Daiana Garbin e Dr. Jairo Bouer são os novos convidados do PlayerTalks para falarem de saúde mental
Novo episódio do podcast gamificado, desenvolvido pela PlayerUm em parceria com a Libbs Farmacêutica, reúne convidados para falar sobre a importância de cuidar da saúde mental e do diagnóstico precoce na pandemia
Leia o artigo sobre o game e saúde mental também na imprensa: ABC da Comunicação e Viver Bem/UOL.
O PlayerTalks, o 1° podcast gamificado do mundo, criado e desenvolvido pela PlayerUm em parceria com a Libbs Farmacêutica, acaba de lançar um novo episódio com Daiana Garbin e Dr. Jairo Bouer, para falar de um tema mais que urgente: saúde mental.
O podcast aborda os diferentes tipos de transtornos, os principais gatilhos e desafios de quem sofre de ansiedade ou depressão e, mostrar na prática, que “Falar pode Mudar Tudo”! Esse é o nome da campanha promovida pela farmacêutica Libbs em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) e com a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA).
O podcast é uma das iniciativas para amplificar o alcance da causa Falar Pode Mudar Tudo (@falarpodemudartudo), uma iniciativa de caráter educativo e conscientizador, que tem como objetivo incentivar o diálogo em torno da saúde, com ações on e offline para desmistificar pré-conceitos, reforçando a importância do diálogo para a prevenção de doenças como depressão, ansiedade, estresse, suicídio e outros transtornos mentais. O podcast PlayerTalks está disponível nas melhores plataformas e em jogo no podcastgamificado.com.br.
“É uma alegria fazer parte da campanha Falar Pode Mudar Tudo, dessa causa pela saúde mental. É uma alegria imensa falar sobre a importância de a gente olhar para as nossas dores. Eu sempre costumo dizer que não existe saúde, se a gente não tem saúde mental. Não importa se você tem um corpo lindo, perfeito e saudável, mas se você está doente emocionalmente, se você está doente mentalmente, você continua sem saúde. Então, que bom que a gente vai ter esse espaço bacana para conversar e que bom que estou ao lado do Dr. Jairo Bouer”; destaca a convidada Daiana Garbin, jornalista e escritora.
Para o Dr. Jairo, médico-psiquiatra e convidado do PlayerTalks, é muito interessante pensar que saúde mental ainda é um campo da saúde que as pessoas demoram muito para procurar ajuda. “As pessoas demoram muito para ter um diagnóstico e muitas vezes os quadros ficam mais complexos de tratamento exatamente por essa demora. Às vezes, quando você percebe que tem um sofrimento psíquico, é importante buscar algum tipo de avaliação com o profissional de saúde mental. Falar em diferentes canais, pode ajudar a você sentir que não está sozinho, né? Quando você não está bem, que você possa buscar ajuda, porque buscar ajuda pode mudar a sua vida radicalmente;” complementa.
Os principais temas abordados no bate-papo com o Flávio Stoliar, CEO da PlayerUm, foram a depressão, a ansiedade e seus subtipos, a importância de discutir temáticas relacionadas a pandemia e ao novo cenário estabelecido pelo afastamento social, diretrizes de como enfrentar certos problemas mais sérios e a importância do diagnóstico precoce para qualquer tratamento. Na conversa, Daiana também se referiu ao retinoblastoma, doença que acomete sua filha atualmente, e como a família vem enfrentando esse problema.
“Este episódio é um dos mais ricos que eu já ouvi. Daiana e o Dr. Jairo apontaram ótimos caminhos para melhor qualidade de vida, especialmente, para entender mais sobre saúde mental, além de que eles tiveram todo o cuidado para descrever os principais transtornos de muitos brasileiros nos dias atuais. Uma verdadeira aula! Contamos com o apoio especial da farmacêutica Libbs neste episódio, que trouxe a campanha Falar Pode Mudar Tudo para PlayerUm. Estamos muito felizes com o resultado e temos certeza que o game será um sucesso”; comenta Stoliar.
É possível ouvir o podcast PlayerTalks nas melhores plataformas de áudio, em vídeo no YouTube, e no primeiro podcast gamificado do mundo!
Fonte:
https://www.libbs.com.br/falarpodemudartudo/falar-pode-mudar-tudo-conheca-a-campanha/
Referências bibliográficas:
1. World Health Organization – WHO. Depression and other common mental disorders: Global Health Estimates [internet]. Genebra: WHO; 2017 [acesso em 20 mai 2021]. Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/254610/WHO-MSD-MER-2017.2-eng.pdf;jsessionid=077ECFF1A8EB9F3B5600BC6B62BC5B38?sequence=1
2. American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5ª ed. Porto Alegre: Artmed; 2014.
3. Miguel EC, Gentil V, Gattaz WF (editors). Clínica psiquiátrica. Barueri; Manole; 2011.
4. Goodwin FK, Jamison KR. Manic-Depressive Illness: Bipolar Disorders and Recurrent Depression. 2nd ed. New York: Oxford University Press; 2007.
5. Soares MBM. O impacto da depressão [internet]. Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos – ABRATA [acesso em 11 mai 2021]. Disponível em: https://www.abrata.org.br/o-impacto-da-depressao/#:~:text=Sem%20um%20tratamento%20adequado%2C%20a,epis%C3%B3dios%20seguintes%20%C3%A9%20de%2090%25.
6. Almeida AG. Depressão na prática médica não psiquiátrica [internet]. Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos – ABRATA [acesso em 11 mai 2021]. Disponível em: https://www.abrata.org.br/depressao-na-pratica-medica-nao-psiquiatrica/
7. Dalgarrondo P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2nd ed. Porto Alegre: Artmed; 2008.
8. Chakrabarti S. Medication non-adherence in bipolar disorders: Review of rates, demographic and clinical predictors. World J Meta-Anal. 2017;5(4):103-123.
9. Racine N, McArthur BA, Cooke JE, Eirich R, Zhu J, Madigan S. Global Prevalence of Depressive and Anxiety Symptoms in Children and Adolescents During COVID-19: A Meta-analysis. JAMA Pediatr. 2021;175(11):1142–1150. doi:10.1001/jamapediatrics.2021.2482