Gamificação no treinamento de atendimento ao cliente
Algo comum e que boa parte das empresas buscam através das suas estratégias e metas é melhorar e aprimorar o atendimento ao cliente. Diante disso, aplicar a gamificação pode ser estratégico para ter sucesso.
A gamificação é um conceito que tem ganhado fama justamente por poder ser aplicado em diferentes áreas e por trazer uma perspectiva diferente para momentos que muitas vezes são monótonos e sem diferenciação.
Essa técnica utiliza de elementos mecânicos, de design e semiótica dos jogos em diferentes contextos, trazendo uma diferenciação e fazendo com que, ao ser utilizado, ele fique na mente do público e de quem consome os conteúdos.
Sendo assim, tem se tornado comum ver a gamificação em um fornecedor de vassouras e até mesmo em eventos, pois esse recurso possibilita com que as pessoas aprendam e consigam interagir de uma forma divertida e lúdica.
Além disso, a gamificação tem sido aplicada até mesmo em escolas e no mercado de trabalho, utilizando de elementos divertidos para estimular o conhecimento e fazer com que ambos os locais cresçam e consigam se desenvolver. Inclusive no processo de treinamento de vendas.
Por isso, para que o atendimento ao cliente da sua empresa melhore e consiga evoluir através de cada estratégia, aplicar a gamificação é um movimento chave e totalmente necessário.
Afinal, com a quantidade de empresas e estratégias que são implantadas visando melhorar o atendimento ao cliente, é necessário se diferenciar dos demais e estabelecer ações que possibilitem um crescimento e evolução na sua empresa.
Pois, as empresas que se mantém de certa forma atrasadas e sem fugir do padrão acabam ficando para trás.
Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre a gamificação no atendimento ao cliente, evidenciando a importância de um atendimento ao cliente bem estruturado, as possibilidades da gamificação em diferentes áreas e como fazer isso em sua empresa.
Importância de um atendimento ao cliente bem estruturado
Para que possamos entender um pouco mais sobre a importância do atendimento ao cliente, esse fator está associado diretamente com a percepção que o público-alvo tem sobre a sua empresa.
Sendo assim, ao considerar, por exemplo, um fabricante de portões automáticos, o atendimento ao cliente é o rosto da empresa, pois ele é um dos primeiros fatores em que o público considera e tende a enxergar.
Tendo isso em mente, fica claro que é de extrema importância e um dos fatores decisivos se dedicar ao atendimento ao cliente, pois esse fator tende a ser determinante para os resultados e o crescimento da sua empresa.
Além disso, o atendimento ao cliente não é importante somente em questões voltadas a etapas de prospecção, qualificação, negociação e fechamento do processo de vendas, mas ele também tem um papel decisivo após a finalização da compra.
Por isso, para que o público tenha uma experiência positiva desde o início da sua busca, por exemplo, sobre um portão de garagem preço até a finalização da compra, ter um atendimento ao cliente bem estruturado é parte essencial e fundamental.
Além do mais, o atendimento ao cliente bem estruturado tem um poder decisivo diante do processo de fidelização do público e até mesmo em tornar os clientes em possíveis defensores e fãs da marca.
Dessa forma, fica claro que é essencial estabelecer estratégias como a gamificação no atendimento ao cliente, pois esse fator é que tende a diferenciar e fazer com que a sua empresa fique marcada na mente do público.
Afinal, se o atendimento não for de qualidade e ao mesmo tempo for monótono, o cliente tende a expressar a sua insatisfação com outras pessoas, fazendo com que as empresas tenham danos quase irreparáveis.
Possibilidade de fazer a gamificação em diferentes áreas
Como foi até mesmo dito de uma forma prévia, a gamificação está associada a um conjunto de mecânicas e aspectos de jogos que são utilizados em outros âmbitos, como é o caso das empresas.
Sendo assim, ao utilizar dessa estratégia, por exemplo, em uma empresa de polimento de pisos SP, se reúne características de jogos com o objetivo principal de estimular a aprendizagem e fazer com que os envolvidos consigam interagir mais com a empresa.
Por isso, ao buscar mais sobre a gamificação e até mesmo estabelecer essa estratégia em sua empresa, é essencial olhar para esse recurso com um ponto de vista mais técnico e não como uma simples forma de entretenimento.
