Marketing interativo e campanhas gamificadas são a tendência do momento
Para que uma empresa tenha maiores chances de sucesso com seus projetos, é necessário estar atento a todo tipo de estratégia ou aplicação que possa levar seu negócio a melhores resultados, o que inclui avançadas táticas comerciais, tal como o marketing interativo.
Isso porque o marketing em si evolui em termos de estratégias justamente para responder positivamente à situação vigente do mercado. Ou seja, se a internet passa a dominar o cotidiano das pessoas, cabe ao marketing se adequar a isso através do seu modelo digital.
E o mesmo pode ser dito sobre muitos outros formatos que vão sendo desenvolvidos diante de uma busca em acompanhar as mudanças não apenas do mercado, mas da sociedade e dos comportamentos do público que pensa em atingir.
Cenário responsável por uma empresa de locação de caçambas, cuja audiência se encontra em um segmento bastante segmentado, com destaque para a área de construção, passe a adotar técnicas avançadas de marketing em busca de se destacar de forma ampla.
Até porque cada vez mais as empresas passam a competir todas entre si pela atenção do público, independentemente de qual seja o seu setor de atuação, já que aos poucos todos os mercados passam a migrar suas atividades para o ambiente digital de maneira geral.
E isso inclui não só as empresas cujos produtos e serviços serão comercializados na rede, mas também aquelas companhias que permanecem exclusivas no cenário offline, porém necessitam de um certo destaque no mundo digital para aumentarem seu reconhecimento.
Algo que faz com que alguém na necessidade de locar caçambas recorra aos meios digitais para encontrar tal tipo de produto, e caso a empresa citada anteriormente não esteja presente nesse campo, as chances desse cliente optar por um concorrente se tornam altas.
A mesma ideia que se aplica ao marketing digital também pode ser citada para as mais diversas estratégias que se mostram disponíveis no mercado hoje. Cada uma em busca de reagir de forma específica aos comportamentos apresentados pelo seu público de interesse.
Situação que nos leva a citar uma série de práticas que se mostram necessárias para que uma empresa se encontre atualizando, aumentando suas chances não só de conversão de clientes, mas até mesmo em ser reconhecida por uma audiência específica.
Cenário no qual é importante destacar algumas práticas específicas, como é o caso do marketing interativo e também de como ele pode conversar diretamente com o conceito de gamificação que passa a crescer na sociedade como um todo.
O processo de interação com o marketing
A receita de sucesso de uma empresa está na forma como essa companhia se relaciona com o seu público, buscando formas melhores de se conectar com sua audiência, aumentando assim suas chances de sucesso no mercado, principalmente em vendas.
O problema é que conquistar essa confiança do público é algo difícil de se conquistar, a começar pela atenção que tal audiência precisa oferecer para uma empresa específica, um desafio por si só diante da alta competitividade que se encontra no mercado.
E da mesma forma em que a internet ajudou as empresas a se aproximarem da sua audiência, com destaque ao uso das redes sociais como uma plataforma na qual ambos os públicos podem interagir em um mesmo espaço, esse campo também traz seus desafios.
Principalmente em relação a alta diversidade de conteúdos que é possível de se encontrar através de uma simples passagem rápida de olho na tela do seu celular, fazendo com que o anúncio de uma lavadora automática de piso tenha um grande trabalho para se destacar.
E isso ocorre até mesmo com quem procura por tal tipo de produto, já que a sua busca pode levar a um número extenso de empresas que desenvolvem ou comercializam tal item, aumentando as opções desse cliente, mas também o deixando confuso com tudo o que vê.
Frente a essa realidade, os anúncios hoje, assim como toda a estratégia de comunicação de uma empresa, precisam adotar novas técnicas que permitam com que os seus negócios alcancem uma percepção diferente no mercado, começando pela atenção do público.
Cenário no qual o marketing interativo passou a crescer, já que ele trabalha justamente com o objetivo de conquistar um maior interesse de certa audiência, diante da forma com que os seus conteúdos, produtos e serviços podem ser interagidos frente certa audiência.
É um conceito que é válido não apenas no meio digital, mas também no cenário físico, podendo envolver um número imenso de possibilidades, o que pode incluir até mesmo um anúncio de uma empresa de paineis elétricos em uma revista focada no setor industrial.
