5 inovações com gamificação que as empresas irão aderir em 2024
A cada dia que passa, as grandes empresas vem investindo ainda mais em inovação alinhadas com a gamificação, a ferramenta já se provou útil para onboarding, treinamentos, marketing e eventos. Veja quais serão as inovações principais áreas que as empresas irão aderir a gamificação em 2024. São ideias para que possa estruturar e implementar de forma eficaz o novo modelo que vem ganhando o coração de muitas empresas.
A inovação dentro dos treinamentos, facilitando a vida dos gestores
A gamificação pode tornar os treinamentos mais interativos, personalizados e eficientes, usando elementos como recompensas, desafios, feedback e reconhecimento, a gamificação tem trazido uma grande mudança para este âmbito. Ajudando os gestores de equipe a desenvolverem sua equipe mais rápido, ela é uma tendencia para o próximo ano. A realidade virtual tem colaborado muito com essa área também.
Alguns cases de empresas que já estão utilizando a gamificação em seus treinamentos, confira alguns cases:
GLOBO: A PlayerUm e a Globo uniram forças para criar o projeto Semana do Meio Ambiente 2023, uma iniciativa inovadora que transformou o relatório ESG da Globo em um jogo envolvente. Com uma avaliação de experiência de navegação e conteúdo de 9,9, o game conquistou os colaboradores.
Treinamento de vendas da Farmoquímica: Essa iniciativa pioneira combinou tecnologia de ponta e estratégias de gamificação, resultando em uma experiência de treinamento online envolvente e interativa. O jogo simula situações reais de atendimento, oferecendo aos participantes respostas imediatas, feedback personalizado e oportunidades contínuas de aperfeiçoamento
Domino’s Pizza: A empresa criou um jogo chamado Pizza Hero, que simula o processo de fazer uma pizza, desde a massa até o forno. O jogo serve como uma forma de treinar e recrutar novos funcionários, além de aumentar o engajamento dos clientes.
Cisco: A empresa desenvolveu um jogo chamado Cisco Mind Share, que ensina os conceitos básicos de redes e prepara os funcionários para o exame de certificação CCENT. O jogo usa elementos como níveis, pontuação, feedback e competição.
Saiba mais sobre treinamentos gamificado
Como aprimorar as habilidades da sua equipe com a gamificação?
Mais interatividade e participação nos eventos
A gamificação tem aumentado o engajamento, participação e a satisfação dos participantes, usando elementos como missões, pontos, rankings e badges. A realidade virtual, aumentada e mista, pode oferecer ambientes virtuais envolventes e interativos para os eventos.
Alguns exemplos de empresas que já estão utilizando a gamificação nos eventos são:
Google: A empresa usou a gamificação para promover o seu evento Google I/O, que é voltado para desenvolvedores. A gamificação consistiu em criar um jogo chamado Google I/O Adventure, que permitia aos participantes explorar o evento virtualmente, interagir com outros jogadores, assistir a palestras e ganhar prêmios.
Salesforce: A empresa usou a gamificação para aumentar o engajamento dos participantes do seu evento Dreamforce, que é um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. A gamificação consistiu em criar um aplicativo chamado Dreamforce Quest, que incentivava os participantes a completar tarefas, visitar estandes, assistir a sessões e ganhar recompensas.
SAP Community Network: A empresa usou a gamificação para incentivar a colaboração e o aprendizado dos participantes do seu evento SAP TechEd, que é um evento sobre tecnologia e inovação. A gamificação consistiu em criar um jogo chamado SAP TechEd Missions, que desafiava os participantes a completar missões relacionadas ao evento, como assistir a palestras, fazer perguntas, participar de workshops e ganhar badges.
Siemens: A empresa usou a gamificação para engajar os participantes do seu evento Siemens PLM Connection, que é um evento sobre gestão do ciclo de vida do produto. A gamificação consistiu em criar um jogo chamado PLM World, que permitia aos participantes criar avatares, explorar o evento virtualmente, interagir com outros jogadores, acessar conteúdo e ganhar prêmios.
Quais sãos os benefícios da gamificação?
Sua força de vendas alinhada com a gamificação, resultados ainda maiores
Cada vez mais empresas tem buscado a gamificação para engajar e motivar o setor de vendas, o principal pilar da sua empresa. Utilizando de elementos como metas, competições, premiações, gamsboards, e até mesmo treinamento da sua força de vendas, essas ações podem auxiliar na analise e otimização das suas estratégias de vendas.
Alguns exemplos de empresas que usam a gamificação nas vendas são:
Omnicare: A empresa usou a gamificação para aumentar as vendas dos seus produtos farmacêuticos, que são voltados para o mercado de cuidados de longa duração. A gamificação consistiu em criar um jogo chamado Omnicare Game Center, que oferecia aos vendedores desafios, feedback, recompensas e reconhecimento. O resultado foi um aumento de 100% nas vendas e uma redução de 50% no tempo de treinamento.
L’Oréal: A empresa usou a gamificação para melhorar as habilidades dos seus vendedores de cosméticos, que são responsáveis por atender clientes em lojas e salões de beleza. A gamificação consistiu em criar um jogo chamado L’Oréal Beauty Genius, que simulava situações reais de vendas, como identificar as necessidades dos clientes, apresentar os produtos e fechar as vendas. O jogo usava elementos como níveis, pontuação, feedback e ranking.
HP: A empresa usou a gamificação para impulsionar as vendas dos seus produtos de impressão, que são voltados para o mercado corporativo. A gamificação consistiu em criar um jogo chamado HP Sales Odyssey, que ensinava aos vendedores os benefícios e as características dos produtos, além de fornecer dicas e técnicas de vendas. O jogo usava elementos como missões, pontos, badges e leaderboards.
Veja como utilizar dos jogos para ter uma boa força de vendas (Sugestão de post Blog)
Como fortalecer minha equipe de vendas? (Sugestão de LP)
Marketing
A gamificação tem ajudado cada vez mais a atrair, fidelizar e até mesmo converter novos clientes, utilizando de quizzes, sorteios e cupons, você consegue criar uma maior conexão e principalmente entender a necessidade do seu cliente, muitas empresas estão adotando essa técnica e com certeza será uma enorme tendencia no próximo ano.
Alguns exemplos de empresas que atualmente já utilizam a gamificação no marketing são:
Nike: A empresa usou a gamificação para promover o seu produto Nike+, que é um dispositivo que monitora as atividades físicas dos usuários. A gamificação consistiu em criar um aplicativo chamado Nike+ Running, que permitia aos usuários registrar os seus treinos, compartilhar os seus resultados, desafiar os seus amigos e ganhar recompensas.
Starbucks: A empresa usou a gamificação para fidelizar os seus clientes, que são apaixonados por café. A gamificação consistiu em criar um programa de fidelidade chamado Starbucks Rewards, que oferecia aos clientes benefícios como bebidas grátis, descontos, ofertas exclusivas e acesso antecipado a novos produtos. O programa usava elementos como pontos, níveis, badges e recompensas.
McDonald’s: A empresa usou a gamificação para aumentar as vendas dos seus produtos, que são voltados para o mercado de fast food. A gamificação consistiu em criar um jogo chamado Monopoly, que era baseado