Gamificação em eventos e convenções presenciais, saiba mais
Promover e tornar a sua marca cada vez mais relevante no mercado é algo que boa parte das empresas buscam através das suas ações, assim uma estratégia que tem feito a diferença é a gamificação em eventos.
Tem se tornado uma tendência no mercado a produção de eventos corporativos visando justamente expor a identidade da marca e gerar um ponto de conexão com o público.
Assim, através dessa busca a gamificação em eventos tem tido grande destaque, pois essa estratégia tem sido uma boa forma de atrair o público e propagar a identidade das marcas sempre.
Para se ter ideia, ao aplicar a gamificação em um evento, por exemplo, de uma empresa de ppp, se tem pontos positivos, como a fidelização dos clientes, e até mesmo a uma imagem marcante da empresa diante de parceiros e do público.
Não é novidade para ninguém o quanto tem sido necessário sair do comum e buscar estabelecer estratégias e experiências cada vez mais inovadoras, e quando consideramos os eventos, também é essencial se diferenciar.
Por isso, quanto mais criativo e diferente a sua empresa for nesses momentos, mais os resultados tendem a ser positivos, demonstrando a eficácia e o quando a gamificação tem se tornado algo necessário.
Afinal, quando as pessoas pensam em eventos corporativos, já têm uma ideia monótona em mente, fazendo muitas vezes que se considere até mesmo sua presença. Logo, estabelecer elementos diferentes é algo primordial.
Pensando nisso, hoje iremos falar sobre a gamificação em eventos, evidenciando a sua significação, seus benefícios, os resultados a serem alcançados e principalmente como adotar esse conceito em sua empresa. Vamos lá!
O que é a gamificação em eventos?
Um dos principais caminhos para alcançar melhores resultados e ter uma identidade marcante é promover atividades dinâmicas e engajadoras, seja em ações internas ou atividades que fogem da rotina.
Um evento, por exemplo, é o local perfeito para realizar atividades dinâmicas justamente por ter a possibilidade de abordar assuntos e experiências com maior profundidade do que muitas vezes no dia a dia.
Quando se considera um evento, as empresas costumam realizar esse momento visando justamente fortalecer o laço com os acionistas, engajar os colaboradores e até mesmo fidelizar o público.
Por isso, para que um evento em sua empresa de tratamento térmico em SP, por exemplo, seja especial e único, utilizar metodologias que fogem do comum é um passo necessário e que tende a gerar resultados positivos.
Ao invés de seguir a mesma linha de praticamente todos os eventos, tendo um workshop, palestrante e utilizando de métodos repetitivos, vale muito a pena tornar esse momento divertido, gerando experiências únicas e ficando marcado na mente de todos.
Logo, diante dessa busca é que entra a gamificação. Esse conceito se caracteriza por ser uma estratégia que usa elementos de lógica e design de jogos em contextos que não necessariamente são voltados ao entretenimento.
Por exemplo, ao invés de somente anunciar em seu evento um produto novo, como móveis de fibra sintética área externa, através da gamificação se cria histórias e missões que acabam tornando esse momento em uma experiência muito mais imersiva e impactante.
Dessa forma, ao apostar na gamificação de eventos e criar atividades engajadoras, sua empresa tende a motivar os participantes a participarem dessas experiências e até mesmo em alguns momentos mudarem seu comportamento.
Com isso, quanto mais se investe na gamificação de eventos, mais esses momentos se tornam únicos e diferentes, gerando benefícios e cenários únicos a sua empresa.
Benefícios da gamificação de eventos
A gamificação em eventos pode torná-los muito mais impactantes, oferecendo uma experiência única e encantadora ao público. Entretanto, além desses benefícios existem outras razões para investir nesse recurso, sendo elas:
Quebra da monotonia;
Atração de pessoas;
Aumento da motivação e engajamento;
Fortalecimento dos aprendizados;
Coleta de dados.
Assim, ao destacar esses pontos, já se tem uma ideia do quanto a gamificação é determinante e proporciona eventos incríveis e únicos.
Logo, para que se tenha ainda mais noção da sua importância, confira as características e entenda ainda melhor cada benefício destacado.
Quebra da monotonia
Em muitos eventos já se tem um padrão de atividades a serem seguidas, como a roda de conversas, palestrantes, workshops e afins. Entretanto, seguir esse padrão pode acabar tornando seu evento exatamente igual a tantos outros no mercado.
Assim, ao realizar um evento para promover sua empresa e um novo produto, como uma tela para piscina, o segredo é fugir do padrão, quebrando a rotina das atividades tradicionais e se diferenciando dos demais.
