Como a gamificação pode ajudar no treinamento para Semana do Meio Ambiente
Conheça a nova plataforma gamificada para Semana do Meio Ambiente!
A mudança climática é atualmente vista como a principal ameaça em todo o planeta para a biodiversidade e as sociedades humanas. Diante disso, a Semana do Meio Ambiente convida as populações a refletirem sobre as responsabilidades na preservação da natureza.
Ela é comemorada anualmente no dia 5 de junho, decorrente de uma iniciativa das Nações Unidas, em 1972, frente às discussões sobre monitoramento ambiental e proteção do meio ambiente na Conferência de Estocolmo.
Enquanto os cientistas alertam sobre os terríveis impactos do atual aquecimento global, como aumento das temperaturas, secas e chuvas intensas, centenas de órgãos legislativos e governos declaram emergência climática para sinalizar a urgente mobilização necessária.
Ao mesmo tempo em que essas iniciativas governamentais de cima para baixo são implementadas, o amplo envolvimento de baixo para cima é essencial para que as metas de redução de emissões e destino final de resíduos perigosos.
Até o momento, muito progresso foi feito na compreensão de como envolver os cidadãos e fortalecer suas motivações para alcançar soluções equitativas não somente pelas entidades governamentais, mas pelas empresas também.
Embora a comunicação científica do passado tenha visto as mudanças climáticas como um problema a ser abordado fornecendo mais informações ao público, esse modelo de déficit de informação ignora outras barreiras que se interpõem entre conhecimento e ação.
Em vez disso, algumas empresas optam pela estratégia de compreensão sobre o tema ao adotar abordagens focadas no diálogo e exemplificação, como a gamificação.
Essa abordagem é entendida como o uso de jogos em toda a sociedade, cultura e tecnologia para outros fins que não o mero entretenimento. Os designs lúdicos, como esse tipo de proposta, têm o objetivo de engajar por meio do prazer.
Este não é um conceito inteiramente novo, pois os jogos existem pelo menos desde a Idade Média.
No entanto, a crescente difusão dos jogos levou a que várias áreas se tornassem gamificadas, especialmente onde os humanos lutam com motivação e persistência, como educação, saúde e meio ambiente.
Diversas análises de jogos da última década mostram que a tendência só cresceu desde então e evidenciam que os jogos abordam uma ampla gama de objetivos de aprendizagem, desde o aumento do conhecimento até o envolvimento afetivo e comportamental.
Nesse contexto, a “gamificação verde” é usar a mecânica de jogo para envolver as pessoas e mudar o comportamento sobre questões de sustentabilidade. Embora a explicação possa ser simples, o processo geralmente não é.
Aprender mais sobre esse conceito pode ajudar a desenvolver estratégias de jogo eficazes para treinar sua equipe sobre temas importantes de sustentabilidade, como monitoramento ambiental em postos de combustíveis, caso você tenha esse empreendimento.
O que é gamificação?
Gamificação é o processo de usar elementos de jogos em atividades diárias. O uso de componentes de jogos, como pontos, níveis e emblemas, pode aumentar a motivação e o desempenho daqueles envolvidos.
As empresas podem usar a gamificação para motivar os membros de sua equipe e clientes para educá-los sobre um tema. Por exemplo, uma empresa pode introduzir um sistema de recompensa baseado no desempenho da equipe.
No local de trabalho, você pode usar uma variedade de mecânicas de jogo, incluindo:
Metas de status;
Recompensas;
Quadros de liderança.
As metas de status podem envolver níveis ou emblemas para mostrar vários níveis de conquista. Por exemplo, uma consultoria tratamento de efluentes pode oferecer diferentes níveis aos clientes com base no número de visitas.
Já as recompensas podem incluir prêmios físicos, pontos ou incentivos de equipe. Por exemplo, uma equipe de vendas pode oferecer a seus funcionários um pequeno prêmio, como um cartão-presente, com base em seus registros de desempenho.
Os quadros de liderança, por sua vez, classificam o progresso dos indivíduos em relação aos outros visualmente. Por exemplo, uma empresa de licenciamento extração mineral pode usar um quadro de liderança para compartilhar como os membros da equipe competem em testes de treinamento.
Como a gamificação ajuda na conscientização do Meio Ambiente?
A gamificação incentiva a motivação, proporcionando experiências de imersão, ou seja, capturar completamente a atenção do jogador.
Os jogos geralmente fornecem sentimentos de competência, autonomia e relacionamento, que não apenas impulsionam o envolvimento do jogador, mas também podem capacitá-los a agir.
Assim, uma experiência de jogo envolvente pode melhorar a cognição dos jogadores, criar emoções positivas e motivar comportamentos que melhorem a resposta do público às mudanças climáticas, seja dentro ou fora do jogo.
