Os cinco piores erros dos eventos online
Os erros nos eventos online podem acabar com a sua reputação! São tantas opções, que é necessário tomar um cuidado na hora das escolhas. Saiba quais são os cinco erros capitais na produção de um evento online.
1. Dificultar o acesso aos eventos online e aos conteúdos;
Acessar a plataforma deve ser uma das principais preocupações. Ou seja, se você errar aqui, de nada valeu todo o resto…
Todos queremos impressionar e proporcionar a experiência mais fantástica possível aos participantes, mas, não podemos esquecer de pensar no público e em suas condições: capacidade de seus hardwares, preocupações com a responsividade, necessidade de downloads, entre outros podem se tornar barreiras intransponíveis. Keep it simple e seja criativo!
2. Espelhar o formato físico no online;
Sabe aquela “maquete animada” super realista de um Centro de Convenções? Com os estandezinhos, auditórios, etc.? Fuja dela!
As possibilidades no online são praticamente infinitas! Você pode criar um universo paralelo e explorar formatos totalmente diferentes do convencional. Não faz sentido replicar os formatos e padrões do evento físico. Além de que você certamente estará se limitando, pois muitas dessas dinâmicas sequer funcionam da melhor forma possível no online. Ouse e inove! Caso contrário, o engajamento não virá.
3. Utilizar apenas mídias e dinâmicas convencionais;
Se há nove meses, ver uma LIVE ou participar de um webinar era uma novidade, agora, não só normalizou, como banalizou; ninguém aguenta mais o formato e sua passividade.
Use e abuse da interatividade, antes, durante e depois de seu evento. Insira games, on time quizzes, feeds sociais, dinâmicas colaborativas, elementos compartilháveis, etc. Quem interage lembra!
4. Demandar o mesmo tempo e esperar a mesma atenção dos participantes;
Seus participantes não estão mais sobre “seus domínios” como em um ambiente controlado. Eles estão em casa ou no escritório, com um monte de gente a sua volta, lhe demandando um milhão de coisas e com rotinas/compromissos completamente diferentes dos de antes. Neste cenário, a realidade inclui muitas outras distrações. E, a vida, infelizmente, ficou muito mais corrida nos últimos meses, né?A atenção das pessoas é um bem cada vez mais escasso. Então, seja eficaz, otimize, foque e seja assertivo!
5. Separar um menor tempo de planejamento, pois “no online é mais fácil”;
De fato, trocar a roupa de um personagem ou refazer uma arte que não ficou 100% é muito mais rápido no virtual do que no físico. Mas, como já dito, o leque de possibilidades é muito maior e você provavelmente não o conhece. Então, separe e dedique boa parte de seu tempo e esforço para “brainstormar”, pesquisar referências, trocar ideias com especialistas e, principalmente, testar sua solução. Se “no online é mais fácil”, faça ser perfeito!
Graças à ciência, a vacina está aí. Mas, independentemente de sua chegada, os eventos online vieram para ficar e o público está cada vez mais exigente e sedentos por novas experiências. Nossas pesquisas de satisfação mostram que 97,4% dos participantes consideram experiências interativas e gamificadas positivas e 68,2% as consideram muito melhores que os formatos tradicionais.
Portanto, não tenha pressa, nem opte pelas soluções mais fáceis e comuns. Planeje, seja criativo e promova experiências memoráveis.
Curtiu? Leia também: Os 5 mandamentos da Convenção Virtual
Saiba mais sobre nossa plataforma em eventoonline.com.br