teórico em si.
Ou seja, para se dar bem com o ENEM e vestibulares, é preciso ir além da leitura de livros, resumos e decorebas de fórmulas, é preciso aprender a jogar o jogo deles e realizar altas pontuações significativas e envolventes.
Afinal, o que é vestibular gamificado?
Vestibular gamificado se refere ao uso de recursos de jogos para engajar, motivar e facilitar o aprendizado e a prática de resolução de questões do Enem e vestibular, transformando o conteúdo denso em material mais acessível e o relacionando a jogos.
Ou seja, é uma forma de fazer com que questões de física e ciências da natureza ou sobre exaustores industriais fiquem mais dinâmicas e mais compreendidas entre os estudantes com dificuldades na matéria.
Em outras palavras, é uma forma de desenvolver novas estratégias para engajar os alunos em atividades educativas através de questões que contam com desafios, pontos, estágios, assim como nos jogos.
Essa é uma forma de manter os colaboradores interessados nas dinâmicas e trazer resultados concretos para as provas, afinal, qualquer vestibular gera muita tensão nos alunos.
Como reter a atenção de alunos de diferentes idades em sala de aula e conteúdos pedagógicos?
É por isso que muitas organizações e cursinhos, por meio de plataformas tecnológicas, estão desenvolvendo jogos e aplicativos para que os alunos estudem resolvendo questões e completando desafios e leituras que geram pontos e passam de estágios igual nos jogos.
Assim como o famoso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a gamificação nos estudos se tornou algo revolucionário para os estudantes de todo Brasil.
Por que está mais fácil estudar para o vestibular?
No passado era muito mais difícil estudar e se preparar para os vestibulares, inclusive o ENEM. Isso porque o acesso à internet era limitado, assim como os conteúdos e recursos gratuitos sobre os assuntos.
Ou seja, os que saíam na frente dos vestibulares eram os que tinham condições de pagar cursinhos caros que forneciam uma base elevada para a admissão e entrada nas principais universidades e programas de ensino superior.
Logo, assim como as ferramentas vonder são essenciais para o desempenho em atividades industriais, os cursinhos e livros caros eram os principais recursos em um época passada.
Porém, com o boom da internet, houve uma grande produção de recursos online, com cursos, livros digitais, videoaulas, tudo para que qualquer aluno tivesse acesso a um conteúdo de estudo através da internet.
Sem contar que, com a adoção do Enem como norma classificatória, muitas instituições públicas cancelaram seus vestibulares específicos e começaram a utilizá-lo como forma de entrada.
Com isso, o ENEM foi ganhando cada vez mais força e relevância para os estudos, democratizando ainda mais a forma de entrada nas instituições de ensino e fazendo com que aumentasse o número de recursos gratuitos de conhecimento na internet.
Além disso, o ENEM também começou a se tornar mais popularizado, trazendo questões de:
- Conhecimentos gerais;
- Notícias;
- Memes;
- Política.
Ou seja, até mesmo estar nas redes sociais é uma forma de estudar para o ENEM, é por isso que podemos afirmar que ele se tornou mais fácil para os estudantes que entendem bem a proposta desse vestibular unificado.
Mesmo em questões de física que tenham cálculo sobre velocidade por segundo que uma motobomba elétrica leva para transportar água ou outros produtos líquidos de um lugar para outro, a abordagem dinâmica e criativa facilita a resolução pelos alunos.
Benefícios de estudar jogando
Agora que você já sabe o que é gamificação, vestibular gamificado e como está mais fácil hoje em dia se preparar e estudar para os vestibulares e principalmente o ENEM, vamos abordar agora os benefícios de se estudar jogando. Confira:
Maior interatividade com os assuntos
Estudando através de jogos fica muito mais fácil interagir com os assuntos mais difíceis e aumentar a familiaridade e conexão entre eles.
Maior estímulo para estudar
Quem não gosta de jogar? Certamente, jogar é muito mais divertido do que estudar e ler para muitos jovens, portanto estudar através da gamificação é uma forma de unir essas duas coisas e ter um maior estímulo para estudar e criar conexões entre os assuntos.
