Últimas tendências de organização de Eventos Corporativos
Os eventos corporativos são ocasiões mais do que especiais para as empresas, e com a flexibilização dos isolamentos devido à pandemia do novo coronavírus, as empresas estão retornando os eventos presenciais aos poucos.
De acordo com Fabrício Granito, CEO do Grupo HEL (Hotéis, Eventos e Lazer), só no primeiro semestre deste ano, foram realizados mais de 300 eventos corporativos. O que faz com que o segmento se iguale ao que era ainda em 2019, antes da pandemia.
O empresário ainda disse que estima que até o fim deste ano, o mercado totalize uma quantia de 700 eventos corporativos, quase o dobro do ano passado. O que marca o retorno oficial desse tipo de evento ao mercado.
Através desses eventos corporativos, marcas de alimentos lançaram sua linha de macarrão artesanal, assim como empresas de cosméticos também puderam anunciar seus novos produtos.
Isso prova a grande influência e a importância dos eventos corporativos nos dias de hoje, que aprenderam a se adaptar ao contexto delicado da pandemia e ainda assim se mantiveram firmes e fortes na maioria das empresas.
Agora, com o retorno a rotina pós pandemia, muitas empresas estão retomando seus eventos presenciais e até mesmo apostando em modalidades diferenciadas para trazer inovação para essas ocasiões.
Por isso, hoje você irá conhecer mais sobre o assunto, assim como as últimas tendências de eventos corporativos que você pode aderir para o seu negócio, independentemente de qual seja o tamanho ou segmento dele.
Entenda o que são os eventos corporativos
Os eventos corporativos nada mais são do que encontros ou até mesmo reuniões que tem como objetivo principal discutir, lançar ou divulgar algum serviço, produto ou inovação dentro do universo empresarial.
Por exemplo, uma empresa de dobra de chapas que realiza um evento para divulgar a nova maneira com a qual suas chapas estão sendo produzidas, pode considerar isso como um evento corporativo, pois seu objetivo está ligado a algo que envolva diretamente a marca.
Entretanto, esse tipo de evento está longe de ser aqueles eventos chiques nos quais as pessoas passam horas e horas sentadas e ouvindo alguém falar sobre um determinado assunto sem parar.
Pelo contrário, com o passar do tempo, os eventos corporativos também aprenderam a se adaptar aos novos tempos e, hoje em dia, esses eventos são bem mais descontraídos, permitindo que todos conversem entre si, se conheçam e compartilhem conhecimento.
Esses tipos de eventos são a oportunidade perfeita para uma empresas adquirir novos patrocinadores e fornecedores, assim como para funcionários demonstrarem mais de seus profissionalismo e se destacarem em meio a pessoas importantes do segmento.
Seja uma fabrica de peças agricolas ou até mesmo uma clínica médica, os eventos corporativos costumam ser realizados com um curto intervalo de tempo, dependendo de empresa para empresa, justamente para criar um relacionamento entre os convidados.
Grande parte das parcerias de sucesso surgem de eventos corporativos, que oferecem um maior e melhor conhecimento das empresas e das pessoas, o que aumenta a atração e boa imagem para que se capte novos clientes e parceiros.
Conheça as modalidades de eventos corporativos
Agora que você já sabe sobre o que se trata os eventos corporativos, chegou o momento de conferir as suas modalidades para entender qual melhor se encaixa ao seu negócio para produzir o evento ideal para a sua marca. Confira:
Presencial
Os eventos corporativos presenciais são aqueles eventos que acontecem em algum espaço específico que foi alugado pela marca para realizar o evento ou que acontece até mesmo dentro da própria empresa e no meio do expediente.
Essa é a modalidade que mais estamos acostumados a ver e que oferece um maior contato entre os convidados, permitindo que todos se conheçam e troquem experiência de maneira imediata na plataforma.
Entretanto, ele também traz seus desafios, como as dificuldades para organizar e altos custos, o que precisa de uma melhor preparação e maior organização da empresa que irá realizar o evento em questão.
Online
Já a modalidade online é aquela que ficou famosa com a chegada da pandemia e foi a única opção dos negócios para continuar realizando seus eventos. Ela foi essencial tanto para uma empresa de usinagem de peças quanto para escritórios de advocacia.
Isso porque, essa modalidade permite o encontro de pessoas através de plataformas virtuais, onde até mesmo milhares podem se encontrar e participar desses eventos de qualquer lugar do mundo.
Mesmo não tendo o contato presencial, que para muitos ainda é extremamente importante, não há como negar que essa modalidade fez com que continuemos a ter intimidade e contato com esses eventos, mesmo que de dentro de casa.
