Como estruturar uma SIPAT
Para estruturar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), um evento muito importante na agenda das empresas, as ações precisam ser planejados e realizados anualmente.
Para conseguir sucesso na SIPAT é fundamental que a empresa oriente e conscientize seus funcionários, isso ajuda a evitar riscos durante a realização dos trabalhos, pois os funcionários precisam desenvolver ações positivas em suas rotinas.
A SIPAT garante a segurança dos colaboradores que trabalham em diversos segmentos, seja uma fábrica de tecidos ou uma loja de porta de alumínio para cozinha, através das suas regulamentações é possível identificar sinais de perigo e minimizar riscos no trabalho.
Esse é um evento obrigatório por Lei, ele deve ser feito anualmente nas empresas, e consta na Norma Regulamentadora n° 5 (NR 5). Por isso é de extrema importância que as empresas estejam atentas às exigências da legislação durante toda organização do evento.
Além disso a SIPAT é uma ótima oportunidade para desenvolver princípios que irão facilitar a vida dos funcionários, para te ajudar na organização desse evento tão importante, continue lendo esse artigo, pois separamos as melhores informações sobre o tema.
Como funciona a SIPAT nas empresas?
Se você tem uma loja de móveis planejados e não sabe como montar um evento da SIPAT, é importante que primeiro você conheça o conceito por trás dessa sigla e todo o trabalho em torno dela.
O SIPAT é um evento que acontece uma vez por ano nas empresas, possui a duração de uma semana e durante todo esse período a organização promove uma série de atividades com foco na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Todas essas atividades são determinadas pelos riscos em que o colaborador é exposto, afinal uma pessoa que realiza o serviço de ar condicionado instalação, não corre os mesmos riscos de alguém que trabalha na construção civil.
Quando uma empresa organiza o SIPAT é ideal que todos os funcionários participem de alguma forma, nem que seja em alguma palestra de poucas horas, entretanto não foi estabelecida uma quantidade mínima de pessoas para esse evento.
A escolha do tema pode ser conforme aquilo que a empresa julgar necessário, porém existem obrigações em relação a esses temas e claro às atividades que forem desenvolvidas.
Importância da organização da SIPAT
A lei determina que a SIPAT ocorra anualmente, porém ela não traz muitas regras de como esse evento deve acontecer, isso garante com que as empresas tenham uma certa liberdade, para assim estabelecer seus próprios critérios.
Apesar de não ter regras, a SIPAT deve ser planejada com antecedência, como qualquer outro evento, ele não deve nunca acontecer de maneira improvisada, além disso a cada ano as atividades e temas devem ser diferentes.
Portanto, se uma empresa de locação de retroescavadeira, por exemplo, ano passado usou como tema “Qualidade de vida em casa e no trabalho”, no próximo ano precisa mudar a temática. O SIPAT é um momento de reflexão entre:
- Funcionários;
- Equipes;
- Gestores;
- RH.
Pois durante esse período é fundamental que a empresa dê ênfase aos assuntos mais relevantes tanto para os colaboradores como para a empresa, sempre com o objetivo de:
- Solucionar problemas que são recorrentes;
- Esclarecer dúvidas;
- Abordar temas que envolvam riscos reais que atingem os trabalhadores.
Entenda como estruturar a SIPAT pode ser uma chance de se manter próximo dos seus colaboradores, fazendo com que todos entendam os riscos relacionados ao ambiente de trabalho.
Como estruturar a SIPAT?
Bom, agora que você já entendeu a importância do evento para as empresas e porque ela deve ser feita de forma correta, saiba como estruturar a SIPAT de uma maneira satisfatória para todos.
Comprometa a Cipa
É fundamental que a SIPAT conte com o comprometimento de todos os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, mais conhecida como Cipa, eles precisam estar empenhados para que tudo ocorra conforme o objetivo principal.
Como já dito, nem todos os funcionários participaram da SIPAT, porém todos que fazem parte da Cipa precisam comparecer a esse evento, e se envolvam na apresentação de ideias e sugestões, afinal eles são a referência do comportamento seguro da empresa.
Organize com antecedência
Como já dito a SIPAT é um evento muito importante e deve ser tratado como tal, por isso é fundamental que os tópicos sejam definidos durante uma série de reuniões e encontros, organizadas justamente pela Cipa.
