Como treinamentos interativos ajudam equipes que estão de forma híbrida ou remota
A jornada de trabalho muda com o tempo, existem muitos trabalhadores híbridos e está diminuindo o número de pessoas que querem sair de casa para trabalhar. Essa realidade faz crescer a necessidade das empresas investirem nos treinamentos interativos.
Todo treinamento tem como objetivo centralizar uma mensagem dos líderes da empresa. Seja mudanças, integração de novos membros, atualização de software ou agregar valor de mercado nos membros de destaque.
Esses são só alguns dos motivos, mas podemos pensar em vários outros de interesse de uma empresa que investe em profissionais capazes de realizar esses diferentes treinamentos, ainda mais agora com a integração do trabalho remoto.
Existem diferentes formas de realizar treinamentos, a questão principal, tema deste artigo, é exclusivamente os interativos, ou seja, que fogem daquele plano tradicional que mais parece com uma escola do que qualquer outra coisa.
A ideia da interatividade é construir um relacionamento entre cliente e empresa, quebrando aquele gelo e tentar expor um pouco dos medos e dificuldades que o colaborador pode apresentar no dia a dia do trabalho.
Quebrar o gelo é algo importante, pois agora que existe a distância entre empresa e colaborador, a comunicação precisa fluir sem medos ou receios. Se uma pessoa da operação tiver medo de falar com a gerência, os erros crescem consideravelmente.
Basta imaginar uma empresa de cabeamento estruturado que organiza e projeta toda a sua linha de atuação e mapeia todos os cabos relevantes para que acidentes não ocorram. Os treinamentos precisam exercer essa mesma função e criar um elo entre as partes.
Fator preço é relevante
O primeiro grande benefício que uma empresa pode ganhar ao fazer treinamentos interativos está nos valores atuais para fazer o método tradicional, basta colocar tudo na ponta do lápis. Para realizar um treinamento tradicional é preciso:
- Tirar as pessoas do seu local de trabalho;
- Contratar palestrantes e especialistas;
- Alugar auditórios;
- Ausência de dinâmicas prejudica a atenção de todos.
Muitas pessoas realizam esses treinamentos tradicionais mais por obrigação do que por conhecimento. Em muitos casos querem participar, mas o medo de repressão é tanto que preferem o silêncio.
Muitos desses treinamentos apresentam pontos distantes da realidade da empresa, já que são elaborados por pessoas que conhecem a imagem da marca. É como uma empresa de portaria para condomínio que não conhece as pessoas que moram no lugar.
Alguns artigos e matérias mostraram que, depois do advento da pandemia, cerca de 91% das empresas passaram a apresentar mais treinamentos interativos para integrar os colaboradores no ambiente digital.
Como consequência positiva dessa ideia, atualmente no ano de 2022, 88% dessas organizações mantiveram o investimento nos treinamentos interativos à distância. As informações são da Revista Forbes.
O mais interessante de tudo isso é que cerca de 83% das aulas virtuais apresentavam menos de 25 participantes. Isso significa que as aulas são dinâmicas, interativas e segmentadas unicamente para os setores de necessidade.
Se você for investir em um auditório e palestrante para apresentar aos funcionários de uma empresa de caçamba para entulho uma nova ferramenta, você chamará a todos para usufruir do investimento, mas não necessariamente significará que você terá o retorno de tudo.
Coragem com o gestor gera confiança no cliente
Imagine em uma dinâmica onde o objetivo é que os colaboradores escrevam em um papel possíveis melhorias para o setor que trabalham em um distribuidor de roçadeira. Esses papéis serão introduzidos em uma urna e abertos aleatoriamente sem identificação pelo líder.
O anonimato será quebrado somente por aqueles que tiverem coragem de identificar o que escreveram. Isso também pode ser feito online em qualquer programa na internet, o fato é que isso incentiva os colaboradores a serem corajosos.
Se existe liberdade, fale de erros diretamente com seus líderes. A postura perante um cliente ou dificuldade no trabalho será muito melhor aproveitada. O profissionalismo cresce e todos tomam decisões melhores no trabalho.
Essa dinâmica de encarar alguém com maior autoridade desenvolve um trabalho de controle de emoções interessante. Não há por que se calar perante um problema que você notou e precisa ser corrigido.
Por mais que seja um erro de um líder, a imagem da empresa deve estar acima de qualquer coisa. Dentro do ambiente profissional existem diferentes sentimentos que envolvem estresse, ansiedade, medo e falta de autoconfiança.
