Tendências do mercado de treinamento
O mercado de treinamento está sempre em constante evolução, por isso é essencial que as empresas observem todas as tendências no desenvolvimento de pessoas no contexto corporativo.
Afinal, os métodos mais tradicionais, com horas em salas de treinamento, já se tornaram ultrapassados, e hoje as empresas sabem que esse formato não é nada efetivo e não ajuda os colaboradores em nada.
Muitos desses avanços se devem às transformações tecnológicas que surgem a todo momento, graças a isso o mundo corporativo é contemplado com novas técnicas e novos recursos que promovem a aprendizagem desses profissionais.
Sem contar que esses novos métodos proporcionam:
- Maior economia de tempo;
- Maior economia de dinheiro;
- Maior segurança;
- Mais aprendizado.
Com isso, os novos recursos e técnicas potencializam o desenvolvimento da empresa, mantém as equipes mais atualizadas, motivadas e produtivas. Neste texto separamos as ações mais inovadoras referente a treinamentos. Confira!
O que é e por que apostar na gamificação?
Dentro de uma série de novos processos de treinamentos, vamos dar destaque para a gamificação, pois essa é forma inovadora que pode ser usada em diversas empresas, como de fabricante de caixa de papelão ou uma empresa de tecnologia.
O termo gamificação surgiu da palavra inglesa gamification, que se refere às práticas que utilizam elementos e estratégias que são bem parecidas a jogos, porém o seu objetivo não é a diversão, mas sim o aprendizado.
Com isso, as pessoas conseguem aprender de uma forma mais lúdica e divertida, sem passar hora a fio vendo uma pessoa falar sobre o assunto, sem entender absolutamente nada.
Por exemplo, uma empresa de impressão flexográfica irá usar diferentes mecanismos, como:
- Design;
- Avatar;
- Rankings;
- Pontuações;
- Prêmios;
- Missões;
- Recompensas.
Elas são usadas para adicionar características de games e com isso tornar as tarefas mais divertidas, envolvente e bem mais dinâmicas. Saiba que a gamificação pode ser aplicada em:
- Processos internos;
- Objetivos de uma empresa;
- Aulas online;
- Tarefas do dia a dia.
Saiba que essa metodologia tem se tornado um grande sucesso no meio corporativo, que enxerga a necessidade de aperfeiçoar os treinamentos com o objetivo de fazer com que seus colaboradores absorvam melhor o aprendizado.
Sendo assim, quando uma fábrica de esmalte sintético à base de água, por exemplo, usa esse método, consegue transformar uma tarefa ou um processo em uma espécie de game eficiente, afinal esses jogos são capazes de prender a nossa atenção.
Além disso, ele gera uma competição saudável e motiva os colaboradores a subir de nível, conquistar novas missões e se manter cada vez mais envolvido com o treinamento, com isso você transforma uma tarefa chata em algo interessante.
A gamificação tem sido utilizada em diversos segmentos do ambiente corporativo, desde as estratégias de vendas até a gestão de pessoas.
Quais as vantagens da gamificação?
Como você pode observar, a gamificação é muito importante para auxiliar as empresas em diversos treinamentos, seja de acesso por cordas ou do uso de novas tecnologias, podemos dizer que as duas palavras-chave são motivação e engajamento.
Esses dois aspectos determinam o sucesso de uma empresa e com isso consegue fazer com que seus funcionários sejam motivado, trazendo diversos benefícios como:
- Desenvolve novas habilidades e competências dos colaboradores;
- Facilita a adesão à tecnologia;
- Proporciona reconhecimento;
- Os feedbacks são mais frequentes;
- Melhora o processo de aprendizagem;
- Torna o clima organizacional mais leve;
- Gera análises ricas sobre o desempenho dos participantes;
- Simplifica o processo de recrutamento e seleção;
- Promove a melhoria contínua;
- Alinha os objetivos e metas da empresa entre o time;
- Eleva a satisfação dos funcionário através de uma experiência divertida;
- Transmite valores da empresa;
- Reforça a cultura organizacional.
Isso explica por que a gamificação está fazendo tanto sucesso entre as empresas, mas é importante que você saiba que não existe apenas esse modelo de treinamento. Veja a seguir algumas outras tendências desse segmento.
Blended learning
Essa é uma técnica que busca manter os conceitos de ensino de uma sala tradicional, porém aliada a tecnologia, o seu principal objetivo é potencializar os resultados atingidos com o treinamento.
Tudo isso é feito através de uma metodologia personalizada, sendo assim uma empresa de comunicação visual, ao utilizar o blended learning, irá considerar a competência e o ritmo de aprendizagem individual do colaborador.
A principal característica desse modelo é a diversidade de métodos que são aplicados para isso, pois o acesso às informações pode ser realizado por meio de uma plataforma de ensino a distância.
