Treinamentos comportamentais gamificados, saiba a sua importância
Gamificação e Clima organizacional
Gamificação e clima organizacional são conceitos que parecem quase opostos, mas a realidade é que eles andam mais próximos do que nós imaginamos. A busca por criar espaços mais produtivos e agradáveis de trabalho não é tão recente, mas também não é tão antiga.
A produtividade exacerbada é incentivada desde o período da revolução industrial, quando as máquinas começaram a ser adotadas pelas grandes fábricas, mas aliar esse desejo à necessidade humana de descontração tem sido pauta em diversas discussões corporativas.
Empresas que fabricam laje nervurada com isopor têm buscado formas de criar um ambiente corporativo que seja ao mesmo tempo interessante para a empresa e que possa aumentar a satisfação dos funcionários.
O uso da gamificação para melhorar o clima organizacional é uma das alternativas para trazer mais engajamento à sua equipe e obter melhores resultados na empresa.
O que é gamificação?
Gamificação vem do inglês gamification e se refere ao processo de adicionar elementos de jogos em atividades não relacionadas a jogos, como no ambiente de trabalho, com o objetivo de melhorar a motivação e o engajamento dos funcionários.
Isso pode ser alcançado através da incorporação de recompensas, desafios e competições em tarefas diárias. A gamificação promove um ambiente de competição saudável, descontração e interação entre os trabalhadores.
Quando implementada corretamente, ela pode melhorar a produtividade, criatividade, satisfação no trabalho e habilidades dos profissionais. É uma ferramenta ainda pouco utilizada no mercado brasileiro, mas que traz uma série de benefícios para as empresas.
O que é clima organizacional?
O clima organizacional é o ambiente emocional e psicológico que permeia a cultura e as relações dentro de uma instituição.
É influenciado por fatores como a liderança, a comunicação, as políticas e as práticas de uma empresa de laudo ambiental, bem como pelo comportamento dos funcionários e a dinâmica de grupo.
Tem um impacto significativo na motivação, satisfação e desempenho dos funcionários. Um clima positivo pode levar a uma equipe mais engajada e motivada, enquanto um clima negativo pode levar a um baixo rendimento e uma alta rotatividade de pessoal.
Fazer uma boa gestão do clima e cultura é importante para o sucesso de uma empresa. Promover a comunicação e a colaboração entre os funcionários, fornecer feedback e garantir um ambiente de trabalho seguro e inclusivo são medidas cabíveis.
Quais benefícios esses recursos podem trazer?
Usar a gamificação para melhorar o clima organizacional pode ajudar a aumentar a produtividade, como já foi mencionado, mas esse não é o único benefício que o recurso pode trazer.
Além disso, ela pode ser usada para treinar e desenvolver habilidades, promover a colaboração entre os funcionários e aumentar a conscientização sobre questões importantes para a empresa.
Veja mais alguns benefícios que a gamificação pode trazer para o clima organizacional do seu negócio.
Melhora o engajamento dos colaboradores
A gamificação pode aumentar a motivação e o engajamento dos trabalhadores ao tornar as tarefas diárias mais divertidas e desafiadoras, enquanto um clima organizacional positivo pode aumentar a satisfação e a lealdade no trabalho.
Ao propor atividades com viés lúdico, mesmo que buscando resultados profissionais, as atividades se tornam mais divertidas e atrativas para os funcionários, que podem executá-las sem a pressão da demanda cotidiana.
Aumento da produtividade
Quando os trabalhadores são motivados e engajados, eles tendem a ser mais produtivos. Além disso, a gamificação pode ajudar a treinar habilidades e a desenvolver novas competências. Veja sobre gamificação e clima organizacional.
Uma tabela de pontuação e prêmios pode incentivar os funcionários de uma transportadora de pequenas encomendas a realizar mais entregas por dia, ou melhorar o atendimento e conseguir mais avaliações positivas, por exemplo.
É importante que essas bonificações sejam exatamente isso, um bônus. Estabelecer esses programas como metas obrigatórias, além das metas já acertadas para cada cargo, cria mais pressão e gera o efeito oposto ao desejado.
Promoção da colaboração
A gamificação pode fomentar a colaboração entre as equipes ao incentivá-las a trabalhar em tarefas e desafios conjuntos. Um clima organizacional positivo também pode instigar a colaboração ao promover relações saudáveis e respeitosas entre os profissionais.
Assim como as brincadeiras da infância, atividades desse tipo desenvolvem habilidades interpessoais e melhoram o relacionamento entre os funcionários, evitando conflitos e ruídos de comunicação que atrapalham o trabalho.
Aumento da inovação
A gamificação pode estimular a criatividade dos profissionais ao desafiá-los a pensar de forma diferente e encontrar soluções variadas para os problemas. Também pode estimular a inovação ao dar aos funcionários liberdade e confiança para experimentar novas ideias.
