Como tornar treinamentos mais atrativos com a gamificação
Tornar os treinamentos mais atrativos é um grande desafio nos dias de hoje, isso porque vivemos em uma geração repleta de informações e novidades a todo momento dentro do mercado digital, por isso o crescimento dos treinamentos com gamificação explodiu.
Os treinamentos que, antes da internet, pareciam ser coisas bem caras e de difícil acesso, mudou completamente o seu conceito com a chegada da era digital e o surgimento dos cursos a distância, onde a pessoa consegue fazer de onde estiver e a qualquer momento do dia.
Não é difícil encontrar uma pessoa que já tenha feito ou faz um curso a distância, usando apenas o seu computador ou celular para acompanhar as aulas e aprender o conteúdo que é passado.
Essa inovação mudou completamente o mundo e a maneira como as pessoas aprendem e também como as pessoas ensinam, afinal de contas, essa mudança fez com que a venda de treinamentos fosse ainda mais acessível.
Hoje, é possível encontrar um treinamento que ensina desde como fabricar uma estrutura metálica industrial até mesmo dicas de como aumentar as vendas do seu negócio, trata-se de algo que fez com que a produção desse produto fosse ainda maior.
Isso porque, se há anos atrás era preciso um espaço físico e milhões de reais para montar a estrutura adequada para oferecer um curso, a era digital mudou completamente isso e fez com que a construção de um curso se tornasse ainda mais simples.
Atualmente, é possível ver pessoas que gravam cursos dentro de suas próprias casas, com o seu celular e com uma educação básica, mas que ainda assim conseguem faturar milhões de reais.
Claro que isso só acontece porque o conteúdo que a pessoa passa através do curso é de extrema qualidade e pode ajudar uma pessoa a mudar de vida, e entendendo isso, ela grava o curso de qualquer maneira e com o que tiver em mãos.
Entretanto, como nem tudo é um mar de rosas, ter um curso significa que é necessário estratégias assertivas para que eles sejam atrativos para um usuário, assim como o site da melhor marca de tubos e perfis de alumínio é.
Fazer um curso mais atrativo está longe de ser algo difícil ou que precise de muito dinheiro envolvido, para que um curso seja atrativo, as estratégias precisam ser personalizadas e o empreendedor deve brincar com a sua criatividade.
A qualidade do seu material deve ser excelente e isso não entra em discussão, mas não significa que a sua estratégia de ensino e divulgação precisa seguir um rótulo formal e engessado para vender mais.
Hoje, as pessoas estão cada vez mais ligadas a tecnologia e as novidades que ela traz para fazer com que suas atividades sejam mais dinâmicas e até mesmo divertidas, e é justamente aqui que entra o conceito de gamificação, que iremos conhecer a fundo hoje.
Entenda o que é a gamificação na educação
Quando se precisa contratar a melhor rede de empresas de remediação de áreas contaminadas para o seu negócio, entende-se que os funcionários estarão prontos para ouvir os especialistas no assunto.
Uma pessoa, ao investir em um curso online, também entende que precisará estar disposta a ouvir muita coisa e estar atenta a tudo o que for passado, mas nem sempre significa que isso é algo produtivo.
Ouvir o que profissionais e especialistas têm a dizer no assunto é sempre algo bom para que você aprenda mais sobre o assunto, mas com o passar do tempo, esse estilo de ensino está se tornando cada dia mais cansativo e robótico.
As pessoas estão cada vez mais atentas aos avanços da tecnologia e as novidades que estão chegando, principalmente no que diz respeito à educação, e a gamificação é uma delas, que está mudando por completo a relação entre aquele que ensina e o que aprende.
Seja em uma sessão de consultoria segurança contra incêndio ou até mesmo em um curso de primeiros socorros, a gamificação está sendo muito usada e benéfica para os mais diversos tipos de estudantes.
O conceito de gamificação nada mais é do que uma tática usada para estimular o processo de ensino e aprendizagem através de atividades, dinâmicas, pequenas tarefas e até mesmo brincadeiras para descontrair.
Ele é muito usado ainda na educação infantil, pois é uma maneira simples e eficiente de reter a atenção da criança para que ela se divirta e ainda assim consiga aprender o que precisa.
Mas se engana quem pensa que ele funciona apenas com os pequenos, é um ótimo conceito para ajudar adultos a reterem conhecimento e até mesmo se divertirem durante o processo de aprendizagem.
