Quais os benefícios da gamificação para a sua empresa e as melhores recompensas
Você sabe o que é gamificação e como implantar esse conceito nas empresas pode trazer recompensas duradouras?
De fato, trazer os conceitos da gamificação para as organizações fornece muitos benefícios, afinal, o objetivo dessa estratégia é criar uma experiência diferente para os colaboradores e aumentar a produtividade.
Isso é alcançado incorporando elementos que ajudam a criar um ambiente saudável e dinâmico nas organizações, que mantém os colaboradores engajados, ativos e interessados.
Nesse sentido, as organizações têm visto um grande potencial nessa prática para impulsionar o desempenho dos colaboradores e interessar uma nova geração de profissionais. Desde do onboarding até treinamento de atendimento ao cliente.
Portanto, essa estratégia de gamificação é importante tanto para as empresas de projetos de piscinas pequenas como para grandes empresas de pintura automotiva.
Vamos falar mais sobre o conceito de gamificação em uma empresa e como implementá-la nas organizações, bem como abordar as recompensas e os benefícios de investir nessa estratégia.
O que é gamificação, afinal?
Gamificação nada mais é do que aplicar elementos e conceitos que existem em jogos e videogames para outros contextos, como dentro das empresas e organizações.
Por exemplo, a gamificação ocorre quando uma empresa de monitoramento de alarmes implementa um sistema de pontuação entre os colaboradores para destacar o que mais vendeu ou produziu no mês, visando aumentar a competitividade e produtividade entre eles.
Ou seja, assim como ocorre no mundo dos games, os elementos que podem ser aplicados incluem:
- Meta
- Regras
- Sistema de Feedback
- Participação voluntária
O objetivo é criar um ambiente divertido onde os colaboradores de fato sintam que estão participando de um grande jogo, garantindo uma experiência positiva na produtividade operacional nas empresas.
Hoje, empresas de diversos setores, como as empresas fabricantes de eletrodutos corrugados, por exemplo.
Esse conceito ganhou notoriedade em 2010, no entanto, antes desse período, a técnica já era utilizada, pois os conceitos que existiam na dinâmica dos jogos já eram muito comuns nas operações organizacionais, mesmo sem definir o termo gamificação.
Ou seja, não demorou muito para que os diretores percebessem o potencial dessa estratégia para as organizações, mas para funcionar eles precisavam ter os elementos certos.
Vamos ver agora quais são esses elementos da gamificação!
Elementos de gamificação
O uso adequado de elementos de gamificação é fundamental para uma estratégia que envolva, motive os participantes e proporcione uma ótima experiência. Alguns dos principais elementos de gamificação são:
- Storytelling;
- Personalização ou avatar;
- Missões e desafios;
- Conquistas;
- Recompensas;
- Pontos;
- Moedas;
- Medalhas;
- Progressão;
- Feedbacks instantâneos;
- Competitividade;
- Ranking.
O elemento storytelling, por exemplo, requer uma pessoa dedicada a criar uma história que comunique os valores da organização, mas primeiro uma empresa de locação de container para obra precisa entender quem estará envolvido na estratégia.
Por isso é preciso conhecer seus hábitos, costumes e referências e o tipo de história que os colaboradores gostam. É assim que a estratégia será mais atraente e eficaz.
Então é hora de criar uma personalização através de um avatar, que nada mais é do que uma representação visual do personagem do jogador. Pode ser uma foto personalizável ou uma estrutura mais complexa como um jogo.
Os personagens precisam se encaixar na história que está sendo criada e ajudar a trazer os participantes para a dinâmica e permitir que eles escolham sua própria expressão.
As missões e desafios são responsáveis por motivar os jogadores a se esforçarem mais para alcançar suas conquistas, mas para que esses elementos funcionem, eles devem corresponder ao nível de dificuldade da atividade.
É importante convencer os usuários de que a vitória é possível, caso contrário eles podem se sentir desmotivados, então não torne a tarefa muito difícil.
O sistema de recompensas deve visar todas as ações positivas que o jogador realiza, caso contrário o participante pode perder o interesse e sentir que está perdendo tempo.
Uma boa opção seria exibir uma barra de experiência crescente, e à medida que as vitórias aumentam, as moedas acumuladas podem ser trocadas por outros itens, como medalhas.
As empresas de reformas industriais podem usar um sistema de pontos para ajudar os participantes a verem seu progresso e aumentar sua motivação. Acertos garantem um certo número de pontos, e quanto mais difícil a tarefa, maior a recompensa.
Os jogos podem oferecer moedas, dinheiro e até mesmo sua própria loja virtual se desejar, permitindo que os usuários troquem esses recursos por itens de seu interesse.
