Marketing Farmacêutico: Dicas para Aumentar Vendas em Farmácia e Distribuidoras
A indústria farmacêutica é um mercado altamente competitivo! Disso, você já entende: o avanço tecnológico é um pilar do setor, que tem como referências grandes empresas que são líderes em inovação.
Desse desafio, surge uma grande oportunidade: a implementação de estratégias criativas, únicas e estratégicas de marketing é uma grande chance para destacar marcas e produtos, tanto em farmácias quanto em distribuidoras.
Com o aumento da regulamentação e as especificidades do setor, é essencial desenvolver táticas personalizadas para atingir o público-alvo, seja ele composto por profissionais de saúde, distribuidores, profissionais que trabalham em farmácias parceiras ou clientes finais.
Neste post, exploramos algumas dicas essenciais para aumentar vendas no setor farmacêutico, focando em estratégias que podem ser aplicadas nas relações desenvolvidas com farmácias distribuidoras, profissionais da saúde, equipes de vendas e, claro, com os clientes finais. Ah! Incluímos, além disso, exemplos práticos e cases de sucesso para inspirar a sua equipe. Não deixe de conferir!
Por que investir em marketing farmacêutico?
Investir em marketing farmacêutico é muito importante para aumentar a visibilidade da marca, fortalecer a confiança do cliente e promover a fidelidade. No entanto, essa é uma área desafiadora, uma vez que envolve a comunicação de informações sensíveis, o cumprimento de regulações rigorosas e a necessidade de construir uma conexão real com diferentes stakeholders, como médicos, farmácias e consumidores.
O marketing farmacêutico bem executado gera um impacto positivo tanto no alcance quanto na percepção da marca, auxiliando no processo de decisão de compra e aumentando a retenção de clientes, seja na farmácia ou no consultório médico.
Como aumentar o alcance de marcas da indústria farmacêutica?
Para aumentar o alcance das marcas farmacêuticas, é importante adotar uma abordagem multicanal, integrando estratégias de marketing digital com ações presenciais. Além de investir em ações tradicionais, como propagandas e merchandising, não esqueça de construir uma base sólida no marketing de conteúdo, SEO e campanhas direcionadas para educar tanto o consumidor quanto os profissionais da saúde.
Uma das estratégias que vem diferenciando grandes empresas farmacêuticas como a Libbs, a FQM e a Boehringer Ingelheim é a gamificação, que pode transformar treinamentos, ativações de marca e até a educação de pacientes em experiências interativas e engajadoras.
6 estratégias para aumentar as vendas de farmácias e produtos cosméticos
1. Ativações para congressos e eventos
Congressos e eventos da indústria são excelentes oportunidades para conectar-se diretamente com médicos, farmacêuticos e distribuidores, oferecendo uma experiência única. Nessas ativações, marcas têm a chance de se posicionar como líderes de mercado, ao mesmo tempo em que educam e engajam os participantes.
Um exemplo prático de ativação de marca para eventos foi liderado pela TOTVS: em colaboração com a PlayerUm, a marca desenvolveu um estande interativo para o BITS, seu programa de fidelidade, oferecendo aos participantes uma experiência de gamificação envolvente.
O jogo criado foi no estilo “endless runner”, onde os participantes assumiram o papel de astronautas em uma emocionante missão dentro do Universo TOTVS. A experiência não apenas reforçou o valor do programa de fidelidade, mas também proporcionou momentos de diversão, tornando o estande uma das principais atrações do evento. Veja como foi em um vídeo de 1 minuto, no YouTube!
2. Estratégias de fidelização através de farmácias
A fidelização do cliente no ambiente farmacêutico pode ser impulsionada por meio de programas de benefícios, como descontos para clientes através de farmácias parceiras, ou iniciativas de bem-estar no local que envolvem a educação sobre os produtos e serviços disponíveis.
Além disso, parcerias com grandes redes de distribuição podem ajudar a estabelecer uma relação de confiança entre o cliente final e a marca, fortalecendo a visibilidade dos produtos nos pontos de venda. Por isso, não esqueça de investir em embalagens e estandes bonitos e únicos, que podem chamar a atenção de clientes em potencial!