Sendo assim é fundamental que se defina pontos como:
- Datas das reuniões que abordarão a SIPAT;
- Data e horário do evento SIPAT;
- Lugares onde começará;
- Roteiro de como se desenvolverá e terminará o evento;
- Principal tema da SIPAT;
- Atividades que serão efetuadas;
- Possíveis patrocinadores e parceiros;
- Materiais que serão usados;
- Recursos financeiros necessários.
Além disso tudo que for estabelecido precisa ser registrado em atas, para que a sua formalização seja feita, além disso essas informações demonstram todo o processo que foi percorrido até que se chegasse ao evento final.
Construa um time eficaz para estruturar a SIPAT
Para que uma empresa de escadas metálicas, por exemplo, consiga alcançar os seus objetivos e tenha êxito na SIPAT é essencial que todas as equipes trabalhem em conjunto, desde os gestores, até os funcionários.
Para que isso aconteça é importante que se crie uma equipe responsável por todo o planejamento e execução das medidas que forem decididas.
Para te ajudar nessa tarefa você pode dividir as atividades entre os membros da Cipa e com isso criar subgrupos, dessa forma você irá alcançar todos os participantes e cada um terá uma determinada função.
Esse sistema também evita a sobrecarga em uma única pessoa, pois dessa forma todas as pessoas irão trabalhar juntas, garantindo acima de tudo a melhor execução do evento.
Para que tudo ocorra como planejado é essencial que o evento tenha um coordenador para a equipe, pois ele irá garantir que todos os processos sejam feitos da maneira correta, para isso a pessoa precisa ter boa habilidades de liderança para conseguir engajar a todos.
Esse coordenador terá o papel de motivar todos os colaboradores, para que eles sintam vontade de participar do SIPAT com motivação e empenho.
Defina qual será o tema da SIPAT
Como já mencionado o tema da SIPAT é muito importante pois ele define as discussões do evento, portanto se você tem uma empresa de plano de rigging, por exemplo, poderá tratar sobre inúmeros assuntos como:
- Saúde;
- Ergonomia;
- Segurança.
Entre uma série de opções, todos devem ser muito bem pensados, além de claro serem atrativos para os funcionários a ponto de fazer com que eles queiram participar do evento, acima de tudo ele precisa ser útil e proporcionar melhoria no ambiente de trabalho.
É fundamental que todas as atividades tenham alguma relação com essa temática que foi escolhida, nem que seja minimamente, isso garante coerência ao evento, além de tratar de diversos temas do mesmo assunto.
Não existe uma regra para escolher os temas, porém separamos uma lista com algumas indicações para te ajudar nessa missão, são eles:
- Segurança no Trabalho com Foco Comportamental;
- Dependência Digital;
- Qualidade de Vida;
- Educação Financeira;
- Desafios do home office.
Entre outras, é importante que o tema tenha a ver com o segmento e consiga suprir as necessidades dos funcionários.
Escolha as atividades
Pense que para chamar a atenção dos seus funcionários, você terá que exercer atividades que sejam contagiantes, nada de ficar apenas no básico com palestras sobre o uso de equipamentos no elevador hidráulico, claro que isso é importante, mas é preciso inovar.
Quando as empresas enxergam isso conseguem fazer com que o colaborador tenha prazer ao participar dessas ações e não vá apenas por pura obrigação, para isso você pode organizar inúmeras atividades como:
- Sorteios;
- Dinâmicas;
- Gincanas;
- Premiações;
- Distribuição de brindes;
- Apresentações artísticas;
- Vídeos;
- Games;
- Realidade virtual;
- Ginástica laboral;
- Concursos;
- Palestras.
A escolha certa depende do perfil dos seus funcionários, tente fazer uma pesquisa alguns meses antes para entender melhor o que eles esperam desse evento, com isso você terá um norte para se basear.
Uma boa dica é investir no humor, isso torna assuntos que são considerados pesados, em algo mais leve, sem contar que os seus funcionários já trabalham sob pressão com desgastes físicos e emocionais.
Tenha você uma empresa de chapa de ferro ou uma central de telemarketing, saiba que através do humor você consegue passar valiosas lições para os seus funcionários, com isso você consegue atuar de forma pedagógica e todos os colaboradores absorvem melhor.
Isso torna todo o trabalho de conscientização algo mais leve e tranquilo, fazendo com que de fato eles consigam tirar proveito desse momento. Uma opção é gamificar o momento, trazendo uma experiência única para cada colaborador, veja como na plataforma gamificada para SIPAT.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.