Treinamentos que visam exercer a prática teatral de momentos relevantes preparam o colaborador para esse tipo de dificuldade. É extremamente válido considerar isso para a sua empresa de instalação de malha de aterramento, por exemplo.
Feedbacks tornam-se mais comuns
A famosa avaliação 360° ou o feedback semestral fazem das pessoas profissionais mais capacitados. Isso ocorre na mesma medida que empresas perdem muitas mentes brilhantes por simplesmente não praticarem isso em seus treinamentos interativos.
Quando a avaliação transparente ocorre na mesma medida entre gestor e colaborador cria-se uma relação de confiança. Sabe-se que as pessoas desejam entregar muito mesmo que algumas vezes não estejam preparadas para tal.
Existe também o fator extra corporativo que pode prejudicar o desempenho de alguém, já que não estamos falando de máquinas, mas de pessoas que vivem vidas diferentes umas das outras.
“É fundamental ouvir o que a equipe tem a dizer sobre o que deseja aprender, porém, a empresa precisa mapear as competências necessárias para cada cargo (com suas forças e fraquezas). Trata-se de uma via de mão dupla, onde as vontades de ambos devem estar conectadas para que o desenvolvimento, de fato, aconteça”, afirma o especialista em gestão de pessoas e diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), Alexandre Slivnik, para o IG.
Aumento na taxa de retenção
Encontrar pessoas capacitadas e fiéis a uma empresa é algo extremamente complexo nos dias atuais. Isso ocorre por diferentes fatores que podem envolver:
- Diferença salarial;
- Oportunidades de crescimento;
- Horários flexíveis;
- Distância e benefícios.
O ser humano deseja crescer consistentemente, ou seja, o sentimento de estagnação gera um desconforto emocional natural em todos nós. A sensação é como ficar em um elevador residencial para cadeira de rodas parado no mesmo andar por meses, sem saída.
A presença de treinamentos constantes, feedbacks e oportunidades de trabalho faz o colaborador criar um elo com a empresa. A ideia é mentes brilhantes e produzir o máximo de frutos com elas.
Pessoas que sentem que estão sendo valorizadas, desejadas e que são importantes dentro de um sistema empresarial costumam se dedicar muito mais do que em empresas onde a enxergam apenas como ponte para cima.
Se seu negócio é visto como uma ponte, jamais estará no arranha céu, por isso é necessário implementar o treinamento corporativo dentro da estratégia de geada a ponto de conquistar esses colaboradores pelo maior tempo possível.
É claro que terão momentos onde nada poderá ser feito, afinal estamos falando de pessoas com vidas pessoais e objetivos distintos, mas é possível diminuir a taxa de exclusão da empresa.
Seja a empresa que todos farão de tudo para verem no aerolevantamento com drone, onde a relação com cobradores é tamanha que você pode recontratá-los depois de anos já que as portas estarão sempre abertas.
Demissões geram processos trabalhistas, que são caros e prejudicam a imagem da empresa a depender de como ocorrem. Essa é a realidade dos dias atuais, e se você deseja manter seu empreendimento saudável, aumente a taxa de retenção dos seus colaboradores.
Considerações finais
Expediente remoto ou híbrido, uma empresa é o local onde as pessoas passam a maior parte de seus dias. Um regime padrão de 8 horas diárias já compromete ⅓ da vida dessas pessoas a exercerem uma profissão que impacta a sociedade de alguma forma.
A relevância disso ruge no momento em que a competitividade do mercado cresce como jamais visto. Os treinamentos interativos visam atrelar necessidade com oportunidade de crescimento.
Arestas precisam ser cortadas e pontos alinhados. Somente assim uma comunicação de qualidade entre diretores, gerentes e colaboradores pode ocorrer de forma plena como uma empresa de instalação de cftv em condomínio.
Não há dúvidas da vantagem desses treinamentos quando olhamos para todos os benefícios que destacamos ao longo de todo o artigo. Cada empresa precisa de um tipo de treinamento interativo para determinado problema a ser resolvido.
Considere buscar ajuda profissional nesse momento e monte uma estratégia de crescimento da relação entre os setores da sua empresa. Os treinamentos interativos são ótimos para resolver esse tipo de demanda.
Existe algo mais motivador do que trabalhar em um lugar que oferece condições para crescimento e salários competitivos com o mercado? Ou uma oportunidade de ter uma boa relação com os líderes e crescer profissionalmente?
O mercado anseia por pessoas dispostas a viver isso, basta que você seja o empresário disposto a oferecer e colher os frutos por consequência dos seus investimentos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.