Com isso, a gamificação se mostra uma das principais estratégias justamente por motivar as pessoas e por realizar uma transformação de um evento igual a tantos outros em uma experiência imersiva totalmente única.
Atração de pessoas
A gamificação pode ter um papel determinante quando se pensa na atração das pessoas, pois ao promover as atividades e ações que vão ocorrer em seu evento, desperta no público uma motivação e atração única.
Imagine só o seguinte cenário: promover um evento para o lançamento de compressores aberto bitzer para refrigeração e já na divulgação deixar explícito as atividades e interações voltadas à gamificação.
Pois bem, um chamativo melhor que esse não tem. Ao realizar esse preparo, o público é atraído, tocando em um ponto que chama a atenção e faz com que as pessoas fiquem curiosas e animadas para comparecer.
Aumento da motivação e engajamento
Além de a gamificação ter um papel incrível ao se tratar da quebra da monotonia e atração de pessoas, ela também pode ser utilizada para motivar as pessoas a realizarem algo diante daquele momento do evento.
Ao considerar uma empresa que trabalha com projetos elétricos, é algo claro que o principal desejo é fazer com que as pessoas venham a comprar isoladores elétricos e outros produtos.
Entretanto, ao se importar primeiro com as experiências, contatos e depois com as vendas, os resultados serão muito melhores.
Assim seu evento pode utilizar de jogos para que o público teste uma solução, responda um questionário ou realize uma ação específica, proporcionando o cenário perfeito para que isso aconteça.
Fortalecimento de aprendizados
Uma das utilizações mais comuns ao se tratar da gamificação é justamente utilizá-la em estratégias de educação, podendo ser formal ou até mesmo empresarial.
Isso ocorre principalmente pelo fato da gamificação associar estímulos positivos ao aprendizado, fazendo com os conteúdos se fixem na mente das pessoas e possam gerar melhores resultados.
O que se aprende brincando é muito mais fácil de memorizar, por isso, se o objetivo do evento for transmitir informações técnica, por exemplo, de uma correia transportadora curva, utilizar a dinâmica lúdica é uma ótima forma de estabelecer o conhecimento ao público.
Coleta de dados
Quando se considera o ambiente digital, a gamificação também pode trazer resultados precisos coletando os dados dos participantes e fazendo com que os contatos permaneçam mesmo após o evento.
Assim, esses dados podem auxiliar para que a empresa entenda seu público-alvo referente a um novo produto, divulgue as suas newsletters e continue tendo esse ponto de conexão e atração com o público.
Por isso, ao ver o quanto a gamificação tende a ser um ponto-chave nos seus eventos, estabelecer isso em sua empresa é dar um passo assertivo em relação à relevância e cada vez mais impacto diante dos eventos.
Como adotar a gamificação em eventos?
Ao acompanhar os benefícios e o quanto a gamificação tende a ser determinante para o sucesso dos seus eventos, em sua mente já deve estar estabelecida as possibilidades e o quanto esse fator tende a ser um recurso-chave.
Com isso, para te auxiliar diante desse momento e para que a gamificação em eventos ocorra em sua empresa da melhor forma possível, confira algumas ações e dicas a serem realizadas.
1 – Tenha um objetivo bem definido
É necessário que a sua empresa tenha em mente de forma bem clara aquilo que ela busca ao realizar o evento, pois isso é o que vai direcionar e fazer com os objetivos venham a ser cumpridos através dos eventos.
Se a sua empresa quer promover um serviço ou dar a sensação do público de conhecer os processos internos levando em consideração o seu armazém logístico SP, é essencial focar as atividades e jogos nisso e conseguir cumprir com excelência o que foi proposto.
2 – Realize os investimentos certos
É necessário que a sua empresa defina bem os jogos e atividades que serão realizados justamente para evitar investimentos ruins e até mesmo em algumas ocasiões desperdiçar recursos.
Assim, antes de imaginar um milhão de atividades e jogos, pense em quais seriam perfeitos ao considerar os objetivos e, se for necessário, só realize exatamente essa atividade, pois dessa forma os resultados tendem a ser muito melhores.
3 – Considere as empresas parceiras
Em alguns casos se exige um planejamento antecipado para que a gamificação ocorra de forma precisa, então se a sua empresa tem dúvidas em relação a aplicação, considerar empresas que são especialistas nisso tende a gerar resultados exatamente positivos.
Assim sua empresa garante com que a gamificação seja realizada de uma forma impactante, enquanto os colaboradores cuidam e se preocupam com outras questões e ações dentre o evento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.