Uso de games para treinamento de vendas? Veja como
O uso de games ou a gamificação compreende a aplicação dinâmica de jogos em contextos que não são brincadeira, como cursos e treinamento de vendas.
Jogar é algo muito divertido, de forma que podemos permanecer horas e horas engajados em um objetivo. E por que não aproveitar isso para alcançar metas de verdade?
Trata-se de uma tendência em todo o mundo, com grandes empresas usando essa tática para engajar e fidelizar clientes.
Ainda que aplicações em marketing e educação tenham mais visibilidade, existem empresas adotando dinâmicas de jogos para resolver todo tipo de problema, desde um brainstorm criativo até incentivar o pessoal a se exercitar.
Existem infinitas possibilidades e os resultados são incríveis, por isso o mercado mundial só cresce. Neste artigo vamos aprender mais sobre o uso de games para treinamento de vendas, beneficiando organizações em todo o mundo.
O que é gamificação?
De forma básica você já sabe o que é gamificação: aplicar a dinâmica dos jogos em situações cujo objetivo não é a diversão. Ao falarmos em dinâmica, inclui-se todos os elementos que compõem um jogo tradicional, como:
- Regras;
- Objetivos;
- Papéis ou personagens;
- Narrativa;
- Níveis ou fases;
- Pontuação;
- Recompensas e punições;
- Prêmios;
- Rankings.
Assim, em uma empresa de análise de SPDA esses princípios são empregados para um propósito que vai além do entretenimento. Falando dentro do contexto de Inside Sales, esse propósito pode treinar vendedores e aumentar as vendas.
5 jogos para treinamento de vendas
Pontuamos a seguir as melhores dicas de jogos para treinamento de vendas. Realizou-se uma seleção versátil com jogos voltados para a equipe de vendas e para a liderança. Confira:
- Roda de vendas genéricas
O objetivo do jogo é desenvolver discursos persuasivos em vendas, despertando o gatilho mental da necessidade, precisando apenas de uma roleta. Divida sua equipe em pares, onde um dos jogadores será o cliente que gira a roleta para definir o produto que lhe será oferecido.
O outro jogador é o vendedor, e tem como responsabilidade convencer o cliente que aquele produto é essencial para ele. Uma dica interessante para esse jogo é utilizar objetos genéricos como um palito, um guardanapo ou um patins.
- O jogo das chamadas frias
O objetivo deste jogo é aprender a fazer chamadas frias bem sucedidas e com mais confiança, precisando de um telefone com viva-voz. Separe a equipe em pares onde um dos vendedores faz uma chamada fria real com o alto-falante ativado e o outro escreve o feedback.
Sua empresa produtora de lixeira coleta seletiva aço inox deve atribuir pontuação máxima ao vendedor que fechar negócio, e distribuir pontos menores a quem conseguiu cumprir algumas missões, como:
- Fazer a liderança rir: 30 pontos;
- Fazer o cliente rir: 20 pontos;
- Agendar um follow up com o cliente: 40 pontos;
- Conseguir dados do cliente na chamada: 40 pontos.
Apostando nesse jogo de chamadas frias é possível desenvolver muito a postura de seus vendedores com os clientes.
- Copa do mundo das vendas
O objetivo deste jogo é estimular o fechamento de vendas por meio da competição entre equipes, sendo preciso apenas um mural para contagem dos pontos.
Você deve dividir os vendedores em equipes A, B, C e D, organizando as competições entre elas. Cada rodada tem a duração de uma semana, e cada venda concluída conta como um gol realizado.
Os pontos devem ser distribuídos da seguinte forma: o vendedor que fizer mais gols por rodada ganha 3 pontos. No caso de empate, cada vendedor recebe 1 ponto e equipes que não fecharem vendas na rodada não pontuam.
Uma dica para sua empresa fabricante de manta impermeabilizante valor é contar com a ajuda do time de marketing para criar uma atmosfera de competição mundial no setor.
Aposte de cartazes, camisas, adereços para torcida e premie a equipe vencedora com um troféu de verdade.
- Jogo das recompensas
O objetivo do jogo é reconhecer vendedores que apresentam um melhor desempenho em um determinado período de tempo, precisando apenas de um mural para acompanhar os resultados e de recompensas.
O jogo das recompensas tem uma dinâmica simples, mas efetiva. Você deve criar um quadro com os nomes dos vendedores para acompanhar sua performance durante um período de tempo.
Aqueles vendedores que se saírem melhor, são recompensados ganhando o jogo e se destacando.
