Artigo: Por que não gamificar um podcast?
Bora lançar um podcast? Bora! Mas, como? Nunca fizemos. É… Mas, podemos fazer! Vamos testar? Vamos!
2020, mundo de cabeça pra baixo, preso dentro de casa, cabeça a milhão…
Foram dois MVPs com a talentosa Tha Pinheiro; seguidos de um bate-papo delicioso, com meu ídolo Marcão e um episódio épico com o fenômeno Bernardinho.
Partiu mais um episódio? Não! Calma. Tem alguma coisa faltando…
O crescimento no número de podcasts em 2020 foi de cerca de 400% na América Latina (1). Só no Brasil já temos mais de 20 mil deles (2). Uhm… Mas, então, como vamos nos diferenciar? Fácil! Vamos juntar nossas duas paixões em uma só. E assim nasceu o primeiro Podcast Gamificado do mundo.
A partir de agora, todos os episódios do PlayerTalks passarão a ter três versões: áudio, vídeo e GAME!
Antes do lançamento, comentei sobre o projeto com algumas pessoas e ouvi três principais questionamentos do porquê gamificar um podcast? Foram eles:
1. “O podcast não é pra ser uma mídia leve, hands free?”
Sim, com certeza, TAMBÉM. Antes de tudo, um podcast é um conteúdo; e como todo conteúdo, ele deve ser disponibilizado da forma fácil possível ao consumidor. O público de um conteúdo como o nosso é extremamente heterogêneo, do fã do esporte, até o executivo da empresa. Cada um com seu gosto e sua disponibilidade de tempo. Já ouviu falar em Multichannel ou Omnichannel? É isso.
2. “Por que complicar algo que é pra ser simples?
Não estamos complicando… Estamos dando uma outra opção, mais direta e interativa para o consumo de um mesmo conteúdo. E funciona. Acredite em mim… Acredite nos números! Cerca de 90% de nossos usuários afirmam ter tido maior interesse e motivação pela ação ter sido gamificada.
3. “Quais as vantagens disso?”
Além de passar o conteúdo do podcast, você pode extrair informações do seu público com o game; gerar uma competição saudável entre seus ouvintes, dar premiação para aqueles que se saírem melhor e/ou te ajudarem na divulgação, gerar leads em uma ação de organic growth, garantir a atenção total pelo formato interativo, etc, etc.
Ou seja, a pergunta que não quer calar é: Por que não gamificar um podcast? Não estamos falando “apenas” de uma experiência mais leve, atraente e marcante; estamos falando de resultados melhores e mensuráveis.
Seja para um podcast, um treinamento, um curso, uma campanha, um evento, se puder, gamifique! E se precisar de ajuda, #ChamaAPlayerUm.
Flávio Stoliar é CEO da PlayerUm, uma startup de gamificação corporativa, e Podcaster do PlayerTalks, o primeiro podcast gamificado do mundo!
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Fontes:
(1) Mia Nygren, diretora-geral do Spotify para a América Latina, em entrevista à revista EXAME.
(2) De acordo com o mecanismo de busca ‘Listen Notes’.
Por Flávio Stoliar