Exemplo que pode ocorrer através da possibilidade de acender um simples painel luminoso que pode ter sido aplicada a essa mídia física. Mas além de ações tão elaboradas, até mesmo um anúncio com a presença de um caça-palavras pode encaixar-se na situação.
Resultado que ocorre por causa da interação que será tida com um indivíduo específico, que diante do tempo dedicado a se relacionar com essa comunicação específica pode acabar aumentando sua percepção sobre uma marca, assim como o interesse nela.
Contudo, é no campo digital que o marketing interativo brilha de fato, diante das altas possibilidades de trabalho. O que pode envolver até mesmo uma colaboração entre o mundo físico e virtual, tal como no escaneamento de um QR Code.
Isso sem contar com outras aplicações tecnológicas que acabam sendo aplicadas junto ao conceito de marketing interativo, o que envolve ferramentas como a realidade aumentada e virtual, cada uma tendo a capacidade de tornar um conteúdo comercial mais interativo.
Ideia que pode ser personalizada para os mais diferentes tipos de oferta, indo até a confecção de modelos específicos de sacola de papel kraft personalizada, que induzam o público a reagir de forma específica a tal tipo de elemento.
Um conceito que conversa diretamente com outra ideia que cresce no mercado que é o processo de gamificação.
Os jogos e o marketing interativo
Diante da dificuldade em se conquistar o interesse do público, sendo difícil competir com todos os conteúdos disponíveis na internet, se mostra preciso que as marcas desenvolvam campanhas com maiores possibilidades ao seu grupo de interesse.
Momento esse no qual as campanhas gamificadas acabam recebendo o seu merecido destaque, já que através de uma atividade lúdica podem conquistar uma maior concentração por parte de um público, aumentando assim suas chances de conversão.
Uma forma mais complexa para falar como as pessoas gostam de jogar, independentemente de qual seja a atividade, o que pode incluir até mesmo os passatempos disponíveis em uma caixa de cereal, como um simples, mas efetivo labirinto.
Ideia essa então que pode ser adotada por diferentes perfis de companhia, como uma empresa de projetos hidráulicos, que por meio de um jogo em seu site, que utiliza a combinação de canos para liberar um fluxo d’água, pode aumentar a percepção dos seus negócios.
E de fato, ao trabalhar com a ideia do marketing interativo, com um destaque especial para a realização de campanhas gamificadas, uma empresa passa a contar com uma série de vantagens no mercado, com destaque para situações como:
- Maior reconhecimento da marca;
- Alcance a um público maior;
- Fidelização do consumidor;
- Comunicação direta com sua audiência;
- Maiores chances de conversão.
Cada um desses sendo pontos que podem ajudar uma empresa a se destacar dentro do seu cenário comercial, aumentando sua competitividade e permitindo um acesso a uma situação mais benéfica para suas ações no mercado, com um melhor desempenho.
E para que essas atividades inovadoras sejam incluídas com naturalidade aos seus negócios, seja qual for o seu campo de atuação, seja um restaurante ou um fornecedor de etiquetas para indústria alimentícia, é preciso saber como trabalhar com tais ideias.
Desenvolvendo estratégias inovadoras na sua marca
O marketing interativo e o conceito de gamificação caminham de mãos dadas, já que ambos lidam com o objetivo de se conquistar uma atenção diferenciada por parte do público, sendo preciso então seguir certos passos para que tais campanhas sejam bem produzidas.
E isso inclui conhecer bem o seu público, permitindo assim uma melhor análise de todas as oportunidades que são possíveis de explorar em relação a essa audiência, algo que parte também de um amplo conhecimento necessário sobre as novidades do mercado.
Diante disso, estar ciente de como a tecnologia pode ser útil no momento é algo essencial para a criação de tais tipos de atividades, permitindo o desenvolvimento de um jogo com capacidades comerciais ou até mesmo uma campanha focada em interatividade.
O que no caso de uma empresa de reforma de fachada pode ser algo a ser trabalhado por meio de uma maquete digital que pode ser construída dentro do seu site, aumentando a percepção do público sobre o resultado final que pode ser alcançado junto desse negócio.
E de fato as possibilidades são infinitas, sendo preciso apenas que uma empresa esteja sempre atenta ao que ocorre no seu mercado, permitindo assim a oferta de ações que primeiro conquistem a atenção do público, para depois agir no seu interesse de compra.
Ideia que conversa tanto com o marketing interativo como o conceito de gamificação, além da forma em que eles conversam entre si.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.