Sua empresa de Manutenção corretiva em transformadores deve negociar as recompensas com os próprios vendedores para tornar o jogo mais envolvente.
Alguns exemplos de recompensas são um dia de folga, ou um voucher para passar o final de semana em um lugar aconchegante com a família ou bonificações financeiras.
- Jogos de tabuleiro para treinamento de vendas
O objetivo do jogo é estimular a competição saudável e a criatividade de líderes e vendedores, e você vai precisar de um tabuleiro com as peças.
Um jogo de tabuleiro para treinamento de vendas pode acabar sendo uma ótima estratégia para sua empresa. Você pode treinar lideranças, e criar bons Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) com a ajuda de um jogo.
É possível também exercitar a rotina de feedbacks usando a ajuda de cartas com situações pré-determinadas. Uma dica para sua empresa de AVCB preço é contar com a ajuda de empresas especializadas no desenvolvimento de jogos.
Desenvolver uma rotina dinâmica com jogos para treinamento de vendas pode agregar valor à forma com que sua empresa desenvolve seu time.
A gamificação no treinamento de vendas dá resultado
Estruturar o treinamento dos vendedores não é uma tarefa nada simples, exigindo muito tempo e dedicação. O treinamento não deve ser um evento esporádico, que acontece apenas quando o vendedor chega na empresa.
É preciso que ele seja contínuo, acompanhando as mudanças no seu processo de vendas, o que exige uma dinâmica mais elaborada e mais engajamento dos vendedores.
A questão é que se todos esses treinamentos forem em uma sala, com as luzes apagadas e uma apresentação de slides, o efeito disso será sono e esquecimento. Veja como fugir deste resultado.
Um dos maiores desafios de um diretor de vendas de uma empresa de aluguel de aparelho lava jato e dos mais diversos segmentos, é tornar o treinamento interessante, garantindo o nivelamento do conhecimento e uma evolução constante. Vamos ver como.
É uma experiência familiar
Certamente você já ouviu falar dos millennials e como eles são uma grande força de trabalho na área de vendas hoje em dia. Essa é uma geração que cresceu com videogames, domina e ama jogos dos mais diversos tipos;
Dessa forma, além de criar uma atmosfera em que eles se sentem confortáveis, você estimula a participação e consegue falar uma mesma língua.
Integra o time de vendas
A equipe acaba se aproximando devido à interação durante os treinamentos em uma empresa fabricante de Plugues e tomadas industriais. A depender da dinâmica de cada jogo, é possível trabalhar em duplas ou em grupos, incentivando a colaboração.
Isso é bem efetivo para o onboarding e olhando a longo prazo, a competitividade e a troca de conhecimento impulsionam a evolução da equipe como um todo.
Aumenta a motivação e engajamento
Você precisa concordar que jogar é divertido e todo mundo quer ganhar. Todos querem ser reconhecidos, superar os próprios limites e conquistar recompensas.
Por isso os jogos são viciantes e fazer um treinamento gamificado motiva os vendedores a participarem ativamente, dando o melhor de si e se esforçando para melhorar seu desempenho.
Melhora o aprendizado
Existe toda uma experiência que jogar proporciona como ter objetivos bem definidos, competitividade, a conquista, superação e a recompensa. Tudo isso gera um nível de envolvimento que não ocorre em outros métodos de ensino, com um efeito extremamente benéfico.
Tem uma maior assimilação e retenção do conhecimento, o que pode acelerar processos internos em sua empresa. Uma boa dica é simular cenários como em um jogo de RPG, pois isso faz com que os vendedores lembrem o que praticaram e possam aplicar com mais facilidade.
Facilita mudanças no comportamento
Em uma empresa de Limpeza comercial, nota-se que o desempenho nos jogos é um indicativo das habilidades e conhecimentos de cada vendedor.
Analisando pontuações e rankings fica muito mais fácil observar o que precisa ser aperfeiçoado e onde estão as dificuldades de cada um. Dessa forma, você pode orientar melhor o vendedor durante o coaching para que ele melhore sua performance.
Quando o vendedor recebe feedbacks instantâneos, como recompensas ou perda de pontos, ele logo entende o que deve ou não fazer, estimulando sua evolução.
Considerações finais
Neste artigo você viu como as possibilidades do uso de games para o treinamento de vendedores oferecem possibilidades infinitas.
Aqui você conferiu alguns exemplos de jogos que podem ser facilmente aplicados na rotina de empresas, além de entender porque a gamificação no treinamento dá bons resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.