DaVita alcança 99% de recomendação na SIPAT 2023 com abordagem gamificada
A atuação em diferentes locais com uma equipe diversa não foi empecilho para a DaVita, empresa líder no tratamento de pacientes com doença renal grave, com mais de 70 unidades de hemodiálise, inovasse na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) 2023. Com um treinamento simultâneo em uma plataforma gamificada a empresa atingiu 44% do público treinado em uma semana.
A chave para essa integração bem-sucedida do ambiente digital em um evento presencial tradicional foi a incorporação da gamificação como elemento central. Desenvolvida pela PlayerUm, especializada em gamificação corporativa, a plataforma estava acessível para qualquer dispositivo, em qualquer lugar.
A jornada, composta por 12 fases interativas, abordou temas cruciais para a empresa, como o uso de equipamentos de proteção individual (EPI), descarte adequado de resíduos, prevenção de assédio moral e sexual, bem como cuidados com a saúde mental. Saiba mais sobre os temas obrigatórios da SIPAT. A gamificação trouxe uma dose saudável de competição, diversão e interatividade para o evento, rompendo com a monotonia das palestras tradicionais. Cada dia, novas fases eram disponibilizadas, e a empresa recompensava aqueles que se destacavam. Esse incentivo aumentou as expectativas entre os colaboradores, o que resultou em uma impressionante taxa de conclusão de conteúdo de 51%.
Além da notável melhora na retenção de informações ao longo da semana, os responsáveis pela ação puderam monitorar de maneira próxima os resultados e o envolvimento dos colaboradores por meio do dashboard. Todas essas informações são fundamentais para aplicar a gamificação na otimização de processos e aperfeiçoar futuros eventos e iniciativas.
Para a Analista de Segurança do Trabalho da Davita, Suzane Cavalcanti, a integração entre as palestras presenciais e as atividades gamificadas foi essencial para o aprendizado. “Fazer [a SIPAT] de uma forma leve porque eles brincaram e conseguiram aprender. Foi um marco o retorno positivo dos colaboradores”, explicou.
A primeira parceria entre a PlayerUm e a DaVita é um exemplo de como a inovação pode revolucionar eventos tradicionais, transformando-os em experiências memoráveis e envolventes. Ao combinar o mundo digital com o presencial e adotar a gamificação, eles não só alcançaram níveis de engajamento impressionantes, mas também promoveram uma aprendizagem eficaz e duradoura. Esse êxito inspira outras empresas a reavaliarem suas abordagens em eventos similares, explorando a tecnologia e a criatividade para alcançar os resultados.