Avaliações Gamificadas: Aprenda como aplicá-las
As avaliações gamificadas estão se tornando extremamente importantes dentro do universo empresarial, pois seu conceito traz uma novidade que diferencia os processos de uma empresa e oferece ótimos resultados para as marcas.
Vivemos em um mundo onde a tradicional maneira de aprender, ensinar e se avaliar já morreu, onde as pessoas tinham que ficar horas e horas sentadas e escrevendo em um papel para serem avaliadas.
Hoje, com a chegada da gamificação, esse processo mudou por completo e tem trazido ótimos benefícios para as empresas como um todo e principalmente para seus funcionários e colaboradores.
Seja em uma empresa de aterramento elétrico ou até mesmo em um salão de beleza, as avaliações são sempre bem-vindas, pois elas ajudam qualquer pessoa ou empresa a entender o que possuem de melhor e o que pode ser melhorado.
A avaliação não existe para prejudicar nada nem ninguém, pelo contrário, ela surgiu justamente para ajudar as pessoas e empresas a terem uma maior e melhor visão sobre tudo o que as envolve.
Com o passar do tempo e a chegada de inovações e conceitos que mudaram por completo o meio empresarial, as avaliações gamificadas se tornaram extremamente importantes para todo e qualquer tipo de empresa.
Por isso, hoje você conhecerá o conceito de avaliações gamificadas a fundo, assim como as dicas essenciais para aplicá-la em sua empresa, independentemente de qual seja o tamanho ou segmento dela.
Entenda o que é gamificação
O termo gamificação vem da palavra game em inglês, que traduzido para português significa jogo, ou seja, o termo em questão traz consigo um conceito que defende o processo de aprendizagem através de jogos.
E se engana quem pensa que isso é voltado para crianças, pelo contrário, o conceito começou a ser usado tanto em uma empresa de barreira acústica quanto em diversas outras no mercado e tem trazido incríveis resultados.
No começo, a aplicação do conceito se limitava apenas às crianças que tinham dificuldades de aprendizagem e concentração, mas com o passar do tempo e os bons resultados que ele trouxe, o conceito também abalou o universo empresarial.
A gamificação nada mais é do que um processo que defende a aprendizagem a partir de jogos e dinâmicas que façam as pessoas se sentirem por dentro do que aprendeu, o que comprova uma melhor retenção do conteúdo.
Viviane Marques Goi, doutora em tecnologia da inteligência, declarou em entrevista à CBN Maringá que aprender com gamificação é muito mais prazeroso. Isso significa que os próprios especialistas indicam esse tipo de processo dentro das empresas.
A gamificação surgiu como forma de tornar o processo de aprendizagem, seja em uma faculdade ou até mesmo em uma empresa de elétrica industrial, mais prazeroso e até mesmo divertido tanto para quem ensina quanto para quem aprende.
Não é à toa que 1 a cada 5 estudantes reforça a resposta positiva quando vê que terá algum tipo de dinâmica ou jogos durante o processo de aprendizagem, que vai além de ouvir um profissional e escrever o que aprendeu em um papel.
Esse conceito tem mudado por completo a vida das pessoas que aprendem e ensinam, e também trouxe vertentes como as avaliações gamificadas, que fazem toda a diferença dentro de uma empresa.
Avaliações gamificadas e 360°: Entenda a diferença
As avaliações gamificadas também ganharam uma notoriedade maior no mercado após a chegada e crescimento do conceito de gamificação, e automaticamente começou a ser comparada e até mesmo conduzida com outros conceitos parecidos no segmento.
Um deles foram as avaliações 360°, que pode se parecer com as avaliações gamificadas, mas ao mesmo tempo são completamente diferentes e é importante que você entenda bem isso para não confundi-las daqui para frente.
As avaliações gamificadas, seja para um distribuidor de tela soldada ou uma empresa de produtos de beleza, são avaliação que tem como base principal a aplicação de jogos e dinâmicas para tornar o processo mais divertido e descontraído para todos.
Já a avaliação 360° é aquela que absorve informações de todas as pontas da empresa, desde os gestores e diretores até mesmo as pessoas responsáveis pela limpeza do ambiente para entender a visão de todos.
Enquanto a primeira foca em um processo mais dinâmico e divertido, a segunda já origina um ambiente democratco e igualitário, onde todos possam expressar suas opiniões e ideias para serem validadas naquele setor.