Seja em um curso sobre absorvedor de linha de vida ou até mesmo em um curso de marketing digital, aplicar a gamificação durante suas aulas ou até mesmo em forma de testes, é uma maneira diferente de ensinar e de tornar seu produto mais atrativo.
A gamificação se tornou extremamente importante dentro do universo da educação por chamar a atenção de pessoas mais jovens, que ainda são relutantes ao processo de aprendizagem justamente por acharem ele enfadonho e padronizado.
“Gamificação é a arte de extrair toda a diversão e os elementos engajantes dos jogos e aplicá-los em atividades produtivas do mundo real.” fala Yu-Kai Chou, pioneiro da gamificação, consultor e palestrante.
A fala desse especialista no assunto só nos prova que o conceito está se tornando cada vez mais presente tanto nas escolas quanto nas faculdades e também na criação de treinamentos, pois se entende a mudança que ele trouxe para o mercado.
Se antes uma pessoa passava horas sentada em uma cadeira ouvindo outra falar sem parar sobre o assunto.
Com a gamificação é possível absorver o conhecimento de maneira mais rápida e eficiente, assim como se encontra uma boa correia transportadora curva em segundos na internet.
A importância da gamificação nos dias atuais
É preciso entender que a era tradicional do ensino já se foi, hoje os alunos estão sendo ativos no processo de aprendizagem, colocando a mão na massa e aprendendo na prática sobre o assunto.
Segundo o pesquisador Edgar Dale, uma pessoa que explora o conteúdo ensinado de forma dinâmica, tem chances de reter até 90% de tudo o que está sendo abordado. Ao participar de discussões sobre o tema, esse nível de performance gira em torno de 70%.
Já quando uma pessoa obtém conhecimento apenas através do ato de ouvir alguém falar, essa taxa fica entre 20 e 50%, o resultado diminui para apenas 10% quando a pessoa aprende apenas ataques de altura de livros ou assistindo filmes.
Esses dados servem justamente para provar como a gamificação é extremamente importante no mundo da educação e não apenas um jogo para crianças, como muitos pensam, mas uma forma diferente e personalizada de aprender com qualidade e eficiência.
Investir na gamificação dentro dos seus treinamentos é uma maneira de garantir mais engajamento nas aulas, fazendo com que os alunos vejam que aquele também é um espaço deles e que podem falar e se expressar como e quando quiserem.
Sem contar que, apostar nesse conceito até mesmo na sua divulgação é uma forma de atrair ainda mais alunos e faz com que eles vejam que você oferece algo inovador se comparado aos seus concorrentes no mercado.
Assim como uma pessoa busca por uma empresa de levantamento topográfico de qualidade no mercado, é normal que ela busque também por um curso de qualidade quando deseja fazer um, e talvez o seu seja ele.
Sendo assim, entendemos que o conceito de gamificação surgiu e cresceu no mercado não apenas para comprovar a evolução da tecnologia, mas para ajudar pessoas a aprenderem de maneira mais eficaz e dinâmica.
Dicas para aplicar a gamificação nos seus treinamentos
Agora que você já entende tudo sobre o conceito de gamificação, chegou o momento de saber como esse conceito pode te ajudar a deixar seus treinamentos cada vez mais atrativos para o público.
Por isso, preparamos uma lista com algumas dicas simples mas que podem fazer toda a diferença para que você as aplique em seu curso e veja como a gamificação pode mudar por completo seus resultados e também os de seus alunos. Confira:
- Ofereça medalhas de reconhecimento;
- Monte rankings com os melhores;
- Faça torneios de perguntas e respostas;
- Aplique notas por meio de ludificação;
- Tenha jogos de videogame nas aulas;
- Aposte nos jogos de tabuleiro;
- Passe lições de casa recreativas;
- Entre outros.
Assim, quando uma pessoa desejar comprar isoladores elétricos de qualidade, ela poderá encontrar o seu curso, caso ele fale sobre o assunto, e se sentir atraído pelo que você oferece.
Aprender é sempre algo bom e que faz toda a diferença na vida de quem ensina e de quem aprende, os cursos onlines chegaram para provar que todos possuem direito à educação e merecem tê-la com qualidade.
Por isso, a gamificação não serve apenas para ajudar crianças ou pessoas com dificuldades, mas também para provar que aprender e estudar pode sim ser um processo tranquilo e até mesmo divertido.
Dessa forma, não apenas os seus resultados irão aumentar, mas também o seu processo de ensino e o processo de aprendizagem de seus alunos será cada vez melhor para ambos os lados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.