A marca reforça ainda mais a estratégia de gamificação ao impossibilitar que os usuários resgatem itens reais, como brindes e outras recompensas tangíveis. Outra opção para motivar os usuários são as medalhas, usadas principalmente em missões especiais.
Os participantes precisam ter uma noção clara de progressão, afinal ninguém gosta de ficar preso ou estagnado em uma competição e no que está fazendo e desenvolvendo para chegar na “jogada final”.
Como em uma empresa de cftv, é essencial deixar os participantes seguirem em uma determinada direção e eles poderão se desenvolver ao longo do caminho.
Para aumentar ainda mais a sensação de progresso, uma boa dica é fornecer feedbacks instantâneos para os colaboradores inseridos na gamificação.
Por meio dele os participantes podem conhecer seus erros e acertos e identificar onde precisam melhorar em suas ações na empresa.
O feedback imediato é frequentemente usado na gamificação destinada a educar ou treinar os participantes. Resultados ágeis permitem correções imediatas e permitem que os indivíduos analisem seu desempenho individual.
O elemento de competição é interessante porque é algo inerentemente humano. Dito isto, a competição faz parte da natureza humana, e esse desejo pode ser usado para incentivar tarefas gratificantes.
Melhores formas de se recompensar na gamificação
Veja agora quais os melhores métodos de recompensa de gamificação que sua empresa pode implantar para obter resultados como maior produtividade e foco por parte dos colaboradores. Confira:
Critérios de esclarecimento
Os colaboradores precisam saber como ganham pontos de produtividade e quantos pontos devem acumular para completar os requisitos de conquistar o funcionário do mês ou algum brinde que a empresa fornece.
Por exemplo, eles devem marcar 100 pontos para obter um certificado de colaborador do mês, e cada ponto é alcançado com as metas diárias pré-estabelecidas pela organização.
Você também deve esclarecer quais atividades e ações operacionais são elegíveis e quanto vale cada atividade. Por exemplo, eles receberão 50 pontos por completar com sucesso sempre chegar no horário.
Ou eles têm a chance de ganhar 10 pontos para assistir ao próximo webinar de treinamento da empresa, por exemplo.
Enquadre-o com um tema
Os colaboradores podem precisar de mais do que um sistema básico de recompensa baseado em pontos para se manterem motivados. No entanto, construir um sistema de recompensa baseado em pontos com um tema pode torná-lo mais atraente para clientes em potencial.
Por exemplo, converter cada ponto em uma moeda que os colaboradores podem usar para acumular na “conta bancária do jogo”, e quando chegar em determinado valor, podem ter um dia de folga.
Você pode então brincar com o tema, permitindo que os colaboradores brinquem com suas moedas cotidianas em um cofrinho.
Alinhe incentivos com o comportamento desejado
O principal objetivo de usar um sistema de recompensa baseado em pontos é reforçar certos comportamentos e ações importantes para uma organização, como uma melhor análise de dados em uma administradora de condomínios SP.
Caso contrário, você acaba recompensando cada ação que um colaborador realiza, o que pode enviar o sinal errado.
Portanto, ao criar padrões, certifique-se de apoiar o comportamento favorável e os resultados desejados. Dessa forma, os colaboradores sabem o que devem fazer, como podem alcançar as recompensas.
Promova recompensas realmente interessantes
Os colaboradores trabalharão em direção ao objetivo final, ou seja, ao implementar uma estratégia de gamificação nas empresas, eles trabalharão para alcançar pontos suficientes para ganhar uma recompensa ou conquista específica.
Portanto, essa recompensa deve ser suficiente para motivá-los a trabalhar duro seja em uma empresa de limpeza terceirizada SP ou em qualquer outra empresa que implante essa estratégia de gamificação.
Forneça oportunidades de “Crédito Extra”
Em alguns casos, os créditos adicionais são recomendados para as empresas que precisam aumentar a produtividade e engajar ainda mais os colaboradores.
Esse tipo de recompensa de crédito extra pode ser usado para fornecer benefícios interessantes para os funcionários de acordo com os critérios da empresa.
Por exemplo, os créditos extras podem ser bonificações no salário ou brindes e presentes que os colaboradores podem escolher em uma enquete.
Considere uma estratégia completa de gamificação
Você pode considerar aprofundar a gamificação e adicionar várias mecânicas de jogo na empresa com os colaboradores, apresentando pinos, rankings, tabelas de classificação, níveis e estágios, etc.
Uma ampla gama de incentivos podem fazer com que os colaboradores participem ativamente dos processos.
Portanto, todos terão a oportunidade de lutar por seus objetivos ganhando recompensas que podem fazer os colaboradores serem mais produtivos em suas ações.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.