A aprendizagem ocorre quando a informação recebida da experiência é assimilada e acomodada, e de fato os jogos geralmente fornecem espaços interativos onde a realidade pode ser experimentada e transformada.
Esta, então, seria a base para a criação do conhecimento. Os jogos podem apoiar a aprendizagem proporcionando experiências práticas em contextos reais ou simulados, proporcionando diferentes níveis de abstração e foco.
Além disso, os desafios nos jogos podem se adaptar às circunstâncias de jogadores específicos, fornecendo orientação e feedback personalizados e permitindo que eles falhem com baixas consequências.
Outro motivo é que os jogos geralmente facilitam o engajamento social, por exemplo, em jogos multiplayer ou por meio de personagens fictícios. Já que as ideias são construídas por meio da interação social, a gamificação é uma estratégia eficaz em termos de educação sobre mudanças climáticas.
Isso permite que os jogos não apenas forneçam informações, mas também um espaço seguro para interagir coletivamente com suas causas e impactos e efetuar ações.
Por fim, a representação visual fornece uma série de auxílios e benefícios de aprendizagem aos usuários, entre os quais imersão, interação, credibilidade e autoavaliação.
Ao aplicar o tema de conhecimento sobre mudanças climáticas, é possível que os colaboradores de um fabricante de estação de tratamento de efluentes tenham maior clareza e compreensão.
Além disso, os recursos visuais melhoram a qualidade da deliberação e da tomada de decisões.
Como funciona a gamificação e como aplicar em sua Semana do Meio Ambiente?
Se você está pensando em usar a gamificação no local de trabalho para treinamento para Semana do Meio Ambiente, aprender mais sobre como esse processo funciona pode ajudá-lo a determinar se é adequado para sua empresa.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais a gamificação pode funcionar:
Incentiva a competição amigável;
Estabelece metas;
Oferece incentivos;
Aumenta o prazer.
A gamificação pode aumentar a competição de uma forma divertida e positiva. Esteja você usando elementos do jogo para incentivar membros da equipe ou clientes, eles podem competir contra outros ou contra si mesmos.
Por exemplo, você pode introduzir competições em equipe para melhorar o trabalho em equipe e aumentar a produtividade.
Os elementos do jogo podem ajudar a definir metas claras e mensuráveis para os membros de sua equipe ou clientes. Se você definir pequenas metas específicas com recompensas ou um sistema de pontos, as pessoas terão um objetivo pelo qual trabalhar.
Incentivos claros para atividades determinadas são incentivos da gamificação, o que pode ajudar a motivar alguns indivíduos. Por exemplo, você pode usar um questionário sobre tratamento de efluentes líquidos para incentivar o engajamento durante uma aula de treinamento de equipe.
Você pode oferecer um prêmio ao profissional que obtiver a maior pontuação. Ao oferecer um prêmio, os membros da equipe podem se envolver mais com o material de treinamento.
Uma das principais maneiras pelas quais a gamificação funciona é aumentando o prazer. Ao trazer elementos do jogo para as tarefas diárias, as pessoas podem se divertir mais, o que pode fazer com que elas queiram repetir a ação.
Como acompanhar a gamificação?
Outra maneira de aumentar o engajamento ao usar a gamificação é tornar o progresso visível para todos.
Quando as pessoas veem seu progresso, elas podem se sentir mais inspiradas a participar ou continuar.
Por exemplo, se você criar um jogo para acompanhar análise de biogás, usar um rastreador visual online ou no escritório pode ajudar a motivar sua equipe.
Ao projetar um processo de gamificação, tente incentivar o progresso ou o crescimento ao longo do processo. Os indivíduos podem gostar de jogos que os desafiem enquanto ainda se sentem alcançáveis.
Considere usar incentivos ou recompensas durante todo o processo, como um selo ou um novo nível. Isso pode encorajar as pessoas a continuar trabalhando.
Por exemplo, se você criar um jogo para uma sessão de treinamento opcional, poderá definir uma grande recompensa por concluí-la.
Se for um curso de treinamento longo, você pode incentivar as pessoas a continuar oferecendo crachás e notificações comemorando o progresso ao longo da lição. Por exemplo, após cada módulo, os membros da equipe podem ganhar um distintivo ou pontos para um prêmio.
Algumas equipes preferem competições em grupo, enquanto outras podem preferir objetivos individuais. Além disso, considere quais recompensas podem motivá-los mais.
Cada profissional pode ter preferências únicas, portanto aprender mais sobre os membros de sua equipe pode ajudá-lo a criar um processo de jogo mais eficaz. Algumas equipes podem preferir recompensas e incentivos físicos, enquanto outras podem gostar de festas ou folgas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Para saber mais sobre a plataforma especial e gamificada para Semana do Meio Ambiente, entre em contato com nossos especialistas através do e-mail contato@playerum.com.br !