Todos os conteúdos são disponibilizados por:
- E-books;
- Video aulas;
- Artigos;
- Games;
- Sites de conteúdos;
- Blogs;
- Plataformas de streaming como o YouTube;
- Bibliotecas virtuais.
Essa diversidade de meios de estudos é muito importante para que as pessoas consigam absorver da melhor forma os conteúdos, sendo o ponto alto desse estudo.
Essa forma de ensino também permite que os colaboradores consigam estudar de qualquer lugar, tornando esse momento muito mais prazeroso, e as interações acontecem através de encontros virtuais e presenciais.
Sendo feita através de grupos de estudos via web, fóruns e até mesmo chats, são nesses encontros que professores, tutores, gestores e especialistas discutem sobre diversos assuntos e temas para tirar todas as dívidas.
Comunidade de aprendizagem
Esse é um método de aprendizado em conjunto que funciona de uma forma simples. Por exemplo, uma empresa de aluguel de andaimes une os indivíduos em ideias semelhantes, isso é fundamental para formar círculos de aprendizado e com isso impulsionar iniciativas.
Dessa forma, os colaboradores que pertencem ao mesmo círculo de aprendizagem conseguem aprender e até mesmo replicar o comportamento dos outros participantes, conseguindo adquirir novas habilidades cognitivas e hábitos. Isso acontece através de:
- Treinamento e desenvolvimento de pessoas;
- Palestras;
- Cursos;
- Workshops.
O seu grande objetivo é a expansão do conhecimento através do compartilhamento de ideias, conhecimentos e experiência, isso estimula o sentimento de pertencimentos desses funcionários.
Diversidade, equidade e inclusão
A diversidade e a inclusão podem ser trabalhadas por meio de métodos formais de treinamento ou de forma online. Independentemente da forma de aprendizagem, é importante que a empresa esteja atenta a essas questões.
Saiba que trabalhar a diversidade e a inclusão não é apenas educar as pessoas em ações sobre o tema, é fundamental que você promova essas pessoas dentro da sua empresa, isso mostra que você saiu do discurso e foi para a ação.
Por exemplo, uma empresa de termopar tipo J, com o desenvolvimento de ações de inclusão consegue criar uma comunidade de aprendizado corporativo, verificando quais são as barreiras que a corporação enfrenta.
Se o acesso ao ensino de uma língua é algo que impede o avanço da carreira desses funcionários, os treinamentos precisam gerar oportunidades educacionais ao redor do mundo para que seja possível promover a diversidade das equipes.
Realidade virtual
A realidade virtual é uma ótima alternativa para alinhar o treinamento teórico, que é focado nos conteúdos, com a parte prática, fazendo com que os funcionários alinhem o conhecimento à prática.
Com isso a empresa consegue estimular a mudança de comportamento, tornando o aprendizado muito mais fácil e dinâmico, dessa forma o colaborador entende a importância da sua atuação na empresa e a sua relação de trabalho muda de forma positiva.
Com isso, a realidade virtual consegue desenvolver softwares específicos que imitam a realidade corporativa, permitindo assim programar ambientes, condições e situações.
Inúmeras realidades podem ser reproduzidas, como a execução de um piso drenante, tudo através de um óculos 3D, usando alavancas, botões, volantes e outras ferramentas que aumentam a experiência.
Dessa forma os profissionais conseguem desenvolver habilidades de uma forma mais motivadora e agregando muitos resultados às organizações.
Por que acompanhar as tendências de treinamento?
Quando uma empresa acompanha as tendências de treinamento, ela consegue se diferenciar de suas concorrentes, pois o time está bem mais engajado, já que sabem que a corporação se importa com eles.
Afinal não estão fazendo treinamentos só por fazer ou porque algum órgão exige, estão realmente pensando no bem-estar dos colaboradores.
Outro ponto importante é proporcionar experiências únicas de aprendizado, que funcionam como investimentos no capital da empresa, mas principalmente no desenvolvimento das equipes.
Sendo assim, quando você investe nessas tendências consegue:
- Reter os funcionários;
- Engajar os melhores talentos;
- Acelerar o crescimento dos negócios;
- Adequar a empresa à nova realidade;
- Alinhar a organização à alta demanda por crescimento;
- Reconhecer a ligação entre as estratégias de treinamento e desenvolvimento;
- Preparar a empresa para o futuro.
É importante que as empresas reconheçam que as tendências de treinamento e desenvolvimento dos próximos anos estão conectadas por um ponto central, que são as pessoas. Saiba quais os resultados a gamificação proporcionou no ebook gratuito.
Afinal os treinamentos enxergam o indivíduo como ele é, não apenas mais um número, humanizando assim todos os processos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.