3. Atendimento especializado do cliente e do médico
No marketing farmacêutico, um dos principais fatores de sucesso é a qualidade do atendimento prestado ao cliente e ao médico. Um bom atendimento pode aumentar as chances de conversão e fidelização, além construir uma imagem positiva da marca.
Um bom exemplo de como inovar no atendimento especializado é o case da Libbs, que criou, junto à PlayerUm, a Jornada da Ansiedade e Depressão. A ação é uma jornada gamificada com foco em saúde mental, com o objetivo de educar tanto os pacientes quanto os profissionais da saúde. A gamificação permitiu que os participantes identificassem sintomas, compreendessem o momento adequado para procurar ajuda médica e aprendessem sobre a importância da adesão ao tratamento.
Além de vídeos interativos criados por especialistas como o Dr. Jairo Bouer e Daiana Garbin, a jornada incluiu quizzes e desafios interativos, simulações de atendimento médico e roleta de conscientização para despertar interesse e encantar clientes e parceiros. Jogue agora a Jornada no nosso site para conhecer todos os detalhes da ação da Libbs!
Como descreveu o CEO da PlayerUm, Flávio Stoliar, no LinkedIn:
“Uma jornada gamificada de autoconhecimento para melhorar sua saúde mental e, no limite, te ajudar a se perceber dentro de um problema maior que você já possa estar vivenciando. É delicioso aprender jogando, da forma mais leve e marcante possível!”
4. Marketing farmacêutico para visitador médico
O visitador médico é uma peça-chave no marketing farmacêutico, responsável por informar médicos sobre as características de cada medicamento e cosmético, atualizando-os sobre resultados de pesquisas, novas formulações e avanços no desenvolvimento dos produtos.
Investir em uma comunicação eficiente e transparente, baseada em dados e evidências clínicas, é fundamental para aumentar a confiança dos profissionais. Não deixe de preparar o seu visitador médico com apresentações e pesquisas para marketing farmacêutico!
5. Treinamentos padronizados para a equipe de vendas
Você já sabe que o treinamento da equipe de vendas é muito importante, mas o que o processo de garantir a excelência no aprendizado das informações e o bom atendimento pode ser difícil e cansativo. Por isso, é essencial pensar em formas de padronizar e automatizar os treinamentos, estabelecendo processos fixos com eficácia mensurável.
Para criar formatos padronizados, você sabia que é possível utilizar treinamentos interativos através de técnicas de simulação e gamificação que preparam a equipe para as situações mais desafiadoras do dia a dia?
Usar um simulador de vendas gamificado foi a escolha da FQM, que utiliza cenários que simulam situações reais do dia a dia e diálogos interativos para treinar equipes. O ambiente gamificado proporcionou uma experiência imersiva, onde os colaboradores simulam atendimentos reais, aprendem a superar objeções e dominam o processo de vendas. Os minigames e dashboards de acompanhamento garantem, também, que os gestores acompanhem o progresso de cada colaborador em tempo real!
Quer experimentar um ambiente imersivo para treinar vendedores na sua empresa? Conheça mais sobre os simuladores de vendas da Playerum.
6. Trade Marketing
As ações de trade marketing são fundamentais para posicionar melhor os produtos nas farmácias e pontos de venda. Invista em campanhas de merchandising, promoções e marketing direto para aumentar a visibilidade e fortalecer a presença dos produtos no varejo.
7. Gamificação
Por fim, a gamificação tem se mostrado uma das ferramentas mais eficazes para o marketing farmacêutico. Seja para educar, engajar ou treinar, o uso de jogos e mecânicas interativas tem transformado a maneira como os profissionais de saúde e consumidores finais interagem com marcas farmacêuticas.
Se você quer saber mais sobre como a PlayerUm pode ajudar a sua marca a se destacar com soluções gamificadas e personalizadas, não deixe de conferir mais detalhes sobre como podemos destacar a sua marca em eventos, automatizar os treinamentos da sua equipe e potencializar seus resultados de vendas em farmácias e distribuidoras!