Dessa forma, diante do crescimento dessa estratégia e até mesmo uma geração que trás consigo essas características, se tem algumas possibilidades de fazer a gamificação, sendo elas:
- Na educação;
- Na saúde;
- Causas sociais;
- Marketing;
- Treinamento corporativo;
- Eventos;
- Atendimento ao cliente.
Logo, as empresas que adquirirem essa consciência e enxergam a importância da gamificação tendem a ter reflexos totalmente positivos e decisivos através das suas estratégias e ações.
Para se ter ideia da proporção da gamificação, em uma pesquisa realizada pela Game Brasil em 2020, se descobriu que 74,1% dos brasileiros gostam e tem constante interesse em jogar em plataformas eletrônicas.
Por isso, tem se tornado comum que as empresas utilizem da gamificação para aumentar o engajamento do produto com o público-alvo, motivar os funcionários diante dos treinamentos e até mesmo bonificar os colaboradores através de bons resultados.
Como aplicar a gamificação no atendimento ao cliente?
Como está sendo visto, a gamificação pode ser um recurso-chave desde a divulgação de um produto novo em sua empresa como uma pingadeira para muro como também em outras áreas da empresa.
Sendo assim, um dos principais meios a se aplicar esse recurso é justamente através do atendimento ao cliente, pois ao ser utilizada da forma certa é possível fidelizar e engajar cada vez mais os clientes em sua empresa.
Pensando nisso, para te auxiliar diante da aplicação desse recurso, confira algumas dicas de como aplicar a gamificação no atendimento ao cliente e conseguir vantagens únicas.
Defina os elementos dos jogos
Todo jogo precisa de elementos e características que os definem, sendo assim uma das primeiras fases a ser realizada a justamente a personificação do jogo, ou seja, a criação dos personagens que vão participar.
Se o intuito da atividade em questão é divulgar uma mesa aço inox industrial, é interessante implementar o storytelling e criar histórias que motivem e despertem a atenção e interesse do público.
Além disso, nesse momento de personificação é importante estabelecer e deixar bem claro as regras do jogo, orientando os participantes para que eles participem e que as experiências sejam totalmente positivas.
Vale ressaltar também que um elemento fundamental a ser considerado é justamente a pontuação que será estabelecida, pois esse elemento é que tende evidenciar o progresso dos jogadores através dessa interação.
Por isso, diante do êxito dos clientes nos jogos, é importante que haja uma certa recompensa que seja vantajosa para eles, como um desconto em um azulejo patchwork, brindes ou até mesmo benefícios exclusivos.
Forneça uma boa experiência aos clientes
Não adianta criar um jogo qualquer que não tenha como seu principal foco estabelecer experiências positivas aos clientes e o público em questão, por isso é essencial desenvolver um game de qualidade.
Ao criar um game, por exemplo, para conscientizar as pessoas da importância do SPDA, opte por conteúdos interativos, estabelecendo missões que tenham conexão com os produtos e serviços do seu negócio.
Além do mais, outra questão importante é que as empresas desenvolvam esses jogos e atividades para os dispositivos móveis, pois essa é uma ótima forma de engajar os clientes e estabelecer uma interatividade.
Crie programas de fidelidade
Os clubes de fidelidade, por mais que pareçam algo que não têm tantos reflexos positivos, torna os programas mais divertidos e faz com que os clientes se animem em comprar e sempre consumir os produtos e serviços da sua marca.
Sendo assim, ao retribuir as compras que são realizadas através de descontos e até mesmo produtos, os clientes tendem a ter uma experiência personalizada e decisiva ao se tratar de escolher a sua marca em meio a tantas outras.
Por isso, vale a pena investir em programas de fidelidade e até mesmo quizzes que tenham relação com o seu negócio e estabeleçam uma experiência e interação totalmente diferenciada.
Elabore missões para atrair novos clientes
Se você deseja propagar ainda mais a sua empresa e buscar novos clientes através da gamificação, uma ótima forma é elaborando missões que façam com que os clientes atuais indiquem os serviços da sua empresa.
Por exemplo, uma ótima forma de estipular essas missões é fazer com que a cada cliente indicado, a pessoa em questão ganha R$5,00 de cashback em sua empresa, podendo comprar produtos ou serviços até mesmo sem custos.
Por isso, cabe às empresas buscarem formas de se inspirar estabelecendo a gamificação e conseguindo através disso propagar a sua marca e fazer com que cada vez mais pessoas tenham experiências e contatos totalmente personalizados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.