Por exemplo, assim como as conexões galvanizadas são os componentes básicos das instalações hidráulicas constituídas por tubos galvanizados, os jogos nos estudos se tornaram elementos importantes para estimular o estudo entre os jovens.
Melhores resultados nas provas
Como mencionamos, as provas de ENEM e vestibulares atualmente estão mais padronizadas e a gamificação contribui para que essa interatividade entre assuntos do mundo e assuntos de conhecimentos específicos se unam.
Por exemplo, questões sobre injetora de plástico podem ficar bem mais interativas e fáceis de serem solucionadas através da gamificação.
Estude com o jogo Enem
O jogo Enem foi desenvolvido pela Mito Games e trata-se de um jogo educativo que os alunos podem usar para se preparar para o Enem e também outros vestibulares.
Então esse é um exemplo de como os estudos podem ser associados aos jogos e se tornarem aliados.
Ou seja, essa é uma combinação entre diversão e estudo, e tem como objetivo principal fazer com que os alunos recebam o conteúdo de uma forma fácil, dinâmica e divertida para passar no Enem.
O jogo ENEM é bem completo, e tem todas as pontuações e regras assim como em um jogo, e os desafios são as mais de cinco mil questões de anos anteriores para testar conhecimentos.
Esse jogo foi criado em 2017 e foi o primeiro jogo educativo dedicado ao Enem. Atingiu 450 mil usuários e foi eleito o número 1 na categoria Educação e Acessibilidade pelo InovAtiva Brasil no mesmo ano em que foi lançado.
Algumas universidades patrocinam e apoiam o aplicativo, que busca jogadores de maior pontuação para promover um diferencial benéfico para os alunos, auxiliando-os no ingresso no ensino superior.
O jogo está disponível gratuitamente no site do Jogo do Enem e pode ser facilmente baixado no smartphone, tanto para Android como para iOS.
Considerações finais
O vestibular gamificado tem a ver com a implantação de um sistema de jogos na preparação e nas questões abordadas nos vestibulares.
Ou seja, como mencionamos no artigo, existem questões de física de chapa de aço e questões de biologia com elementos especiais, e permite a construção de uma nova e revolucionária forma de estudar, visando atrair os jovens da Geração Y e da Geração Z.
Ou seja, não é somente para os jovens mais modernos, mas para todos que querem aprender de forma criativa, dinâmica e divertida. O jogo foi concebido a partir de um estudo aprofundado sobre objetivos e tendências no campo da educação.
De acordo com o especialista em gamificação e educação James Paul Gee, os jogos têm componentes que reforçam e facilitam a motivação do aprendizado, como:
- Metas;
- Objetivos;
- Próximo nível;
- Resultados claros;
- Feedback detalhado e imediato.
Para tornar o aprendizado completo, além de testes e tarefas especiais, alguns aplicativos de jogos de estudos gamificados incluem dicas que vão ajudar os alunos a testarem suas agilidade.
Além disso, as tarefas bem concluídas podem oferecer prêmios, como descontos em mensalidades de faculdades e brindes em cursinhos para quem concluir.
Pensar em como você pode manter o foco nos estudos é fundamental para tirar boas notas, principalmente nos tempos incertos em que vivemos.
Com isso, seja para fazer questões de física sobre dutos de ar ou questões de ciências humanas com a história do Brasil, trazer os elementos de jogos pode contribuir muito para a dinamicidade dos conteúdos.
Portanto, contar com ferramentas como a gamificação pode ajudar a garantir uma jornada de estudos de sucesso.
Então pense em como você pode aplicar a gamificação ao seu aprendizado, com o apoio de jogos realmente focados nesse propósito.
Faça o jogo para o seu colégio
A PlayerUm há 11 anos constrói jogos que auxiliam treinamentos e o aprendizados com diferentes objetivos. Conheça e peça uma demonstração em plataforma gamificada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.