Gamificação no onboarding: Bayer aposta em estratégia criativa para engajar novos colaboradores
Uma das maiores farmacêuticas do mundo, a Bayer, gamifica o seu processo de entrada de novos colaboradores há um ano. Mais de 5000 pessoas já foram utilizaram a plataforma com aumento de 96% engajamento.
O primeiro contato do colaborador com a empresa é decisivo para a relação que será construída e garanta o retorno do processo seletivo. De acordo com a pesquisa da Robert Half, o Brasil é líder do índice de turnover com uma taxa de 56%, e um dos fatores que influenciam nesse número é o onboarding.
Um treinamento que prenda atenção e principalmente alinhe expectativas. A Bayer decidiu transformar o onboarding ao criar um jogo em que informações do cargo, área e a cultura da marca sejam passados por meio de um conteúdo interativo, divertido e em uma experiencia individual.
De acordo com estudos realizados, o uso de gamificação no processo de onboarding pode aumentar a motivação e o engajamento dos colaboradores em até 95%. Além disso, os jogos estimulam a taxa de retenção de informações, com uma fixação média de 80% do conteúdo, em comparação aos 20% obtidos com métodos tradicionais.
O jogo da Bayer foi produzido pela empresa PlayerUm, especializada em desenvolvimento de jogos corporativos. A plataforma é dinâmica, as primeiras fases além de dar as boas-vindas, mostram as principais responsabilidade e demandas da área, apresenta a cultura e valores pelos da empresa preza e o colaborador joga jogos como Candy Crush, jogos da memória, Doddle Jump, roletas do conhecimento que reforçam o conteúdo.
Segundo o CEO da empresa, Flávio Stoliar, “A gamificação tem sido um grande diferencial na integração de novos colaboradores na PlayerUm. Ela nos permite proporcionar uma experiência mais lúdica e atrativa, o que aumenta o interesse dos colaboradores em aprender sobre a cultura, valores e processos da empresa”. Veja tendências em treinamentos.
Com a adoção do trabalho remoto e a necessidade de uma integração mais efetiva e rápida dos novos colaboradores, a gamificação se tornou uma ferramenta ainda mais importante para as empresas. Além de proporcionar uma experiência mais agradável e engajadora, ela ajuda a fortalecer a cultura e a tornar os colaboradores mais familiarizados com os valores e processos internos desde o primeiro dia.