4 usos do simulador para treinamento de vendas

O treinamento de vendas desempenha um papel essencial no êxito de todas as equipes comerciais, independentemente do setor. Desde representantes de vendas em empresas farmacêuticas até agentes de seguros, todos precisam aprimorar suas habilidades para concluir negociações de maneira consistente e eficaz. 

O processo de treinamento da equipe de vendas exige uma abordagem estruturada e minuciosa, que seja fácil de mensurar e que capacite os colaboradores a atingirem suas metas comerciais. Contudo, treinamentos que carecem de dinamismo, interação limitada e falta de desafios não contribuem para a capacitação dos colaboradores. Pelo contrário, acabam desmotivando a equipe. 

Para William Glasser, psiquiatra americano, a chave para o aprendizado efetivo não está na memorização e sim na participação e prática.  

simulador
A Pirâmide de William Glasser evidencia a diferença no processo de aprendizagem quando empregamos diferentes formatos: enquanto apenas visualizar e ouvir o conteúdo resulta em uma retenção de aproximadamente 50%, a prática ativa ou o ensino direto levam o colaborador a absorver cerca de 80% a 95% do material.

A teoria da aprendizagem de Glasser vai de encontro aos estudos do NTL Institute for Applied Behavioral Science, que indica que a simulação de situações reais para treinar equipes resulta em uma retenção de conteúdo de 78%. Em comparação com outros formatos, a diferença na absorção de conhecimento é notável: a utilização de vídeos alcança apenas 20% de retenção, enquanto o treinamento baseado em leitura e palestras atinge modestos 15%. Portanto, pode-se dizer que, hoje, os simuladores é um formato gamificado, atrativo, adaptável e completo para a equipe de T&D treinar uma equipe de vendas.  

O treinamento por simulação pode variar desde games simples até experiências mais sofisticadas, incorporando tecnologias como realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA). Essa abordagem prática possibilita um envolvimento eficaz em cenários do mundo real. Em outras palavras, os gestores podem conceber e criar um ambiente virtual controlado, no qual os colaboradores podem praticar suas habilidades de vendas com riscos controlados, incentivando-os a tomar decisões assertivas. 

Nesse sentido, pode-se citar exemplos de áreas para a aplicação de simuladores:  

Farmacêuticas: representante de vendas de farmacêuticas pode simular o role play com médicos de perfis diferentes, técnicas para contornos de objeções e apresentação de conteúdos científicos sobre os produtos/medicamentos; Veja o uso na FQM.

Seguros: o corretor de seguros pode simular interações com os clientes através de negociações/diálogos desafiadores, adaptando diferentes abordagens e reforçando habilidades de comunicação, persuasão e negociação.  

Atendimento ao Cliente: o atendente participa de simulações de interações com clientes, permitindo que os agentes de atendimento ao cliente pratiquem como lidar com consultas, reclamações e situações desafiadoras de forma eficaz. 

Imobiliária: o gente imobiliário pode usar simuladores para aprimorar suas habilidades de venda, simular negociações com compradores e vendedores e explorar diferentes estratégias de marketing. 

Seja qual for a sua área, segmento ou objetivo, o Simulador de Vendas pode ser utilizado. Por isso, seguem 3 dicas para você implementar um treinamento dinâmico e inovador: 

  1. Defina os objetivos do treinamento e quais são os problemas você quer resolver na sua área. Pergunte a si mesmo: 

Qual é o resultado desejado? Quais habilidades específicas você deseja que sua equipe de vendas desenvolva? Deixe claro quais são os objetivos a serem alcançados e estimule a força de vendas a buscar as melhores estratégias para ganhar a confiança do cliente; 

  1. Crie situações e cenários realistas: 

Criar um cenário de vendas que reflita a realidade do mercado e os desafios que a sua equipe enfrenta diariamente é essencial para envolver o colaborador. Utilize um editor de diálogo que seja intuito e fácil para você construir as situações e deixar a simulação personalizada para a sua empresa.  

  1. Integre elementos de jogo no Simulador: 

Utilizar uma plataforma que ofereça um Simulador Gamificado pode facilitar o desenvolvimento do se treinamento. A empresa de gamificação tem expertise nessa área e pode colaborar com games viciantes, além de personalizar visualmente o Simulador para a cara da sua empresa.  

Faça do Simulador de Vendas um aliado nos seus treinamentos e aumente a eficiência da equipe e motivação dos colaboradores.  

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