Híbrido
Por fim, deixamos o que pode ser a melhor modalidade de eventos corporativos até os dias atuais, o modelo híbrido é aquele que une as duas modalidades anteriores e oferece um evento que seja em parte online e em parte presencial.
“O evento híbrido veio para ficar. As empresas entenderam que as versões online possuem não só uma capilaridade local, mas a possibilidade de se abrir para o mundo inteiro”, afirma o vice-presidente de inovação da WebSIA, Rodrigo Santos em matéria para a revista Forbes.
Isso prova que essa modalidade de evento corporativo se tornou e tem se tornado a melhor opção para as empresas, pois entrega um evento que traz ótimos benefícios para a empresa e para os convidados.
Claro que, vale a pena entender bem qual a proposta do evento que você deseja realizar, o número de convidados e o cenário do estado em que está presente, tudo isso te ajudará a escolher a melhor modalidade para o seu evento.
Dicas de como produzir um evento corporativo
Quando uma empresa decide fazer um evento corporativo, seja para atrair um fornecedor de gradil ou até mesmo novos clientes, os profissionais às vezes não sabem por onde começar, afinal de contas, são muitas coisas para cuidar.
Por isso, preparamos uma lista com pontos-chave para te ajudar a dar a partida na preparação do evento e que são essenciais para produzir um evento de sucesso para a empresa e seus convidados, confira:
- Faça uma lista de tudo o que será preciso;
- Peça ajuda de outros profissionais;
- Estipule um número máximo de convidados;
- Tenha um valor máximo a ser gasto;
- Realize muitas pesquisas na internet;
- Compare preços, suporte e qualidade;
- Converse com vários fornecedores.
- Escolha um local ou plataforma adequada;
- Seja criativo na decoração.
Dicas como essas te ajudarão e muito a produzir um evento corporativo de sucesso e que traga ótimos resultados para a sua empresa e uma experiência única a todos os seus convidados.
Confira as últimas tendências de eventos corporativos
Os eventos corporativos estão voltando com força total à rotina das empresas e, mais do que nunca, tendências e temáticas importantes estão começando a ganhar destaque nessas ocasiões e abraçar o universo empresarial.
Por isso, selecionamos algumas das últimas tendências de temas para eventos corporativos que podem ser realizados tanto em uma empresa de manutenção elétrica industrial quanto em uma escola particular. Confira quais são:
Sustentabilidade
A sustentabilidade é um conceito que tem como objetivo principal proteger o meio ambiente, a natureza e gerar mais consciência sobre como as pessoas gastam, consomem e descartam lixo todos os dias.
Não é novidade para ninguém que a poluição em todo o mundo só cresce e isso afeta diretamente nosso meio ambiente, que está morrendo aos poucos, por isso, é nosso dever enquanto cidadãos cuidar desse bem que possuímos.
Por isso, a sustentabilidade se tornou um conceito muito importante dentro das empresas e um dos temas principais de eventos que está trazendo mais conscientização para as pessoas, mudando a maneira como elas consomem e descartam resíduos.
Tecnologia e inovação
Tecnologia e inovação são características que estão mais presentes do que nunca na rotina de uma empresa de gradil e de diversas outras no mercado, ela tem mudado por completo a maneira como as marcas produzem, vendem e se mantêm de pé.
Não é à toa que diversas plataformas, aplicativos e sistemas foram criados para trazer mais automatização e acessibilidade para as empresas, e aquelas que entendem a importância desse conceito, não ficam para trás.
Sendo assim, eventos corporativos que trazem consigo esse tema acabam se destacando em meio aos convidados, que verão aquela empresa com bons olhos e estarão dispostos a abraçar a causa de uma marca que defende a inovação e os avanços tecnológicos.
Parceria com influenciadores
Por fim, mas longe de ser menos importante, vivemos em uma geração onde os famosos influenciadores digitais estão ganhando um grande destaque no mercado e sendo contratados por empresas com o objetivo de aumentar suas vendas e influência no meio digital.
Sendo assim, se a sua rede de empresas de inspeção em caldeiras, por exemplo, contratou algum influenciador digital para fazer esse trabalho para a sua marca, vale a pena realizar um evento com a presença dessa figura pública.
Isso acaba atraindo ainda mais convidados e gerando mais autoridade para a sua empresa, o que a torna uma marca diferenciada no mercado, fazendo com que ela saia à frente da concorrência.
Essas são apenas algumas das últimas tendências e temáticas que você pode aderir em seis eventos corporativos, independentemente de qual seja a modalidade deles, esses assuntos irão ser o pontapé de discussões valiosas entre os convidados.
Considerações finais
Dessa maneira, você conseguirá produzir um evento corporativo com assuntos que estão em alta na atualidade, que traga ótimos resultados para a sua empresa e uma experiência sem igual para todos os seus convidados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.