Artigo: Foque nos 10%!

Você sabe qual a única pergunta que você deveria estar se fazendo nesse momento? Vamos te dizer…

O ano terminou e tenho certeza que você também está sentindo isso… “Até que enfim uma semana de trabalho um pouco mais tranquila!”.

Outra certeza que também tenho é que você já ouviu essa famosa frase de Thomas Edison: “O sucesso é constituído por 10% de inspiração e 90% de transpiração.”

Ano passado foi só transpiração. Não tivemos tempo de nos inspirar de verdade. Nem 10%.

Tivemos que tomar zilhões de decisões no susto, aprender e fazer muita coisa pela primeira vez, se acostumar com novidade demais, algumas delas bem inconvenientes… Isso tudo, tanto no trabalho quanto em casa.

Então, nesse curto período de calmaria, a pergunta que não pode sair da sua cabeça é:

Estou realmente focado nos 10% de inspiração?

Senão, gire a chave agora mesmo ou, acredite, seu 2022 será ainda mais corrido.

Sabe aquela conversa super importante que não rolou em 2020 ou 2021 por falta de tempo? Aquele curso que você não conseguiu fazer? Aquela reunião de brainstorming pra repensar sua ação, produto, serviço? Ou ainda a revisão de suas estratégias, processos, TUDO, pois o mundo virou de cabeça pra baixo?

Então, a hora é agora!

Vou dar um exemplo do que estou falando no mundo em que vivo:

Apesar de nossa sociedade, teoricamente, já estar passando há algum tempo por um processo de transformação digital, ainda estamos engatinhando… Ainda há muita coisa extremamente desatualizada, tanto nas empresas em que trabalhamos, quanto em nosso dia a dia. Quase tudo era (e ainda é) muito físico, presencial, burocrático…

Mas, de repente, Bum! De uma hora pra outra, foi tudo pro digital. E tudo PRA ONTEM! Nunca se precisou inovar tanto e tão rápido. E, óbvio, como resultado dessa loucura, 100% dos projetos e iniciativas não foram feitos da melhor forma possível. Tanto pela correria, quanto pela inexperiência.

Então, agora, nesse pequeno período de calmaria, é a hora de parar, planejar, pesquisar, trocar, repensar, validar hipóteses, ideias e fazer as coisas com mais tempo, embasamento, ESTRATÉGIA.

Acredite, depois de vivenciar esse 2020/2021, ralar pra caramba e aprender com essas experiências, você está muito mais preparado para tomar melhores decisões. Mas, pra isso, você precisa focar nos 10%.

Ah! E não se esqueça… Se precisar de ajuda, #Chama@PlayerUm.

Curiu? Leia também o artigo “Os 5 mandamentos da convenção virtual”.

Flávio Stoliar é CEO da PlayerUm, uma startup de gamificação corporativa, e Podcaster do PlayerTalks, o primeiro podcast gamificado do mundo!

Conheça a plataforma gamificada para SIPAT!