Raízen e Klabin inovam e utilizam a gamificação para promover conscientização no Maio Amarelo
72% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos e 87% afirmam que a gamificação pode ajudar a mudar hábitos e comportamentos.
A campanha Maio Amarelo é uma iniciativa internacional que visa conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito. A campanha tem como objetivo reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito em todo o mundo. E as empresas utilizam a data de forma estratégica para treinamentos que reforcem a direção defensiva.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o trânsito é responsável por cerca de 1,35 milhão de mortes por ano em todo o mundo. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, foram registradas 30.796 mortes no trânsito em 2020. Duas grandes empresas conhecidas pela sua cultura de sustentabilidade, segurança e inovação, Raízen e Klabin, utilizam plataformas criadas pela empresa pioneira em gamificação no Brasil, PlayerUm.
A plataforma conta com uma mecânica que permite o jogador vivenciar várias simulações de situações no trânsito, como acidentes, prevenindo e conscientizando os colaboradores em suas ações e decisões. “Há uma necessidade urgente de se reduzir a quantidade de acidentes no trânsito e isso passa por educação, conscientização e ação.” disse o CEO da PlayerUm, Flávio Stoliar. “Ainda não inventaram nenhuma ferramenta melhor do que os games para se chegar a esses objetivos e efetivamente mudar hábitos”. Complementa Stoliar
As iniciativas da Raízen e da Klabin fazem parte de uma série de ações que estão sendo realizadas em todo o mundo para promover o Maio Amarelo. Além do jogo, as empresas também apoiam diversas outras iniciativas que visam conscientizar as pessoas sobre sustentabilidade, saúde e segurança.
Empresas como a EcoRodovias, Porto Seguro e Volvo já adotam a gamificação como uma ferramenta para mudar comportamentos em seus treinamentos e campanhas. A ideia é ampliar alcance e engajamento, com uma abordagem mais leve, imersiva e marcante.
Veja também tendências do treinamento.