Uma empresa que fabrica mangueira pneumática e tem esse tipo de abertura usufrui de equipes mais eficientes e participativas nos processos de decisão da corporação.
Muitas agências de marketing incentivam momentos de descontração e estreitamento de laços entre os funcionários.
Alguns grandes nomes da publicidade afirmam que quanto mais os profissionais se divertem ao longo do desenvolvimento de uma ideia, maiores são as chances de que aquela seja uma campanha de sucesso e vencedora de prêmios significativos da área.
Como usar a gamificação na sua empresa?
Para incluir a gamificação no ambiente de trabalho, é importante primeiro identificar os objetivos da empresa e como eles podem ser atingidos através da gamificação.
Uma vez que os objetivos estejam claros, é hora de definir as regras do jogo e as recompensas para os colaboradores. A empresa deve implementar a gamificação de forma clara e eficaz, com comunicação adequada e monitoramento regular dos resultados.
Confira algumas formas de usar a gamificação no dia a dia da sua empresa.
Criar desafios e jogos de equipe
Encorajar o trabalho em equipe com tarefas divertidas e desafiadoras pode aumentar a motivação e a colaboração dos funcionários, além de simular situações reais em que será necessário unir forças para chegar nos resultados desejados.
Uma atividade em campo para praticar afugentamento de fauna pode provocar os profissionais a pensar em métodos mais eficientes baseados nos pontos fortes de cada um e equilibrar as potencialidades da equipe.
Implementar sistemas de recompensas e reconhecimento
Criar sistemas de recompensas para premiar funcionários por atingir metas e alcançar objetivos também é parte do processo de gamificação e ajuda a manter as equipes motivadas.
Em uma empresa que presta o serviço de envidraçamento de sacada preço m2, estabelecer programas de metas incentiva os funcionários a superar uns aos outros, portanto, aumenta a produtividade.
Além disso, fornecer feedback e reconhecimento regular pode ajudar a aumentar a confiança e a autoestima dos profissionais, o que também influencia diretamente na sua capacidade de produção.
Treinar habilidades de forma divertida
Utilizar jogos e desafios para treinar habilidades e desenvolver novas competências pode ser mais divertido e motivador do que o treinamento convencional.
Uma competição de montagem de rack cabeamento estruturado é uma boa forma de engajar os funcionários, incentivá-los a entender a fundo como a tarefa funciona e se preparar para executá-la o mais rapidamente que conseguirem.
Pequenas gincanas podem trazer de volta a motivação inicial dos funcionários para trabalhar na sua empresa, ao passo que melhora também a imagem do empreendimento no mercado.
Incentivar a participação
Toda empresa tem trabalhadores que não interagem muito com o restante da equipe e, ao mesmo tempo que é importante respeitar a personalidade dos funcionários, pessoas que não se engajam podem trazer prejuízos para o desempenho do time.
Ruídos de comunicação, informações perdidas e tarefas deixadas pela metade ou completamente ignoradas podem ser algumas das consequências da falta de interação entre os funcionários.
Uma empresa que fabrica asfalto frio deve buscar incentivar essa interação, a fim de eliminar erros e falhas na execução das tarefas cotidianas da equipe e garantir o funcionamento da empresa.
Alguns recursos que podem ser usados no processo de gamificação para alimentar um bom clima organizacional são:
- Quizzes sobre a cultura e valores da empresa;
- Jogos de estratégia para desenvolver pensamento crítico;
- Brincadeiras de simulação para treinar vendas, apresentações, etc;
- Atividades de desenvolvimento pessoal para treinar comunicação.
Os modelos de trabalho tradicionais estão sendo confrontados pelas mudanças culturais das novas gerações, e é preciso saber se adaptar e responder a elas para manter a empresa viva no mercado.
Tendências como o unbossing, que prega por relações menos opressivas entre funcionários e gestores, substituindo-as por lideranças mais inteligentes e inclusivas, têm ganhado força entre a mão de obra que chega agora no mercado de trabalho.
Usar recursos como a gamificação e comunicação aberta e clara com os profissionais da sua empresa pode ser um caminho para alinhar as políticas internas da organização com as expectativas dos funcionários e melhorar os resultados e o desempenho da sua empresa.
Cuide-se Já
E para ser ainda mais efetivo entre uma pesquisa de clima e outra, uma opção é oferecer um programa que trabalhe o bem-estar e autoestima de cada colaborador. O Cuide-se Já, um jogo estruturado e guiado pelo psiquiatra Dr. Jairo Bouer, trabalha temas como propósito e realização; socialização e relacionamentos; ambiente e círculo de confiança; saúde física e hábitos saudáveis e saúde mental e emoções positivas.
Os jogos têm tarefas com metas e regras claras, engajam, divertem e, principalmente, liberam dopamina, trazendo aquela sensação de bem-estar, além do participante pode acompanhar sua evolução. Saiba mais e peça uma demonstração em Cuide-se Já.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.