Sendo assim, conseguimos entender bem a diferença entre esses dois conceitos que, por mais diferentes que sejam, trazem ótimos benefícios para as empresas e podem até mesmo ser trabalhados paralelamente.
A diferença entre a avaliação comum e a gamificada
Além da avaliação gamificada e a 360°, muitas pessoas também confluem a gamificada com a avaliação comum, que estamos bem acostumados a ter contato, seja para avaliar uma fábrica de ventiladores industriais ou até mesmo algum produto físico.
A avaliação comum é aquela tradicional, onde normalmente respondemos algo em um pedaço de papel ou até mesmo falamos sobre o que pensamos e achamos diretamente para uma pessoa.
Quando acontece de maneira escrita, você normalmente escreve sua avaliação sobre algo ou alguém e entrega ao responsável. Quando acontece pessoalmente, você costuma sentar com essa pessoa e avaliar o que acha sobre o que está sendo questionado.
Já a avaliação gamificada, como vemos, possui o mesmo objetivo, mas faz com que o processo seja mais dinâmico e divertido, permitindo que a pessoa participe de jogos e atividades que façam com que aquilo seja mais leve para ela.
Seja para avaliar o serviço de uma empresa de usinagem de peças ou até mesmo o seu gestor, a avaliação gamificada se diferencia da avaliação comum justamente por trazer um processo inovador para tal ação.
Não que a avaliação comum seja ruim, longe disso, ela continua sendo muito importante e necessária, mas nos tempos em que vivemos, é válido aderir a conceitos diferentes como as avaliações gamificadas.
Saiba como aplicar a avaliação gamificada
Partindo para a prática, selecionamos algumas dicas para te ajudar a aplicar as avaliações gamificadas dentro da sua empresa, independentemente de qual seja o tamanho ou segmento dela. Confira:
Certificados
Os certificados são ótimas maneiras de incentivar as pessoas a se dedicarem e ficarem na atividade que está sendo exercida. Você pode oferecer um certificado especial para quem acertar todas as questões ou tiver a maior pontuação.
Você consegue produzir esse certificado até mesmo pelo Canva, uma plataforma de design gratuita na internet. Com poucos minutos você produz algo que simboliza uma conquista para o vencedor e um incentivo para os outros colegas.
Plataformas
Seja para fazer uma dinâmica na sua fabricante de manômetro ou até mesmo com a sua turma de alunos, é mais do que recomendado que você use a tecnologia a seu favor e adote plataformas que podem te ajudar nisso.
Existem sites gratuitos onde você pode produzir perguntas e fazer com que diversas pessoas o acessem ao mesmo tempo para dar início a uma atividade que trará conhecimento, diversão e dinamismo para todos os presentes.
Recompensas
Você também pode oferecer recompensas às pessoas que pontuarem mais nessas atividades, e não é preciso gastar rios de dinheiro para isso, você pode oferecer simples presentes, como:
Chocolates;
Cesta de café da manhã;
Voucher de desconto;
Ingresso para cinema;
Alguma quantia em dinheiro;
Day off.
Aqui você pode ser criativo e pensar em uma recompensa que faça todos se engajarem na situação e se esforçarem para dar o seu máximo na atividade, o que gera maior participação de todos.
Placar de líder
Por fim, o placar de líder é uma espécie de ranking que existe entre as pessoas que possuem a melhor pontuação em atividades realizadas tanto dentro de ambientes escolares quanto em uma empresa de diligenciamento que aplica esse conceito.
Esse ranking serve como inspiração e incentivo para que outras pessoas estudem mais sobre o assunto e busquem dar tudo de si para ocupar o primeiro lugar e obter o título de líder e pessoa com maior conhecimento naquele assunto.
A maioria das dicas acaba trabalhando o lado competitivo das pessoas, e mesmo que muitas ainda achem isso errado, não há como negar que se trata de um grande incentivo que faz com que as pessoas se esforcem cada vez mais para chegar em seus objetivos.
Essas são apenas algumas das diversas maneiras com as quais você pode aplicar o conceito de avaliação gamificada, garantindo melhores resultados tanto para quem ensina quanto para quem aprende.
Dessa maneira você conseguirá trabalhar com um conceito que traz conhecimento para quem aprende, produtividade para quem ensina e muita diversão e dinamismo para ambos os lados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.